Atividades lúdicas para trabalhar com a história cachinhos dourados e os três ursos, com ênfase na família e interpretação textual.
História lúdica: Três Ursos
Objetivos Gerais: Experimentar brincar como se estivesse dentro da história (o faz de conta), Interagir com os colegas, Aprender a dividir os brinquedos, ter paciência e ouvir o colega, produção 3D do cenário e canto de brincadeira, produção artística, texto instrucional.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI01TS02, EI01E0O3, EI01E0O4 – EI02TS02, EI02EO03, EI02EO04 – EI03TS02, EI03E003, EI03EO04
- Fundamental: EF15AR24, EF15AR04 – EF12EF01, EF12LP04, EF12LP06 – EF01LP17, EF01LP20
COMO FAZER:
Momento 1: Usando uma caixa grande que as crianças consigam entrar dentro (ou monte uma estrutura com mais de uma caixa), monte em forma de casinha. Questione como podem prender a tampa da caixa para formar um telhado (e cole com cola-quente ou durex). E o quê mais tem uma casa? Janelas e porta. Recorte na caixa para formar essas partes. Então deixe seus alunos pintarem a casinha com tinta de modo coletivo. Se forem muitas crianças, vá dividindo em grupos de até quatro crianças para pintarem um pouco e depois troque o grupo.
Com os outros objetos trazidos (embalagens e caixas) peça ajuda para montar as caminhas dos ursos com tamanhos diferentes, que embalagens podem ser os pratinhos e como podem fazer as cadeiras (montando com caixa ou usando as próprias cadeiras da sala e objetos que já foram usados na contação da história).
Para os ursos da história pode-se trazer os de pelúcia ou crie com seus alunos ursinhos com toalhas (vídeo como fazer, Aqui)
Momento 2: Organize a casinha e os objetos em um canto de brincadeira, e permita que seus alunos brinquem livremente, interagindo com os objetos, conversando e dividindo. Aproveite esse momento para estimular a oralidade, participando da brincadeira trazendo questionamentos como: o urso grande cabe em quais camas, e o urso pequeno? Que outras coisas poderiam ter na casinha? Que brinquedos da sala podem ser acrescentados à brincadeira? Como resolver o conflito quando mais de uma criança deseja o mesmo brinquedo?
Momento 3: Sente com seus alunos e relembre como foi fazer a casinha e os ursos. Se eles viram o vídeo de como fazer os ursos, como este os ajudou? Então traga para seus alunos os conceitos dos gêneros textuais instrucionais como receitas, mas proponha que façam um texto contando como outras crianças podem refazer a casinha. Quais materiais foram usados, como foi construída e decorada. Essa explicação pode ser feita de modo oral coletiva e gravada no celular para postar no grupo de pais ou para mostrar para outras turmas. Ou eles podem explicar como foi feita a construção apresentando para um grupo de crianças de outra turma.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
0 aos 2 anos: No momento 1 deixe as crianças pintarem a caixa e vá trazendo o questionamento sobre as janelas e portas. Traga os ursinhos e os outros objetos prontos. Se desejar faça um urso para cada aluno (com eles trazendo toalhas de casa, para depois poder levar seu urso embora). E deixei o momento 2 livre para brincarem e interagirem com os objetos e colegas.
3 anos aos 6 anos: Faça os três momentos como propostos. Se montar o urso for muito complicado, traga dois prontos e monte um com eles observando como fazer.
1° e 2° anos: Faça os três momentos como propostos dando mais autonomia para seus alunos planejarem como organizar e montar os objetos. Eles podem fazer os ursos olhando o vídeo. No momento 3 além da parte oral e de apresentação de como fazer a casinha, escreva no quadro com a ajuda coletiva das crianças como ficaria o texto instrucional da construção da casinha para eles copiarem no caderno. Ou permita que cada criança escreva seu texto de modo mais espontâneo, se seus alunos possuírem melhor habilidade de escrita.
A família dos três ursos:
Objetivos Gerais: Identificar os tipos de famílias, Respeitar e compreender as famílias, Trocar experiências familiares, Compreender os papéis sociais dos membros da família (nomenclaturas), Produção artística da família dos ursos com tinta, Explorar técnicas diferentes, Trabalhar noção de tamanho e quantidade no desenho, Escrita de recordações familiares (escrita de frase/texto)
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI01E001, EI01EO06 – EI02EO02, EI02EO05 – EI03EO01, EI03EO06, EI03ET06
- Fundamental: EF01HI01, EF01HI06, EF01MA15, EF01LP02 – EF02HI03, EF02HI08, EF02LP07
COMO FAZER:
Momento 1: Relembre quem era a família dos ursos (quais seus papéis: pai, mãe e filho).Questione se é igual a família deles, se não o que tem de diferente: Algumas crianças tem mais irmãos, outros moram só com a mãe ou pai, ou avós…. Permita que falem sobre suas famílias e mostrem orgulho por essas. Se desejarem pode-se trazer fotos da família para mostrar aos colegas. Nesse momento trabalhe a questão que cada um tem sua família e esta é especial do jeito que é.
Momento 2: Entregue uma folha de desenho para eles desenharem com tinta a família dos ursos. Reforce que os ursos possuíam tamanhos diferentes, como as pessoas da família deles (eles são menores que os pais). Relembre o esquema corporal para realizar o desenho.
Momento 3: Faça a técnica de pintura com o garfo, ajudando as crianças a formarem um círculo e depois complete com o rostinho para fazer a família dos ursos.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
0 aos 2 anos: Faça o momento 1 de modo mais lúdico observando as fotos das famílias dos bebês, ajudando-os a nomear quem são aquelas pessoas na foto. E finalize com o momento 3 de modo mais individualizado para que eles consigam fazer a pintura.
3 anos aos 6 anos: Faça os momentos 1 e 2 como propostos. Se desejar pode-se fazer também o momento 3 como uma atividade extra.
1° e 2° anos: Faça os momentos 1 e 2 como propostos. Ao final peça para seus alunos escreverem uma frase ou pequeno texto sobre suas famílias e depois que leiam para os colegas, contando uma boa lembrança familiar. Essas frases ou texto podem ser colocadas em um cartaz no qual eles completam com o desenho da família.
Veja mais ideias com a história Cachinhos Dourados e os três ursos abaixo:
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti