Listo para vocês algumas atividades bem simples para auxiliar na educação de conceitos matemáticos simples que podem ser feitas em casa com os pais. Ideias que podem também ser enviados pelos professores como tema de casa.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01 e EF35EF01) e Matemática (EF01MA02, EF01MA06 e EF02MA06 e EF03MA06, EF03MA07)
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 e EI03CG02) e ET (EI02ET07 e EI03ET07)
Atividades simples de matemática para casa:
CRIANÇAS 3 Á 5 ANOS:
– Realize contagem oral de objetos variados em momentos de rotina.
– Diga um número e a criança deve pular ou bater palma naquela quantidade.
– Desenhe os números em uma folha grande e deixe a criança cobrir os números com massinha (pode ser massa de pão).
– Escreva os números em uma folha para a criança colar lã ou contornar com tinta.
– Escreva os números em uma folha e peça para a criança fazer desenho ou bolinhas de acordo com a quantidade indicada.
– Desenho os números em uma folha, recorte-os e peça para a criança colocar em ordem correta.
– Diga um número e a criança deve trazer ao adulto a quantidade de objetos referentes.
– Escreva números em pequenos papeis. Faça grupos de objetos com quantidades diferentes e ajude a criança a contar e descobrir qual o número que deve colocar naquele grupo.
– Escreva os números grandes no chão para a criança andar sobre.
– Desenhe formas geométricas básicas em um papel. E solicite para a criança encontrar objetos pela casa que lembre aquela forma: Por exemplo ao mostrar um círculo a criança pode trazer panela, pratos, copos…
– Faça jogos de arremesso em uma caixa com bolinhas de papel. Vá realizando a contagem de quantas bolinhas a criança acerta dentro da caixa e quantas erra.
– Desenhe as formas geométricas em uma folha para a criança pintar dentro ou contornar com lã. Diga o nome da forma.
CRIANÇAS 1° AO 2° ANO FUNDAMENTAL:
– Faça brincadeiras de sempre 10: escreva os números em uma folha e recorte. A criança deve encontrar as possibilidades de somar sempre 10, usando dois números, depois três, quatro números. Por exemplo: precisa colocar 5 + 5, 5 + 4 + 1…..
– Escreva os números para as crianças escreverem seus nomes por extenso.
– Pegue uma folha e faça jogos de dados: A criança joga o dado e anota o número. O adulto joga o dado e anota seu número, e a criança deve realizar a soma dos dois dados.
– Jogue rouba monte com cartas: Divide-se o baralho em dois. Cada pessoa deve ir jogando uma quarta por vez e quem jogar a carta maior ganha o monte para si. Se as duas cartas são iguais fica no monte. Ganha quem tiver mais quarta ao final.
– Realize problemas orais matemáticos usando o cotidiano: Preciso comprar duas caixas de leite, uma é R$ 4,00 qual o valor de duas?
– Faça desafios de contagem: chegar até 20, até 30, até 50….
– Usando feijões ou qualquer outro grão faça desafios da criança acertar os grãos dentro de um potinho. Fazendo a contagem de quantos acerta. Desafie que a criança acerte 50 ou mais grãos.
– Desenhe formas geométricas na folha para a criança escrever seus nomes.
– Diga o nome de alguma forma geométrica e a criança deve procurar um objeto pela casa que represente aquela forma: Retângulo trazer caixa de sapato, folha de papel…
– Jogo dos pontinhos: desenhe vários pontinhos na folha. A criança deve jogar o dado e montar um grupo circulando a quantidade de pontinhos do dado. E assim vai fazendo até não ter mais bolinhas sobrando.
CRIANÇAS 3° AO 5° ANO FUNDAMENTAL:
– Proponha jogos de desafios como o pim: a criança vai falando a sequência numérica a cada dois ou três números deve dizer Pim ao invés de dizer o número.
– Faça brincadeiras de sempre 100: escreva as dezenas em uma folha e recorte. A criança deve encontrar as possibilidades de somar sempre 100, usando dois números, depois três, quatro números. Por exemplo: precisa colocar 50 + 50, 50 + 40 + 10…..
– Ao fazer uma receita com a criança: peça para ela reescrever a receita pensando como seria os ingredientes ao dobrar, tripicar ou fazer a metade da receita.
– Coloque objetos em ordem e solicite que a criança escreva o nome da posição desse objeto (primeiro, segundo…)
– Jogue sempre 7: Com um baralho de carta. É dado 7 cartas por jogador. Ao meio é colocado 5 cartas. Um jogador por vez deve pegar uma carta de sua mão e quantas desejar das cartas ao meio até somar 7. Após as cartas do meio são repostas para a vez do próximo jogador. Ganha quem tiver pego mais cartas ao final.
– Observa objetos variados e anotar quantos lados possui (olhar uma caixa, um copo…)
– Realize problemas orais matemáticos usando o cotidiano, no qual a criança precise escrever o resultado: Preciso comprar seis caixas de leite, uma é R$ 4,00 qual o valor das 6?
– Ao fazer bolos ou pizzas em casa divida em fatias e aproveite para trabalhar frações. Temos 8 fatias, quantas fatias precisamos comer para deixar 2/8? Ou para deixar a metade para amanhã?
– Ao abrir pacotes de bolachas e chocolates proponha problemas de divisão: Temos 10 bolachas como iremos dividir para você e seu irmão comerem a mesma quantidade?
– Brincadeiras de estimativa: encha pequenos potes com grãos ou faça montinhos de grãos e a criança e os adultos devem tentar adivinhar mais ou menos quantos grãos tem ali: centenas, dezenas… Depois deixe a criança fazer a contagem dos grãos para ver quem se aproximou mais do número certo.
– Jogo dos pontinhos: desenhe vários pontinhos na folha. A criança deve jogar dois dados e montar um grupo circulando a quantidade de pontinhos resultando do resultado da soma dos dados. E assim vai fazendo até não ter mais bolinhas sobrando.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Ideias extras de jogos matemáticos para mesa:
Abraços, Shana Conzatti