O bullying infelizmente ainda está presente em nossas salas de aulas, algumas vezes passa despercebido aos olhos do professor. Sendo assim, o combate ao bullying na escola torna-se um importante componente do currículo, ainda mais após a BNCC e suas dez competências que salientam a educar para a vida e cidadania desenvolvendo adultos emocionalmente competentes.
Essa sequência didática faz parte do plano literário “Clube da árvore solitária”, um e-book infanto-juvenil de aventura que propõem trazer também a discussão sobre o problema do bullying na escola e como amenizá-lo, além de mais 10 atividades relacionadas aos assuntos apresentados na história, CLIQUE AQUI para ver completo em nossa loginha.
Atividades pedagógicas de combate ao bullying:
Objetivos: Conversar sobre os conceitos de Bullying, discutir experiências pessoais e modos de proteção e enfrentamento.
Objetivos principais BNCC:
Fundamental I: EF15LP09, EF35LP17, EF35LP19, EF35LP20
Fundamental II: EF67LP15, EF67LP19, EF69LP20, EF69LP22, EF69LP24, EF67LP20, EF67LP22, EF69LP30, EF69LP32
Médio: EM13LP03, EM13LP04, EM13LP26, EM13LP27, EM13LP30, EM13CHS503
Desenvolvimento:
Momento 1: Converse com seus alunos se já ouviram falar em bullying. O quê pensam sobre isso? Em quais momentos filmes, livros ou séries eles já ouviram falar e tiveram conhecimento do assunto. Então, na realidade deles, quando já viram acontecer. Nesse momento, tenha o cuidado para não forçar aqueles que são vítima a falar, deixe a conversa livre. Pois não queremos ampliar o ataque às vítimas quando os bullers se sentem acuados.
Momento 2: Reforce o que na história “Clube da árvore solitária” é falado sobre o bullying e quais as estratégias de enfrentamento apresentados no texto. Divida a turma em grupos para pesquisarem o material na internet e livros sobre o assunto. Reforce a questão de analisarem as fontes de pesquisa, sobre serem confiáveis e qual tipo de fonte usar. Cada grupo pode pesquisar a resposta para uma pergunta específica.
– O quê é Bullying?
– Quais os tipos de bullying (virtual, violência física, emocional…)
– Quais as consequências emocionais de quem é vítima do bullying?
– O quê especialistas aconselham como estratégias para combater o bullying?
– Histórias de sucesso de lugares/escolas/pessoas que superaram o bullying?
Momento 3: Cada grupo se reúne com o propósito de montar um cartaz sobre sua pesquisa, para espalharem pela escola e fazerem uma apresentação para alertar a escola sobre o assunto. Ajude seus alunos para que aproveitarem ao máximo o quê descobriram e permita mais de um momento de discussão para conversarem sobre.
Momento 4: Se a escola já possui regras contra o bullying, leve esses documentos oficiais para sala de aula (regimentos escolares) para conversar com seus alunos. Trabalhe sobre o que representa esses tipos de documentos: o quê diz ser permitido ou não, e quais as consequências impostas pelas infrações. Caso não possua um documento organizado ou achem que está incompleto, proponha que escrevam uma carta coletiva à diretoria sugerindo a importância de tais assuntos serem acrescentados no regimento ou outras regras da escola.
Essa sequência é apenas o começo, lembre-se que para combater o bullying na escola é necessário ações contínuas de conscientização. Enfrentar o bullying na escola só funciona se houver união entre professores, gestores, alunos e pais. Então, sempre que possível, em conjunto com a direção, proponha palestras, apresentações e estratégias coletivas para combater o bullying na escola. (baixe o material que pode ser usado em reunião com professores e pais em nosso Educa Criança)
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti