Atualmente a maioria dos celulares possuem apps de localização com mapas os quais podemos usar em diversas aulas de geografia e história como forma de incentivar o interesse do aluno pelos conteúdos e ir em busca de conhecimento extra. Sendo assim trago algumas ideias simples (que fazem parte do e-book: Mídias Digitais na sala de aula) que podemos realizar com mapas digitais para engajarmos os alunos nas atividades de sala de aula e em casa.
Apps de localização em sala de aula:
Principais Objetivos BNCC: Trabalhar noção de localização, conhecimento geográfico de diferentes cidades e países, Fazer rotas rodoviárias, trabalhar localização cartesiana, conhecer monumentos e espaços culturais através da internet.
- Infantil: EI03ET04
- Fundamental I, II e Médio: (Conteúdos específicos de geografia, história e matemática)
Caça ao tesouro
Organize com seus alunos caças ao tesouro no qual eles usem o GPS para encontrarem algo. Por exemplo, coloque um celular de uma das crianças junto com o tesouro (que pode ser um doce, ou uma poesia, ou algo para ser usado em um momento lúdico da escola) e compartilhe a localização no grupo de watts da turma. E assim as crianças devem ir andando pelo local acompanhado as indicações da localização.
A caça ao tesouro pode levar os adolescentes a lugares que irão estudar, como um monumento em uma praça da cidade ou um museu, ou escola vizinha…
Mapas locais e cotidianos
Utilize os sites de mapas para que seus alunos criem as rotas de caminhos que fazem da escola para casa, ou da escola para outros lugares ou mesmo entre cidades. Com o objetivo de descobrirem rotas mais curtas, trabalhar noção de distâncias, ou mesmo para perceberem localizações, fazendo perguntas do tipo: a farmácia fica a que distância da escola e em qual direção. .
Tipos de cobertura e relevo
Usando os programas com imagens de satélites como o Google Mapas, pode-se trabalhar as diferentes coberturas do solo, tipos de florestas e tipos de solos. Entregue o nome de lugares para os adolescentes e crianças irem pesquisar como são as características que conseguem ver de cima, ou mesmo pelo View ao “andarem” pelas estradas e cidades. Comparando como a vegetação é diferente ou semelhante de vários lugares.
Visita virtual
Programas como o Google View, além de alguns sites de museus e patrimônios culturais no Brasil e pelo Mundo possuem a possibilidade de “visitarmos” os lugar com de modo virtual observando imagens reais (gravadas ou online). E podemos usar esse recurso para diferentes aulas (artes, história…)
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Abraços, Shana Conzatti