Trabalhar as partes das plantas é conteúdo específico do 2° ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhar na Ed. Infantil e em outras séries. Trago três ideias de atividades bem legais para trabalhar as plantas, que podem ser feitas em sala ou aulas remotas.
Atividades sobre partes das plantas e natureza:
Objetivos principais BNCC:
- Ed. Infantil: ET (EI01ET02, EI02ET03, EI03ET03)
- Ens. Fundamental I: 2° (EF02CI04 ao EF02CI06)
1) Árvores de rolinhos:
Objetivos gerais: identificar o nome das partes das plantas e suas funções
Leve uma imagem de uma árvore na qual apareça a raiz e comente com as crianças os nomes de cada parte. E entregue o material para montarem a árvore com suas partes.
Para os pequenos entregue a árvore já montada para eles pintarem a parte da copa e colarem as frutas e flores que podem ser feitas com balas e pipoca como na imagem ou com bolinhas de papel crepom.
Para as crianças maiores peça para eles desenharem a copa em uma folha, recortarem e colarem no rolinho. E depois que montem toda a árvore, incluindo suas raízes. E incentive-os a escrever as partes da árvore ao colarem etiquetas na árvore de rolinho.
Opção para casa: após apresentar uma aulas com as partes das árvores desafie as famílias a criarem uma árvore com material reciclado do modo que desejarem. Depois as crianças mostram suas produções aos colegas (por foto ou vídeo, ou em uma exposição a ser colocada na escola quando tiver amostras pedagógicas).
2) Jardim no prato:
Objetivos gerais: identificar partes das plantas, perceber as necessidades para o cultivo das plantas, desenvolver motricidade fina, conversar sobre o ciclo de crescimento das plantas.
Após conversar sobre as partes das plantas, traga informações e questionamentos sobre as necessidades das plantas (Água e Sol). Questione quem tem horta em casa, ou quem já viu as verduras nascerem e serem colhidas. Se houver uma horta na escola leve as crianças para observá-la e até colher algo para o lanche do dia (ideias para montar uma horta na escola, AQUI).
Entregue as frutinhas e vegetais para as crianças pintarem, e deixe os que conseguirem cortarem também. Leve para a sala os pratos de isopor com furinhos laterais e o desenho de uma árvores, como na imagem. Permita que as crianças passem a lã para formar a terra e a copa da árvore. Se seu turma for menor que 3 anos, leve tudo pronto. Use a “horta” do prato para trabalhar com as crianças quais alimentos nascem na terra e quais são de árvores, assim como brincadeiras de faz de conta de crescimento das plantas. Para os do Ensino Fundamental permita que escrevam os nomes das frutas e demais vegetais.
Opção para casa: Leve proto o material e conte histórias tirando e colocando as frutas e verduras para mostra a ideia de crescimento e cultivo. Após peça para as crianças representarem com desenho o quê foi mostrado e, aos maiores, que escrevam os nomes das frutas e vegetais usados na história.
3) Árvore é…
Objetivos gerais: reforçar as partes das árvores, identificar letras iniciais e formação de palavras, trabalhar poemas e poesia, refletir sobre o cuidado com a natureza, perceber o nome próprio. (essa atividade é para crianças a partir de 3 anos)
Escreva a palavra ÁRVORE com uma letra abaixo da outra, como na imagem, peça ajuda para seus alunos irem encontrando as letras que devem usar para formar a palavra. Então, para os da Ed. Infantil questione se reconhecem alguma letra como tendo em seus nomes, e monte com eles um acróstico usando os nomes deles para completar a palavra. Não tem problema se só aparecer o nome de alguns, pode-se fazer essa atividade usando depois outras palavras como (raiz, tronco, fruto, flor…) para montar um painel com todos os nomes de seus alunos.
Para as crianças do Ensino Fundamental proponha que montem acrósticos usando a primeira letra da palavra ÁRVORE para montar um poema e poesia sobre a árvore ou cuidado com a natureza. Essa pode ser uma atividade coletiva, na qual as crianças dizem algo e você escreve ou individual, em que cada criança terá seus acróstico.
Opção para casa: Mostre o quê é um acrósticos, e deixe que façam um em conjunto aos pais escolhendo palavras que tenham relação com a natureza e as partes das plantas para colocarem na palavra ÁRVORE.
Mais atividades sobre plantas e cuidados com o meio ambiente, AQUI.
Abraços, Shana Conzatti
Procurando material para alfabetizar? Veja nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI. |