Separei algumas ideias lúdicas para bebês que podem ser feita em casa ou na escola com objetivo de desenvolver as capacidades cognitivas e emocionais dos pequenos.
Essas ideias de atividades simples e educativas com os bebês podem ser feitos em casa com o auxilio das mamães ou papais, veja mais conteúdos referentes a maternidade e dicas em nosso site Almanaque da mamãe.
Um modo de aprender sobre o mundo se divertindo. Espero que gostem!
Ideias Lúdicas para bebês:
1) Materiais da Natureza:
Objetivos Gerais BNCC:
1) EI01CG05, EI01ET01, EI01ET03, EI01ET05.
2) EI02CG05, EI02ET01, EI02ET03, EI02ET05.
Desenvolve:
– Classificação de objetos
– Cores e formas
– Vocabulário
– Conhecer diferentes materiais
– Estimulação tátil, olfativa e visual
Materiais:
– Materiais encontrados no jardim ou pátio como folhas de diferentes tamanhos e cores, galhos, pedrinhas, pinhas, flores… (tenha o cuidado para não pegar nada que possa causar alergia ou pedras muito pequenas que possam ser engolidas).
– Tinta de sua preferência (ou use tintas comestíveis naturais, receitas AQUI).
– Folha de desenho grande
Como brincar:
Recolha os materiais da natureza lave-os para tirar terra e sujeiras. Depois de secos espalhe no chão para o bebê brincar. Deixe que sinta as texturas pisando sobre os objetos, pegando-os e cheirando-os. Sempre fique atento para o bebê não colocar nada na boca, ou pelo menos nada que possa ser engolido ou prejudicial.
1) Sente junto com o bebê e vá incentivando o vocabulário comentando as cores, tamanhos, texturas e nomes dos objetos: Olha, uma folha verde. Essa é pequena e essa é grande….
2) Ao final da brincadeira convide o bebê a ajudar a guardar o material, colocando-o dentro de um pote ou bacia.
3) Como forma de complemento da atividade pode-se espalhar um pouco de tinta na folha e deixar os bebês realizarem uma produção artística usando os materiais da natureza como pincel ou carimbos.
2) Água e sabão:
Objetivos Gerais BNCC:
1) EI01CG03, EI01CG04, EI01CG05, EI01EO05, EI01ET02
2) EI02CG01, EI02CG04, EI02CG05, EI02ET01
Desenvolve:
– Estimula noções de higiene
– Motricidade fina (segurar e controle da força)
– Experimentar novos materiais (líquido, viscoso, bolhas)
– Noção de cheio/vazio, limpo/sujo
– Estimula à imaginação ao imitar gestos cotidianos.
Materiais:
– Bichinhos de plástico e/ou bonecas
– Areia ou terra
– Panelas de brinquedo ou de verdade
– Bacia grande
– Água e detergente
– Esponja e Escova de dentes velha
Como brincar:
1) Deixe o bebê brincar com os bichinhos ou panelinhas na areia ou terra, tenha atenção para não por na boca. Deixe que brinque fazendo comidinhas e interagindo com outras crianças e adultos. Colocando areia dentro dos potinhos ou enterrando os brinquedos.
2) Tire os brinquedos da areia e questione a criança se eles estão limpos ou sujos? E pergunte o quê a mamãe faz pra limpar os pratos/ panelas. Então traga uma bacia cheia de água com sabão e entregue esponjas e escovas para os bebês limparem os brinquedos. Deixe que brinquem de bater na água, de mergulhar os brinquedos e os esfregarem. O adulto pode brincar junto mostrando modos de “lavar” a louça. Deixe a criança brincar de faz de conta o quanto quiser, só mantenha atenção para não colocarem a água na boca ou sabão nos olhos (pode-se escolher aqueles xampus que não ardem os olhos para os bebês pequenos brincarem).
3) Uma variação dessa brincadeira é trazer bonecos e bonecas de plástico para dentro das bacias de água e deixar os bebês darem banho nesses. Nessa brincadeira comente as partes do corpo (vamos lavar os pés da boneca?) e oriente sobre aspectos cotidianos do banho (não esqueça de lavar atrás das orelhas ou cuidado para não cair sabão nos olhinhos…). Depois traga uma toalha para enxugar a boneca.
3) Sons nos objetos:
Objetivos Gerais BNCC:
1) EI01ET01, EI01ET06, EI01TS01, EI01TS03
2) EI02ET01, EI02TS01, EI02TS03
Desenvolve:
– Vocabulário
– Perceber sons variados e ritmos
– Brincar com as possibilidades sonoras
Materiais:
– Potes de tamanhos e materiais diferentes (latas, plásticos, madeira)
– Colheres de pau ou gravetos grossos
Como brincar:
1) Entregue vários potes e os gravetos para as crianças produzirem sons batendo os gravetos nos potes. Conforme as crianças vão testando diferentes possibilidades, vá mostrando que em cada tipo de superfície o som é diferente. Mostre que em diferentes potes de plástico o som é semelhante, mas no metal é mais estridente. E vá deixando os bebês brincarem, testarem e descobrirem novos tons, forças e tipos de sons.
2) Sente com os bebês, pegue um pote e um graveto e comece a bater no ritmo de alguma música infantil. Cante a música e deixe as crianças acompanharem com as batidas para acompanhar. Faça também brincadeiras e bater bem rápido ou bem lendo para as crianças tentarem acompanhar.
4) Caminho de fitas:
Objetivos Gerais BNCC:
1) EI01CG02, EI01CG05, EI01ET03, EI01ET06
2) EI02CG02, EI01CG05, EI01ET04
Desenvolve:
– Percepção tátil
– Equilíbrio e locomoção
– Perceber cores e texturas diferentes
– Estimular movimentos dos pés e mãos
– Estimular movimentos de pegar
– Perceber objetos em movimentos (balanço/ritmo)
Materiais:
– Cordão grosso ou bambolê
– Tiras compridas de tecidos coloridos (pode ser TNT ou qualquer outro)
Como brincar:
Amarre várias em uma corda mais grossa ou em um bambolê como na imagem.
1) Para os bebês pequenos amarre o bambolê ou a fita larga sobre o berço ou em uma altura do chão que o bebê deitado de costas possa tentar alcançar as fitas com os pés e mãos, fazendo o brinquedo balançar. Auxiliando nos aprendizados de movimentos de pegar e empurrar.
2) Para aqueles que já engatinham ou caminham coloque o brinquedo em uma altura que estes possam alcançar tanto quando sentado como em pé, para que possam brincar de puxar e andar sobre as fitas. Pode-se fazer brincadeiras de achou/escondeu ao abrir as fitas como uma cortina e fechar.
3) Também pode-se formar caminhos de fitas e outros objetos. Em um corredor estreito prenda vários bambolês com as fitas, em alguns pode-se amarrar balões nas pontas das fitas ou outros objetos variados como chocalhos ou luzes brilhantes para as crianças atravessarem esse túnel de sensações se divertindo e estimulando sua curiosidade e percepções.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Mais ideias divertidas para fazer com os bebês:
Abraços, Shana Conzatti