Segue algumas ideias pedagógicas de atividades com números super simples que podem ser feitas com pouco materiais. Uma forma de estimular os concentos matemáticos em casa ou na escola.
Atividades com números:
1) Números e quantidades:
Objetivos gerais: Escrita do número, nome do número, reconhecer quantidades, fazer contagem, sequência numérica.
Objetivos da BNCC:
- Ed. Infantil: ET (EI02ET07, EI02ET08 – EI03ET07) e TS (EI02TS02 – EI03TS02)
- Ens. Fundamental: MA (EF01MA01,EF01MA02, EF01MA04)
Para a criança treinar escrita do número escreva no chão com o giz os números e deixe a criança usar um pincel molhado com água para ir apagando o giz ao contornar os números. Relembre com a criança o nome do número e sua sequência.
Outra ideia usando giz no chão é escrever os números em sequência para que a criança vá colocando gravetos ou pedrinhas na quantidade indicada pelo número. Ajude-a a nomear os números e fazer a contagem.
Como forma de estimular a contagem pode-se também usar pedrinhas e uma folha ou peças de jogos de montar. No qual a criança observando o número indicado vai colocando as quantidades de pedras ou peças de jogos. Em cada número ajude a criança nomeá-lo e realize a contagem das quantidades, reforçando a sequência numérica.
2) Sequência Numérica:
Objetivos gerais: Escrita do número, nome do número, sequência numérica.
Objetivos da BNCC:
- Ed. Infantil: ET (EI02ET07, EI02ET08 – EI03ET07)
- Ens. Fundamental: MA (EF01MA04, EF01MA10 – EF02MA01, EF02MA11)
Essa ideia é muito fácil, basta escrever os números em uma cartela. Deixe espaço para três números, escreva dois e deixe faltando sempre um para a criança completar a sequência. Use tampinhas ou quadradinhos de papel para completar a cartela.
Faça as cartelas de acordo com o nível matemática da criança. Trabalhando sequências até 10 para os pequenos, e com números mais elevados para os maiores. Pode-se fazer cartelas só com dezenas ou centenas para a criança completar.
3) Adição e Subtração
Objetivos gerais: nome do número, contagem, quantidades, realização concreta da noção de soma e subtração.
Objetivos da BNCC:
- Ed. Infantil: ET (EI03ET07)
- Ens. Fundamental: MA (EF01MA06, EF01MA07 – EF02MA04, EF02MA05, EF02MA06)
Encontrei na internet essas duas ideias super legais para reforçar os conceitos de soma e subtração com as crianças.
Nessa atividade usando apenas papéis coloridos estimulamos as crianças a encontrarem o resultado das contas. Nos papéis pequenos se escreve a operação matemática e nos grandes seus resultados. Para as crianças pequenas podemos fazer uma modificação desenhando as quantidades das bolinhas representando os números em somas até 10 para as crianças encontrarem o resultado.
Outra atividade divertida que ajuda a criança a perceber que há diferentes maneiras de conseguir um mesmo resultado matemáticos é essa de escrever o resultado desejado no centro e montar as contas ao redor. Ajude as crianças a montarem as contas e conferirem se o resultado é mesmo o desejado usando algum material concreto para contagem, na imagem usou-se salgadinhos, mas pode-se usar feijões ou pedrinhas. Para os maiores depois de trabalhar essas somas, retire um dos números para a criança tentar descobrir que número completa a conta com o resultado desejado.
Alguns jogos matemáticos:
Mais ideias lúdicas de matemática, AQUI.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti