Para as escolas que irão trabalhar em sala com o tema Halloween, organizei algumas atividades bem divertidas usando os campos de experiência da BNCC que as crianças vão adorar.
Atividades Lúdicas – Halloween
Objetivos: Motricidade ampla (arremesso, mira, força), Motricidade Fina (colagem, recorte e pintura), Perceber a existência do vento/ar, Expressar seus medos, Esquema facial, Perceber as expressões faciais, Contagem, Noção de quantidade, formas geométricas, expressão de sentimentos.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01 e EF35EF01)
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 e EI03CG02) e EO (EI02EOo3 e EI03EOo3)
1. Fantasma de Lata
Pinte uma lata ou mais latas com tinta branca. Desenhe o rostinho ou cole papel para fazê-lo. Prenda tiras compridas de papel crepom na borda da lata e prenda um cordão. Pendure as latas em árvores ou nas janelas da sala (como na imagem).
Deixe as crianças observarem o fantasma “se movimentar”. Converse com as crianças sobre o fantasma, se elas têm medo e o quê podem fazer para enfrentar esse medo. Deixe que contem e troquem experiências. Reforce que esse de lata é o fantasma camarada e deixe as crianças brincarem com ele, balançando e o fazendo voar. Após, observem o fantasma se movimentar “sozinho” e pergunte se as crianças sabem o quê está empurrando o fantasma, ajude-as a concluírem que é o vento. Pergunte que outros momentos percebemos o vento (ao ver as árvores balançando, quando sentimos passar por nós, bagunçam os cabelos…). E o quê seria o vento (o ar em movimento). Pode-se brincar com as crianças de assoprarem objetos leves ou abanar com leques para produzirem o vento.
2. Boliche de Fantasma:
Brinque de boliche do fantasma. Desenhe vários rostinhos nos copos e depois os empilhe em forma de pirâmide. Entregue a bola para uma criança por vez para tentar derrubar o máximo possível de copos. Após conte com as crianças quantos copos foram derrubados e quantos sobraram. Também pode-se dizer que expressões faciais foram derrubadas (João derrubou o fantasma triste e o assustado), e convidando as crianças a imitarem a expressão.
3. Corrida do fantasma:
Utilize os copos da atividade anterior para propor uma corrida de fantasmas. Coloque um copo ao lado do outro no chão ou sobre a mesa, e uma criança por copo. A criança deve assoprar o seu copo fazendo o fantasma andar para frente, e assim ganha quem conseguir fazer seu fantasma chegar primeiro ao fim do caminho. Volte a falar sobre a força do ar e vento.
4. Expressões faciais e Abóboras:
Traga a abóbora para a sala, mostre a fruta deixe as crianças pegarem e perceberem seu peso, cores e textura. Fale o nome da fruta aproveite para perguntar que outras crianças também iniciam com o mesmo som (A) ou que palavras eles lembram ter esse som. Então fale sobre a tradição de fazerem lanternas “assustadoras” ou engraçadas usando a abóbora. Se desejar, mostre algumas imagens dessas lanternas de Halloween. Pode-se abrir a abóbora ao meio para as crianças observarem como está é por dentro, percebendo suas sementes e cores.
Em cada metade da abóbora pinte um rosto usando formas geométricas para os olhos e narizes, procure fazer uma com expressão mais alegre e outra mais assustadora ou triste. Então mostre para as crianças, questionando qual o sentimento que cada abóbora está demonstrando. Depois incentive que as crianças imitem na frente do espelho os sentimentos, e vá perguntando quando nos sentimos de tal maneira (porque ficamos tristes? Ou Felizes?). Deixe as crianças expressarem-se diante do grupo. Depois deixe as crianças representarem através de desenho a abóbora e os rostinhos.
5. Jogo da memória da abóbora:
Entregue pratos de papel para as crianças pintarem com giz laranja. Depois cole as formas geométricas formando vários rostos, mas monte de modo que tenha sempre dois rostos iguais, para pode fazer um jogo da memória grande.
Gostaram desses jogos com monstrinhos amigáveis?
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti