Aproveitando a semana do meio-ambiente e pensando em atividades que possam ser realizadas com materiais simples trago umas ideias divertidas com pedras para ensinar vários conceitos como formas geométricas, letras ou números, incentivar criatividade.
Usar materiais não estruturados e vindos da natureza proporciona maior liberdade de criação para as crianças, além de não gastar nada. As crianças vão adorar!
Atividades divertidas com pedras:
1) Família de Pedras:
Objetivos gerais: Falar sobre diferentes famílias, produção artística, produzir narrativas criativas, formação de palavras, estimular o faz de conta.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EF (EI02EF01, EI02EF09 – EI03EF01, EI03EF09)
- Ens. Fundamental (EF15AR04 – EF15LP05, EF15LP09)
Atividade simples que consiste na criança escolher pedrinhas para representar sua família. Depois com tinta plástica (cola colorida) fazer o rostinho. Pode-se montar um quadrinho como no imagem, ou use as pedrinhas para incentivar a criança a criar histórias tendo a família como personagens. Para os pequenos deixe a história apenas oralmente, para os maiores convide-os a escrever a história, que pode ser anexada ao quadro. Nessa atividade trabalhe também o nome dos membros da família ajudando a criança a escrevê-los. Essas pedrinhas também podem ser usadas como “bonequinhos” para as crianças brincarem ao criarem casinhas com material reciclados.
2) Contorno de Letras e Números
Objetivos Gerais: Aprender o formato e o nome de letras e números, concentração.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EF (EI02EF09 – EI03EF09) CG (EI02CG05 – EI03CG05) ET (EI02ET07 – EI03ET07)
- Ens. Fundamental: (EF01LP10 e EF01LP11 – EF01MA01)
Use essa atividade para ajudar as crianças a compreenderem o desenho das letras, para os maiores pode-se por letras de formas diferentes (cursiva, minúsculas, maiúsculas) ou os números. Escreva com giz no chão e deixe a criança preencher o contorno com as pedrinhas. Ajude a criança a nomear essa letra e questione se ela conhece alguma palavra que inicie com essa letra, ou se tem essa letra em seu nome.
3) Atenção Visual:
Objetivos Gerais: Concentração e atenção, percepção de tamanhos, semelhanças e diferenças.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: CG (EI02CG05 – EI03CG05) ET (EI02ET01, EI02ET07 – EI03ET01, EI03ET07)
- Ens. Fundamental: (EF12EF03)
Deixe a criança recolher várias pedras pelo pátio e depois lavá-las e secá-las. Aproveite para realizar a contagem das pedras, trabalhando quantidades. Em um papel grande faça o contorno das pedras. Depois é só deixar a criança brincar de montar, colocando as pedras sobre os desenhos para encontrar em qual se encaixa. Para as crianças do ensino fundamental estipule um tempo curto para a criança montar. Depois realize a contagem que quantas pedras ela conseguiu colocar e quantas sobraram.
4) Formas Geométricas com pedras
Objetivos Gerais: trabalhar as características das formas geométricas, perceber direção e continuidade de linhas.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: CG (EI02CG05 – EI03CG05) ET (EI02ET01, EI02ET07 – EI03ET01, EI03ET07)
- Ens. Fundamental: (EF01MA14, EF02MA15)
Na primeira opção desenhe as formas geométricas no chão com giz, converse sobre as características dessas e depois deixe as crianças fazerem o contorno com as pedrinhas. Pode-se fazer depois uma comparação entre as formas: Qual usou mais pedras? O quê acontecesse se tentar usar as pedras de uma forma na outra, vai sobrar ou faltar?
Na segunda ideia monte a forma geométrica com as pedras, faça o desenho dessa forma sobre as pedras. Após espalhe as pedras e desafie a criança a montar novamente a forma seguindo as linhas, trabalhando atenção. Pode-se estipular um tempo para essa montagem dificultando a brincadeira para as Séries Iniciais.
5) Rostos com pedras
Objetivos gerais: Esquema facial, expressões faciais, criatividade.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: TS (EI02TS02, – EI03TS02) e EO (EI02Eo05 – EI03Eo05)
- Ens. Fundamental (EF15AR04 – EF15LP05, EF15LP09)
Depois que as crianças encontrarem as pedras, peça que pintem as partes do rosto em cada pedra com tinta plástica (cola colorida). Vá relembrando as partes do rosto a serem desenhadas e também sobre como elas podem representar os sentimentos a partir desses desenhos. Deixe as pedrinhas para as crianças brincarem de criarem rostos. Aproveite para conversar sobre nossas expressões faciais e nossos sentimentos.
Outras ideias usando materiais simples da natureza, AQUI.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti
Nossa,eu gostei muito das atividades!!