Ideia de sequência didática com a história dos três porquinhos trabalhando tipos de moradias, materiais usados, cores, números, agrupamento e sequência lógica. Essas atividades fazem parte do plano de aula completo: Os três porquinhos.
Construindo as casinhas dos porquinhos:
Objetivos Gerais: Identificar tipos de moradias, perceber diferentes tipos de materiais, Identificar formas geométricas, construção artística com materiais variados.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI01ET01, EI01CG05, EI02ET01, EI01TS02 – EI02ET05, EI02CG05, EI02TS02 – EI03ET01, EI03ET05, EI03CG05, EI03TS02
- Fundamental: EF15AR04 – EF01CI01, EF01MA14, EF01HI04 – EF02CI01, EF02CI02, EF02MA15
Desenvolvimento:
Momento 1: Converse com as crianças sobre como é suas casas (deixe que falem livremente), vá questionando qual o material que é construído, qual a cor, se é um prédio ou uma casa… Então relembre a história e de quais materiais foram feitas as casas dos porquinhos. Aqui reforce que a construção com materiais diferentes não é por preguiça (como em algumas versões da história), e sim como na casa deles são apenas escolhas. Mostre imagens das casas reais criadas com madeira, com palha, com tijolos.
Peça que desenhem as casas deles com o máximo de detalhe possível e depois mostre para os colegas, converse sobre as formas geométricas que formaram as casas desenhadas (mesmo que não sejam quadrados/triângulos perfeitos).
Momento 2: Vá com seus alunos no pátio ou rua e deixe que recolham folhas secas e gravetos para ser a casa de palha. Depois eles colam esse material sobre um retângulo construindo a casinha de palha. Se quiserem podem desenhar o porquinho dono da casa.
Momento 3: Para a casinha de madeira entregue palitos de picolé ou gravetos, na mesma quantidade por criança. Ajude-os a contar os palitos. E questione como podem fazer a casinha de madeira (qual a forma da casa, onde fica o telhado…) e deixe que façam a colagem dos palitos de forma livre. E depois que desenhem o porquinho dessa casinha.
Momento 4: Para a casinha de tijolo pode-se fazer com um pedaço de papel, pedindo para eles recortarem em forma de tijolos e colar. Ou use massinha de modelar ou argila com eles colocando os pedaços como se fosse um tijolo (mas ao erguer o papel o material pode desprender).
Momento 5: Quando as casinhas estiverem prontas exponha as atividades de modo a poderem ver todas as casas com todos os materiais feitos e trabalha a questão de como mesmo todos tem o mesmo material as casas ficaram diferentes, assim como é a casa deles.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
0 á 2 anos – Infantil: No momento 1 mostre as imagens reais das casas e questione se parecem as casas de algum porquinho, e os ajude a perceberem que é palha, madeira e tijolo. Os outros momentos pode-se fazer de modo coletivo, ao montar uma casinha de cada tipo em um cartaz grande e seus alunos ajudam na colagem dos objetos. Ou traga casinhas montadas com a base de caixinhas (uma caixinha revestida com palha, outra com palitos e outra com argila) para eles segurarem e perceberem a textura e como é cada material.
3 aos 6 anos – Infantil: Faça todos os momentos como propostos, podendo acrescentar as casinhas de caixinhas sensorial como indicado a cima.
1° e 2° anos: Faça todos os momentos como propostos. Se desejar organize com seus alunos uma pesquisa de quais vantagens cada tipo de construção possui. Por exemplo, a casa de palha é boa para locais muito quentes, a casa de madeira mantem o calor, a casa de tijolo é mais resistente.
Cores e números com casinhas
Objetivos Gerais: Identificar cores, realizar contagem, perceber a sequência numérica, agrupamento de 3, trabalhar a sequência lógica, Classificação
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI01ET01, EI01ET05 – EI02ET01, EI02ET07, EI02ET08, EI02ET05 – EI03ET01, EI03ET07, EI03ET05
- Fundamental: EF01MA01, EF01MA02, EF01MA09, EF01MA06 – EF02MA01, EF02MA10, EF02MA05, EF02MA07
Desenvolvimento:
Preparação: Monte com o papel colorido uma casinha, faça três colunas e numere-as. Imprima os personagens e pinte com a mesma cor da casinha, escreva também números em cada porquinho. Faça conjuntos de casinhas e porquinhos na quantidade e cor desejada.
Momento 1: Coloque os porquinhos com as cores misturadas e os números ao centro, e desafie as crianças a encontrarem qual porquinho devem por em cada casinha. Oriente que os porquinhos devem estar na casa de mesma cor e mesmo número. Pode-se ir chamando crianças por vez para colocarem os porquinhos que possuem na casinha correta.
Uma variedade para trabalhar o raciocínio rápido é colocar duas casinhas de cores diferentes em uma mesa e em outras misturar os porquinhos dessas casas. Chamem duas crianças, dando uma cor para cada. E ela deve preencher a casinha da cor indicada com os porquinhos mais rápido que o colega.
Momento 2: Use os porquinhos para organizar sequências lógicas. Coloque três à cinco porquinhos em ordem, e convide seus alunos a continuarem a sequência lógica seguindo o padrão que foi organizado. Por exemplo, se foi iniciado com porquinho azul, porquinho verde, porquinho amarelo. Devem completar a sequência colocando porquinho azul, porquinho verde, e por último, porquinho amarelo.
Momento 3: Peça que agrupem os porquinhos por cores, depois por números (todos os números 1 em um grupo, os números 2 em outro grupo). E aproveite para fazer a contagem de quantos elementos cada grupo possui, trabalhando a noção de percepção das crianças de semelhanças de critérios.
Momento 4: Recorte as casinhas e entregue uma parte e o seu respectivo porquinho para cada criança. E eles devem completar desenhando quais porquinhos estão faltando e escrevendo os números correspondentes. Aproveite para trabalhar a sequência de números ordinais.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
0 á 2 anos – Infantil: No momento 1 brinque com seus alunos colocando os porquinhos na casa com a cor correta, sem se preocupar com os números. Pode imprimir em um tamanho maior e ao invés de fazer a casinha de papel faça uma caixa colorida para os bebês colocarem os porquinhos na cor correta dentro da caixa. Pode ser mais de três porquinhos por cor.
3 aos 6 anos – Infantil: Faça todos os momentos como propostos, eles podem ter mais dificuldade de compreender o momento 2, então faça com eles a sequência para eles entenderem a ideia. E se seus alunos ainda não escrevem os números ignore o momento 4.
1° e 2° anos: Faça todos os momentos como propostos. No momento 3 além de agrupar por cores ou números use os porquinhos para fazer a tabuada do três de modo prático ou fazer somas/subtrações conforme os números escritos em cada porquinho misturando as cores.
Veja mais ideias com a história Três Porquinhos abaixo:
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti