Atividade de Educação Infantil e Ensino fundamental de produção de poesia e educação emocional através da confecção da boneca das emoções. Ideias artísticas e de português alinhadas à BNCC. (Essa atividade que faz parte do plano de aula com mais 11 sequências didáticas na nossa loja “Planos de aulas e projetos”: Lidando com emoções, CLIQUE AQUI para conhecer a apostila completa)
Boneca das emoções: criando poesia
Principais objetivos da BNCC: EI02EF09, EI03EF09 / EF15AR04, EF12LP05, EF35LP23, EL35LP31
Objetivos gerais: Nomear emoções, relacionar expressão facial, produzir fantoche e desenvolver o desenho.
MATERIAL: Palito de picolé, Cola e tesoura, Folhas de desenho branca, rosa, amarela, marrou ou outra cor, Canetinhas e lápis de cor
COMO FAZER:
Momento 1: Escreva algumas emoções no quadro. Peça para as crianças irem dizendo palavras que rimem com cada emoção. Escreva essas palavras rimadas ao redor de cada emoção.
Momento 2: Proponha que as crianças criem poesias em seus cadernos usando pelo menos três emoções e as palavras que rimem com estas, se encontrarem outras palavras que rimam podem também usar. Depois que criarem suas poesias, ajude-as a corrigir. Para então lerem aos colegas. Exponha as poesias em sala ou em mídias sociais da turma. Conforme o nível de sua turma exija mais da poesia.
Momento 3: Convide as crianças a criarem a boneca das emoções. Deve-se cortar as folhas em círculos, então colar a primeira no palito. Os outros círculos dobre ao meio para marcar e grampeie na primeira folha como na imagem. Em cada círculo as crianças desenham as expressões faciais que desejarem. Depois podem brincar com seus bonecos imitando as expressões, nomeando-as ou usando para criar histórias ou declamarem suas poesias.
VARIAÇÃO POR SÉRIE:
Para as crianças da Ed. Infantil faça os momentos de modo oral e mais lúdico, a poesia pode ser feita coletivamente com ajuda do professor.
1° e 2°: Faça os momentos como proposto. No momento 2 proponha que criem apenas frases que rimem com cada emoção. Vá ajudando na montagem da frase como escriba. Ou então escreva as frases ditas no quadro, deixando que as crianças escrevam algumas palavras já conhecidas.
3°, 4° e 5°: Faça todos os momentos como previstos.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti