Um dos animais mais famosos dos bichinhos do jardim é a centopeia, por isso trago uma sequência didática para trabalhar vários conceitos com crianças da Ed. Infantil, 1° e 2° anos do Fundamental. Essas atividades fazem parte do plano de aula completo: Animais do Jardim.
Projeto pedagógico a centopeia:
Objetivos Gerais: Identificar particularidades e características do bichinho, Produção artístico com materiais variados, Apreciar e ouvir história infantil sobre o tema, Contagem e noção de pares (sapatos), Escrita do seu nome (contagem de letra, identificar vogais), Identificar e nomear cores e a forma geométrica círculo
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI03ET01, EI03ET03, EI03TS02, EI03EF03, EI03ET07, EI03EF09 – EI02ET01, EI02ET03, EI02TS02, EI02EF03, EI02ET07, EI02EF09
- Ens. Fundamental: EF01ER04, EF01LP02, EF01MA01 – EF02CI04, EF02MA05 – EF12LP01, EF12LP02 – EF15AR04, EF15LP16
Sugestão de histórias:
Você conhece esse bichinho do jardim?
Traga imagens de diferentes centopeias (se possível uma em um potinho transparente, ou mesmo mostre um vídeo) para seus alunos verem como é o animal real. Em seguida converse sobre suas características e se são ou não venosas. O que comem, e se interferem no jardim para algo positivo como controle de praga ou não.
Então faça com seus alunos a produção artística da centopeia da sua escolha:
1) Encha o balão um pouco e o amare, e ajude as crianças a colocarem-no na tinta e o usar para fazer o carimbo, formando o corpo da centopeia. Depois as crianças podem completar o desenho com tinta.
2) Entregue a folha com um círculo colado, e diga para fazerem o corpo com bolinhas de papel na quantidade que desejarem. Após conte com eles as bolinhas feitas e sugira que façam as patinhas para cada bolinha e depois complete com o desenho do rostinho.
A centopeia tem nome?
Conte a história “Dorotéia, a centopeia” de modo lúdico e converse com as crianças sobre os acontecimentos da história (inicio, meio e fim). Logo em seguida comente sobre o nome da centopeia e como cada criança também tem seu nome.
Entregue círculos de papel na quantidade igual as letras dos nomes das crianças para que colem na folha formando a centopeia. Aproveite e conte quantas bolinhas tem em cada folha e sobre a forma geométrica usada. Após entregue o crachá das crianças para que copiem seus nomes usando cada bolinha para uma letra. Em seguida peça que pintem as bolinhas que contenham as vogais (se este é um conteúdo já trabalhado). Por fim completam com o rostinho e as patinhas.
Jogo matemático da centopeia:
Conte a história da “centopeia e seus sapatinhos”. Após converse sobre a história e como seria ter que comprar muitos sapatinhos para a centopeia. Em seguida crie um cartaz usando o carimbo das mãos das crianças para ser o corpo da centopeia, então conte com as crianças quantos pés a centopeia ficou e quantos sapatos precisarão. Deixe no chão vário sapatinhos feitos com papel colorido para as crianças irem pegando e irem colando até que todos os pés tenham sapatos. Pode-se contar depois quantos sapatinhos ficaram sobrando.
Ainda em cima da história da sente com as crianças em roda com os sapatinhos de papel ao centro. Cada criança joga o dado e deve pegar a quantidade de sapatinhos caído neste. Ao final colam os sapatinhos pegos em uma folha e desenham a centopeia colocando uma patinha para cada sapato. Para então ajudar as crianças a contarem os sapatinhos e a completar com o que faltar no desenho.
Gostaram desse projeto com o tema Aranha? Veja mais atividades sobre os BICHINHOS DO JARDIM em nosso plano de aula completo, abaixo:
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti