A primeira semana de aula é o momento de realizarmos atividades que trabalhem, não apenas a apresentação entre os alunos e professores, mas também a interação e uma ótima chance para criarem novas amizades ao conhecerem-se melhor. Por isso separei oito dinâmicas legais usando pouco material que podemos fazer nos primeiros dias de aula. Essas ideias são mais adequadas para as crianças a partir de 4 anos até o meio do ensino fundamental.
Essas dinâmicas podem ser mescladas com outras atividades no período de adaptação escolar (temos alguns texto sobre o tema no site)
Dinâmicas legais para iniciar as aulas:
1) É mentira ou verdade?
Peça para seus alunos escreverem em um papel 5 fatos sobre si, sendo que um desses fatos é mentira. Então deve ler na roda para os colegas e eles devem adivinhar quais são os fatos verdadeiros.
Uma variação para as crianças não alfabetizadas é pensarem em uma coisa que gostam e outra que não gostam. E os colegas devem adivinhar entre as duas opções qual é aquela que a criança gosta.
Objetivos: Aproximar as crianças ao perceberem os gostos dos colegas os conhecendo mais, além de propor a desenvoltura e oralidade.
2) Cuidado com o balão:
Comece com duas ou três criança em um roda em pé e devem ir jogando o balão um para o outro sem deixar o balão cair. Vá aumentando uma criança por vez na roda até que toda a turma esteja na roda e tente não deixar o balão cair. Se uma criança deixar o balão cair, ele não deve sair e sim apenas reiniciar a brincadeira.
Coloque uma música e quando a música parar a criança que tocou por último o balão deve dizer seu nome aos colegas ou algo que goste (estipule anteriormente se será uma comida, um desenho animado, um brinquedo…).
Objetivos: Trabalho em equipe, coordenação motora, conhecer os colegas e interação.
3) Telefone sem fio com imagem:
Coloque as crianças em fila. Pode-se organizar várias filas de 5 crianças (para os menores) ou com a turma toda (com os maiores). Mostre uma imagem simples (como um sol, uma casa, uma pessoa…) para a última criança da fila. Usando o dedo ela deve tentar reproduzir o desenho nas costas do colega da frente, que irá reproduzir o desenho nas costas do próximo colega e assim até chegar a primeira criança que irá desenhar no quadro o que pensa que foi desenhado em suas costas.
Ao invés de desenhos pode-se ser uma letra ou um número e a primeira criança diz o quê foi desenhado em suas costas. Para as crianças menores faça com quantidades de toques (por exemplo: dois toques no ombro, e a criança da frente deve reproduzir até chegar ao primeiro colega).
Objetivos: quebrar o gelo entre crianças que não se conhecem, cooperação, confiança no colega, desenvolver atenção, concentração e percepção tátil.
4) Meu colega é…
Coloque fichas com os nomes das crianças dentro de uma caixa (para os pequenos coloque a foto). Enquanto toca uma música a caixa vai passando de mão em mão. A criança que ficar com a caixa quando a música parar retira uma nome e deve apontar qual a criança na roda que é dona daquele nome. Após dizer algo positivo sobre esse colega (para os que não se conhecem, podem falar sobre algo que gostem na roupa ou no jeito do colega).
Incentive que sejam ditas apenas palavras elogiosas aos colegas. Vá retirando da caixa os nomes usados para que todos tenha a chance de serem chamados. Se uma criança retirar o seu próprio nome ela deve devolver a ficha à caixa e pegar outro.
Essa dinâmica é legal repetir após alguns dias para ver se as crianças já desenvolveram alguma relação ao dizerem elogios mais pessoais como: eles é divertido, gosta de brincar de….
Objetivos: Apresentação dos colegas, conhecer os nomes dos outros, trabalhar a gentileza e autoestima.
