atividades sobre emoções alinhas a bncc

Trago duas ideias de Atividades sobre sentimentos para trabalhar as expressões faciais, identidade e motricidade fina com educação infantil simples de fazer, com os objetivos da BNCC listados para montar seu planejamento.

Atividades sobre sentimentos:

Modelando Emoções:

Ed. Infantil: TS  (EI01TS03, EI02TS03, EI03TS03)  CG (EI01GC05, EI02CG05, EI03CG05)

modelando emoçõesMATERIAL:

  • Folhas com desenhos das emoções (faça com canetinha como na imagem ou imprima alguma das folhas do material de apoio com os Emojis e monte as fichas).
  • Massinha de modelar
  • Músicas sobre os sentimentos

 

COMO FAZER:

Momento 1: Coloque uma ou várias músicas sobre emoções e deixe as crianças dançarem. Vá fazendo gestos com elas e cantando para elas imitarem. Pode-se fazer o ritmo da música com palmas ou batendo os pés.

Momento 2: Converse com as crianças sobre o quê a música falava e relembra a aula anterior. Mostre as imagens das expressões feitas no papel. Vá perguntando qual é aquela emoção. Depois entregue uma folha por criança e as desafie a reproduzir aquele rostinho utilizando a massinha de modelar. Vá ajudando na orientação de fazerem bolinhas ou cobrinhas conforme a necessidade. Após troque as fichas para as crianças testarem novas possibilidades.

Momento 3: Desafie as crianças a tentarem refazer os rostinhos com a massinha, mas desta vez apenas observando a imagem. Devem modelar diretamente sobre a mesa. Pode-se também dizer uma emoção e todas as crianças devem tentar modelar aquela emoção como acharem melhor.

OBS.: Para os bebês de até 2 anos faça o momento 1 como proposto. No momento 2 mostre as imagens dos rostinhos grandes para as crianças passarem os dedinhos sobre os contornos. Ajude a criança a nomear cada emoção e se desejar faça a expressão de modo marcado para os bebês imitarem. Para os maiores faça os outros momentos como propostos.

 

Quebra-cabeça das emoções:

Ed. Infantil: EF (EI01EF06, EI02EF01, EI03EF01)  CG (EI01GC05, EI02CG05, EI03CG05)

 

atividade emoçãoMATERIAL: Rostinhos de emoções impressos ou foto do rosto das crianças demonstrando emoção.

 

COMO FAZER:

Preparação: Cole os rostinho em uma cartolina ou EVA. Recorte as fichas e as divida ao meio, separando a parte superior da inferior como na imagem. Conforme o número de crianças pode-se fazer várias cópias do jogo.

Desenvolvimento:

Momento 1: Separe as cartinhas por parte superior do rosto e parte inferior. Espalhe o monte com as parte inferir ao alcance das crianças. E vá mostrando uma parte superior por vez e solicite que as crianças encontre a “boca” que representa aquele sentimento. Deixe as crianças pensarem sobre que sentimento é esse e conferir com outras fichas de sentimentos já usados. Então as ajude a nomear o sentimento. Vá completando os quebra-cabeças de modo coletivo. Se estiver usando as fotos das crianças, aproveite para questionar o nome daquela criança.

Momento 2: Divida as crianças em pequenos grupos com algumas cartas e deixe-as brincarem tentando encontrarem os pares. Deixe o jogo na sala para brincarem nos momentos livres.

Momento 3: Entregue uma folha em branco e deixe a criança tentar desenhar as emoções, observando as peças do quebra-cabeça.

 

VARIAÇÃO POR NÍVEL:

1°: Para os bebês de até 2 anos faça o jogo preferencialmente com fotos das próprias crianças. No momento 1, use no máximo quadro pares por vez. Coloque a carta superior na parede e deixe os maiorzinhos tentarem encontrarem o par, vá ajudando colocando algumas partes inferiores abaixo da colada na parede e perguntando: Será que é a boquinha certa? Faça cada par com fotos de crianças diferentes para facilitar que encontrem o par devido as características das crianças. Nomeie as emoções das fotos. Depois deixe as imagens ao alcance dos bebês para eles interagirem e montarem quando desejarem.

 

2°: A partir de 2 anos e meio faça todos os momentos como propostos. No momento 3 organize de modo individual o desenho, assim pode-se orientar a criança em quais partes faciais são necessárias e questioná-la sobre que sentimento está tentando reproduzir.

 

atividades sentimentos

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: