Há muitas formas de se iniciar o trabalho de letramento e alfabetização de uma criança. Não existe um método perfeito, pois cada criança aprende de um modo. É aconselhável mesclar vários métodos para que todos aprendam. No entanto, trabalhar com o nome próprio é uma excelente forma de estimular o interesse da criança desde a Educação Infantil
Trago dicas de como trabalhar com o nome próprio sem pular etapas e forçar uma alfabetização precoce. Pode-se trabalhar com o nome desde os 3 anos, para a criança ir se apropriando de quem ela é. (Antes de sair jogando pedras e dizendo que não se alfabetiza na Educação Infantil, leia o texto até o fim)
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Português (EF01LP01 ao EF01LP08)
Ed. Infantil: EF (EI02EFo9 e EI03EF09)
Como iniciar o processo de letramento com o nome próprio:
Organização da sala:
- Identificação do material: aproveite os espaços de por as mochilas, varal de atividades para por o nome da criança escrito, se possível juntamente com sua foto. Assim, desde o maternal a criança visualiza seu nome, aprende a reconhecê-lo entre os nomes dos colegas.
- Crachás ou fichas: tenha em sala crachás ou fichas grandes com o nome das crianças escritos, juntamente com suas fotos. Essas fichas podem ser usadas no cartaz de chamada e também para as crianças serem incentivadas a copiarem seus nomes ao terminar uma atividade. A cópia do nome costuma ser mais adequada a partir da pré-escola.
Uma sala em que há vários lugares nos quais as crianças encontram seus nomes é essencial para estas criarem suas hipóteses de escrita. Pois antes mesmo de o professor esquematizar atividades com esse objetivo, a criança começa a perceber que há letras que se repetem em seu nome e nos nomes dos colegas. Elas percebem a sonoridade de letras e que a junção das mesmas devem seguir uma ordem certa para que todos a compreendam.
Dicas de como trabalhar o nome próprio em sala:
- Na pré-escola inicie o trabalho chamando atenção para a letra inicial do nome da criança. Questionando na roda, ao mostrar a ficha do nome, quem mais inicia com a mesma letra. Ou se essa letra se repete em outros nomes.
- Ao trazer uma atividade sobre um tema, por exemplo a aranha, questione quem na sala inicia com o mesmo som.
- Trabalhe a letra inicial e depois toda a escrita do nome de diferentes formas. Use várias técnicas de pinturas e colagens para as crianças irem percebendo o “desenho” das letras dos seus nomes.
- Use bastante materiais concretos para ajudar as crianças a escreverem seus nomes. Tentar escrever o nome ou a primeira letra com massinha de modelar, com palitos, com letrinhas móveis, com sementes…
- Faça atividades em que a criança recebe parte do nome escrito e deve completar as letras que faltam. Ou atividades que devem colar as letrinhas do nome na ordem certa.
- A partir de 5 anos, crie atividades que brinquem com os nomes. Como jogos de rimas, jogos em que a criança tem que buscar entre outras palavras uma que inicie igual seu nome. Trabalhe também a letra final.
- Quando a criança já souber escrever seu nome, desafie-a a escrever sem o crachá. E aproveite para trabalhar também o nome de outros colegas e familiares, sempre de um modo lúdico.
- No 1° ano trabalhe também o sobrenome. E use o nome da criança para criar jogos em que a criança escreva palavras que iniciem com cada letra do seu nome.
- Trabalhe com as partes do nome (sílabas) fazendo brincadeiras palmadas e ritmadas. (Confira algumas brincadeiras aqui.)
Considerações finais:
Cada criança tem seu tempo, então fique atento ao que cada criança precisa. Algumas, mesmo mais novas, pedirão por mais desafios e irão avançar para outras hipóteses de escrita. Já outras crianças precisarão que o professor sente junto e as ajude.
Ao planejar suas atividades reflita o que sua turma precisa. Conte nos comentários suas experiências.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Ideia lúdica para trabalhar a letra inicial:
Abraços, Shana Conzatti