5) Encontre um colega que…
Entregue para cada criança uma ficha com uma frase como:
- Um colega que tenha um gato
- Tenha cachorro
- Tenha irmão
- Seja filho único
- Goste de comer frutas
- Venha de ônibus para a escola
Para as crianças maiores eles podem pensar perguntas que desejem saber sobre os colegas. Com essa ficha em mãos as crianças devem andar pela sala perguntando aos colegas para ir descobrindo quais dizem sim a pergunta na sua ficha. Devem anotar o nome das crianças com resposta positiva. Depois todos leem suas fichas contando quais crianças estão anotadas. E assim todos podem se conhecer um pouco.
Para as crianças menores pode-se apenas brincar de levanta a mão quem…. A professora faz as perguntas e as crianças com resposta positiva devem erguer as mãos. E nesse momento a professora comenta mostrando quem tem os mesmo gostos, características para perceberem que podem ser parecidos mesmo quando não se conhecem muito bem.
Objetivos: Conhecer os colegas, perceber que as pessoas podem ter gostos semelhantes e diferentes, trabalhar a empatia, incentivar a interação e novas amizades.
6) Desenhe o quê digo:
Peça para as crianças pegarem uma folha de desenho e diga que devem desenhar o quê o professor for dizendo. Traga instruções claras sobre o desenho como: faça uma cabeça redonda, um cabelo longo, braços longos…. (para ir formando uma pessoa). Ao final coloque todos os desenhos um ao lado do outro e peça que observem. Ao perceberem que mesmo com instruções claras os desenhos ficaram diferentes comente que o aprendizado é assim, cada criança irá ter um tempo diferentes, um tipo de letra, um entendimento… Mas que tudo bem, pois é assim que as pessoas aprendem.
Aproveite esse momento para salientar que mesmo cada desenho sendo diferente ainda é belo, e que cada um trouxe um pouco de si no modo como foi feito o desenho. Para as crianças menores proponha desenhos fáceis como um sol, uma casa.
Objetivos: Aprender a respeitar o colega, compreender que mesmo o diferente é legal, refletir sobre o aprender e a importância de prestar atenção.
7) Músicas misturadas:
Coloque as crianças em roda e peça que pensem em uma música. Quando o professor der o sinal todas as crianças devem iniciar a cantoria da música escolhida ao mesmo tempo. Irá gerar uma confusão de sons. Ao final questione as crianças se elas conseguem lembrar quais as músicas que foram cantadas pelos colegas, o quê será difícil.
Então peça que uma criança por vez cante sua música enquanto as outras ouvem. Ao final faça uma reflexão sobre a importância de escutar quando os outros falam (e quando a professora fala) senão não conseguimos nos entender. Relembre essa dinâmica em momentos de muito barulho em sua sala de aula (lembram quando cantaram todos várias músicas, nós conseguimos nos entender?) E assim reforçando o autocontrole e necessidade de ouvir o colega.
Objetivos: Trabalhar o autocontrole ao ouvir o colega, perceber a necessidade de silêncio em alguns momentos, desenvolver o respeito pelo colega ao ouvi-lo.
8) Mural do elogio:
Cole na parede pedaços de papel com os nome de todas as crianças. Enquanto a música toca as crianças devem ir passando pelo papel com o nome dos colegas e ir escrevendo algo bom sobre esse colega. Ao final, quando todas as crianças tiverem escrito os elogios, entregue a folha para o dono do papel ler. Enquanto as crianças vão escrevendo nas folhas dos outros vá monitorando para que sejam escritas só coisas positivas.
Para as crianças pequenas peça que façam um desenho bonito para esse colega, e o professor pode ir anotando alguns elogios que os outros dizem.
Objetivos: Proporcionar momentos de gentileza, empatia e amizade, incentivar o aceitar o outro como é, desenvolver a autoestima.
Gostou das dinâmicas? Confiram abaixo (clique na imagem) e veja mais sete Dinâmicas legais para o início do ano, que estão no meu canal do youtube PROFESSORA SHANA CONZATTI (lembre-se de se inscrever no canal para receber mais dicas rápidas de educação):
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Abraços, Shana Conzatti