Crie uma história infantil com intenção de trabalhar com as crianças questões sobre respeito ao próximo, combate ao preconceito, inclusão, identidade, mas que também pode servir para o desenvolvimento de atividades voltadas para o cuidado e o desenvolvimento das plantas. Minha irmã fez a ilustrações com muito carinho. Se quiserem prestigiar o trabalho compre o e-book baratinho em nossa loja (AQUI) A história acompanha 5 sequências didáticas com ideias de atividades com os objetivos da BNCC e folhas exclusivas para imprimir pertinentes ao tema.
E-book infantil (salve as imagens e imprima para seus alunos)
Ideia de atividade sobre diversidade:
Trago uma opção de atividade a ser realizada após a leitura da história para seus alunos.
Objetivos Gerais: conversar sobre as diferenças físicas, respeito à diversidade e perceber a beleza em todos.
Objetivos BNCC:
- Infantil: EO (EI02EO01 ao EI02EO05 – EI03EO01 ao EI03EO06) CG (EI02CG05 – EI03CG05)
- Fundamental: AR (EF15AR25, EF15AR26) LP (EF15LP10, EF15LP11) CI (EF01CI04)
Materiais:
- Espelho
- Imagens ou vídeos com penteados diferentes para todos os tipos de cabelos (meninos e meninas)
- Fotos das crianças com penteados diferentes (peça fotos de momentos de festa ou que os pais façam penteados diferentes nos filhos e mandem as fotos)
- Borrachinhas de cabelo, pentes, creme para pentear, e outros acessórios de embelezamento de cabelos.
Desenvolvimento:
Momento 1: Sente com as crianças em roda relembrando a história, converse sobre o comportamento dos personagens e também questionando o quê eles têm na cabeça? Como são seus cabelos? Vá monitorando a conversar ajudando as crianças a comentarem sobre as cores e formatos de seus cabelos. Mostre que cada um tem um tipo de cabelo e um corte diferente, salientando a beleza de todos. Deixe as crianças observarem no espelho seus cabelos e conversarem sobre, vá tentando desconstruir palavras como “cabelo ruim” ou “meu cabelo é feio”. Saliente também que comparem seus cabelos com os de seus pais, avós, tios e vão percebendo que estes têm história, mostram qual família pertencemos.
Momento 2: Convide as crianças a mostrarem as fotos que trouxeram em situações em que estavam com penteados diferentes, saliente como todos estão bonitos. E convide-os a brincarem de cabeleireiro maluco e inventarem novos penteados. Neste momento organize duplas ou trios, em que uma por vez será o que terá o penteado feito, mostre fotos e vídeos de penteados simples. E deixe as crianças brincarem, vá monitorando para não se machucarem ou evitar que estragam o cabelo do colega. Aproveite esse momento de interação para ir comentando como são bonitos, cheirosos, fofos e especiais os cabelos de cada criança.
Momento 3: Quando os penteados estiverem prontos proponha um desfile para mostrarem como cada um ficou lindo. E reforce que justamente por serem tão diferentes que ficaram tão legais e bonitos.
Opção para Atividade REMOTA: No momento dois ao invés de pedir para as crianças montarem os penteados na escola elas podem vir para a escolha já com os penteados feitos pelos pais e assim trabalhe o desfile e como cada criança ficou linda. Essa estratégia é interessante quando quer evitar o contato das crianças (por questões de saúde). Também podem mostrar seus penteados em vídeos para seus colegas contando como foi feito aquele penteado incentivando outras crianças que queiram tentar fazer o mesmo.
Gostou da historinha e da atividade proposta? Adquira o e-book com mais atividades sobre essa história, AQUI.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti