Essa brincadeira matemática de Páscoa ajuda as crianças a relacionarem o número à quantidade e a sequência numérica, além de divertida. Fiz com os números de 1 ao 10, mas conforme o nível de sua turma pode ser feito com contas e resultados de contas, com a tabuada trabalhada, com as dezenas ou centenas e seus nomes por extenso.
Jogo matemático do coelho:
Objetivos gerais: conhecer a sequência numérica, relacionar número a quantidade, desenvolvimento de rapidez de raciocínio.
Objetivos BNCC: ET (EI02ET07, EI02ET08 – EI03ET07)
Material:
- Folha grande ou cartolina (ou desenhe no quadro)
- Papéis laranja e verde
- Canetinha
- Durex
Desenvolvimento:
Momento 1: Monte a tabela enfeitada como se um coelho a segurasse, escreva a sequência numérica. E nas cenouras desenhe as bolinhas conforme a quantidade. Cole pequenos pedaços de durex ao lado dos números na tabela.
Coloque sobre a mesa as cenouras com as quantidades viradas para baixo. Vá chamando uma criança por vez para escolher uma cenoura, contar as bolinhas e colar a cenoura sobre o número correto. Outra forma de brincar é espalhar as cenouras pela sala (ou esconder) as crianças devem encontrar as cenouras e colarem rapidamente no local correto.
Mais uma variação é deixar as cenouras com as quantidades à mostra. A professora fala um número e as crianças devem encontrar a cenoura que corresponde a essa quantidade e colar na tabela.
Momento 2:
Trabalhe com seus alunos a questão do registro, proponha que eles tentem representar a brincadeira com desenhos. Alguns podem tentar reproduzir a tabela e desenhar as cenouras. Ou entregue uma folha com um réplica do jogo para eles apenas completarem com os números ou desenharem as cenouras.
obs.: Essa atividade faz parte do plano de aula com 10 sequências didáticas para Ed. Infantil com os códigos da BNCC de nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Outras ideias de atividades com a Páscoa.
Abraços, Shana Conzatti