Trago vídeos de mensagens e dinâmicas para fazer com estes em reuniões de pais ou professores com intenção e iniciar uma reflexão dos pares sobre aprendizagem e a escola. Ideias de mensagens para trazer as famílias para pensar junto aos professores visando uma melhor escola com participação e responsabilidade de todos.
Mensagens e dinâmicas para reunião escolar:
1) O que os pais podem oferecer ao filhos:
Uma mensagem adaptada do texto de Içami Tiba que tenta mostrar aos pais que por mais que desejamos dar a felicidade para nossos filhos isso não é possível, e sim, podemos oferecer as ferramentas para que as crianças consigam encontrar por si mesmas a felicidade. Falando sobre a importância dos valores e disciplina na criação das crianças.
Dinâmica relacionada: Após a mensagem proponha uma reflexão sobre quais os ensinamento os pais podem dar aos seus filhos, ou seja quais as ferramentas podem ensinar aos filhos para que eles sejam capazes de serem felizes (terem suas autoestimas):
Entregue aos pais uma imagem de uma ferramenta a sua escolha, e peça para escreverem quais os valores querem oferecer aos seus filhos. Após coloque essas imagens em uma cesta e passe no centro da roda para que os pais peguem aleatoriamente uma das ferramentas.
Os pais leem o que tem escrito na ferramenta e comentam como poderiam de, modo prático, ajudar a criança a ter aquele valor. Por exemplo, ser educado com os outros. Podem falar que devem ensinar palavras de gentileza (obrigada, desculpe), ou que podem ensinar pelo exemplo. Nesses momentos incentive que os outros pais conversem e refletiam sobre o que está sendo dito.
Aqui o objetivo é que os pais ouçam os outros e talvez descubram novas formas de agir com seus filhos. Pode-se prender as mensagens nas ferramentas em um cartaz e expor na escola.
2) A pedra no caminho:
Nessa mensagem refletimos como cada pessoa pode agir de modo diferente ao se deparar com um mesmo problema. Esse vídeo pode ser mostrado em reuniões com os pais ou com os professores
Dinâmica relacionada: Antes da mensagem coloque os pais ou professores em fila a frente de um obstáculo (como uma cadeira ou mesa), e proponha que cada um tente passar pelo obstáculo da melhor maneira que conseguir. Enquanto as pessoas tentam passar pelo obstáculo ajude aqueles que tiverem dificuldades.
Após converse com os pais e professores de que alguns passaram por cima, outros por baixo, outros contornaram, uns precisaram de ajuda e outras não. Mostre a mensagem da Pedra do caminho e comente que como eles resolveram o problema de passar pela cadeira de modo diferente, assim também é com o modo como resolvemos os problemas reais que se apresentam em nossa vida.
Então peça para refletirem sobre qual o obstáculo que estão sentindo no momento em relação ao seu filho ou aos seus alunos. E ofereça um ambiente acolhedor para que esses pais ou os professores falem sobre essa dificuldade com a premissa de que os outros podem ajudá-lo a encontrar uma saída sem julgamento.
Para reuniões de pais vá orientando mais a conversa, com os professores tente criar um ambiente de ajuda em que os professores possam conversar livremente sobre as dificuldades e recebam sugestões sinceras dos colegas (aqui a coordenação fará um papel mais de ouvinte sem cobranças). Pois o objetivo é que os pais ou professores que se encontram “presos” em uma situação complicada com alguma criança possa pensar outras formas de lidar com aquele problema.
3) As c0isas que o afeto ensina:
Uma mensagem sobre a importância do afetar as pessoas, no sentido de marcar suas vidas de modo positivo equilibrando o amor com a disciplina.
Dinâmica relacionada: Após a mensagem deixe os pais/professores falarem sobre o que entendem por afeto conforme o que foi mostrado no vídeo, e puxe a reflexão para que o afetar envolve também o dar limites. Peça para as pessoas presentes escreverem em um coração o nome de uma pessoa que os afetou de modo positivo e o motivo dessa pessoa ainda ser tão importante em suas vidas.
As pessoas colam os corações em um cartaz, podem falar sobre o que escreveram e relembrar como essa pessoa foi importante. Traga a discussão para a importância de afetarmos nossas crianças.
- Para os pais comente sobre a importância do tempo de qualidade com seus filhos (o estar presente com afeto, em uma conversa, em uma refeição, na tarefa de casa… sem apenas entregar o celular e cada um estar em um lado).
- Para os professores converse sobre a importância de olhar cada criança mais de perto, dando aquilo que é essencial para o aprendizado de modo atento e carinhos, mas com limites. Cuide para não parecer estar cobrando que sejam mais do que professores, aqui não é para ocuparem os lugares dos pais e sim no aspecto de um ensino mais consciente.
4) A escola é lugar de gente:
Essa mensagem é ótima para quando temos pais que reclama muito da escola, fazendo exigências sem querer ouvir o lado da escola. Ou para ambientes de professores que estejam havendo discórdias. Pois fala sobre a importância de empatia e ter um bom ambiente de trabalho e ensino.
Dinâmica relacionada: Mostre a mensagem e peça para todos os presentes se olharem alguns segundos em silêncio enquanto toca uma música lenta e emocional. Após esse momento comente que ali tem gente, que assim como a mensagem demonstra como gente todos tem seus medos, seus sonhos, seus problemas, seus desejos. Incentive que as pessoas falem sobre como gostam de ser tratados, e comente sobre o fato de muitas vezes estarmos tristes ou bravos e descontamos nos outros esquecendo que todos são gente.
Não abra muito espaço para que discussões se prolongue, e não deixe que inicie uma acusação entre pessoas. O objetivo é apenas refletirem e perceber que a escola não é só um prédio e sim um local com pessoas com sentimentos como eles.
Faça em seguida a dinâmica do cuidado: Toque uma música emocionante e nesse tempo as pessoas devem passar umas pelas outras e oferecer algum tipo de cuidado para o outro (um abraço, um sorriso, uma palavra amiga…). Cada um escolhe como deseja que esse cuidado seja, mas todos devem passar por todos.
Use essa dinâmica para iniciar a reunião antes dos assuntos da pauta do dia, como uma forma de melhorar a relação entre as pessoas as desarmando de suas raivas pré-estabelecidas.
5) A lição da borboleta:
Uma mensagem sobre respeitar o tempo de cada um ao mesmo tempo que valorizamos a necessidade do esforço pessoal.
Dinâmica relacionada: Mostre a mensagem e converse sobre o quê ela tenta nos demonstrar deixando as pessoas falarem livremente. Após entregue uma folha de papel sobrada ao meio, na qual devem desenhar o contorno da mão. Ao cortarem a folha e a abrirem a imagem das duas mão unidas irá parecer as asas de uma borboleta.
Dentro da borboleta peça para as pessoas escreverem palavras que indiquem seus esforços e conquistas (coisas que forma difíceis conseguirem, mas conseguiram em seus tempos). Prenda um cordão nas borboletas e as pendure como se fosse uma cortina na porta ou em uma janela.
Converse com os pais ou professores com eles pensando sobre o que escreveram, como apesar das dificuldades eles conseguiram. Então traga a conversa para suas angustias sobre seus filhos ou alunos, e para ajudar a compreender aquela criança que está tendo maior dificuldade. Só tenha o cuidado para não passar a ideia de que tudo bem a criança estar em um nível aquém dos colegas. E sim que apesar de respeitarmos o tempo dessa criança, também devemos ajudá-la a realizar o esforço necessário para sair daquela situação e avançar. A borboleta teve que se esforçar para sair, ficar parada não teria resolvido nada.
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Abraços, Shana Conzatti