Separei mais algumas brincadeiras calmas para vocês fazerem com seu alunos em momentos de espera entre atividades, ou no final da aula. Espero que gostem.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01 e EF35EF01)
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03, EI02CG05 e EI03CG02, EI03CG05) e EO (EI02Eo3 e EI03Eo3)
Brincadeiras Calmas II
1. História Animada:
Objetivos: desenvolver atenção, agilidade, memória e diversão.
Material: Nada
Idade: a partir de 4 anos.
Como brincar: Coloque as crianças sentadas em círculo no chão ou em cadeiras. A professora começa a contar uma história (algo inventado), e cada vez que falar as palavras combinadas as crianças devem fazer os gestos combinados. Por exemplo: toda vez que falar ônibus as crianças devem levantar e sentar novamente, quando falar passageiro as crianças devem bater palmas…
Dificulte os gestos e a quantidade de palavras de acordo com a idade dos seus alunos. Para crianças maiores elas podem ser convidadas a inventarem as histórias para a brincadeira.
2. O limão:
Objetivos: atenção, coordenação, categorização, memória, paciência por sua vez, desenvoltura, vocabulário.
Material: uma bola pequena
Idade: a partir dos 3 anos.
Como brincar: Com as crianças sentadas em roda elas devem passar a bola de mão em mão até a música acabar. Quem fica com a bola (o limão) na mão quando a música acaba deve pagar uma prenda como falar o nome de um animal, cantar uma música, dizer uma letra… Escolha prendas de acordo com o conteúdo trabalhado, reforçando que não pode-se repetir as palavras.
Música: o limão entrou na roda, ele passa de mão em mão. Ele vai, ele vem, ele vai, ele vem, ele ainda não chegou. Ele ainda não chegou. Chegou.
3. Jogo do sério:
Objetivo: concentração, atenção ao colega, autocontrole.
Material: nada
Idade: a partir dos 4 anos.
Como brincar: distribua as crianças em duplas, trios ou quartetos. Em cada grupinho, uma criança por vez deve tentar fazer as outras crianças rirem. Ganha a criança que conseguiu ficar mais tempo séria. Essa brincadeira é uma ótima estratégia para aqueles momentos em que nós, professores, precisamos trabalhar com uma ou duas crianças e deixar as outras crianças com menos supervisão, pois depois de ensinada a brincadeira as crianças podem brincar sozinhas.
4. Olha o choque:
Objetivo: atenção, concentração, desenvolver a capacidade de manter silêncio, coragem, desenvoltura e paciência, escolhas.
Material: nada
Idade: a partir dos 4 anos
Como brincar: uma criança é convidada a sair da sala. Então as outras crianças combinam quem é o eletrizado. Quando a criança volta para a sala ela deve descobrir quem é o eletrizado tocando nos colegas. Quando tocar na criança correta todos devem dar um grito. E assim outra criança é escolhida para sair e a brincadeira se reinicia.
5. Segure o ar ao máximo:
Objetivo: educação da respiração e persistência, percepção de seus limites, atenção, trabalhar a musculatura facial e expressão dos fonemas.
Material: nada.
Idade: a partir dos 3 anos
Como brincar: com as crianças até 5 anos desafie-as a todas juntas a soltar o ar com força dizendo “ahhhhh” e depois outros fonemas, a criança que conseguir manter o ar por mais tempo é quem ganha. Para as crianças maiores coloque-as em círculo, uma criança por vez faz o “ahhhh” até o máximo que conseguir, quando perceber que está acabando seu ar deve apertar a mão do colega ao seu lado para esse continuar o “ahhhh” e assim vai se seguindo a corrente, dos que estão terminando o ar e os que estão iniciando. Você pode ir mudando para outros som como “shiiiiii”, “Uhhhh”, “ehhhh”……
6. Telefone sem fio:
Objetivo: atenção auditiva, articulação das palavras, noção de altura do som, paciência, concentração.
Material: nada.
Idade: a partir dos 4 anos.
Como brincar: coloque as crianças em círculo. Fale uma palavra ou frase (conforme a idade das crianças) no ouvido de uma criança. Essa criança deve passar a palavra adiante sussurrando no ouvido do colega, e assim por diante. A última criança deve dizer em voz alta a palavra para ver se está certou ou esta se perdeu durante a brincadeira.
7. Atar e desatar nós:
Objetivos: coordenação fina, paciência, agilidade, aprender a atar e desatar.
Material: vários cordões grossos (os mais grossos é mais fácil para atar e desatar)
Idade: a partir dos 5 anos
Como brincar: Faça vários nós em um cordão e dê para as crianças desatar. Ou divida a turma em alguns grupos e entregue uma corda para cada grupo, todas as crianças do grupo devem fazer um nó na corda, troca-se as cordas e então cada criança do grupo deve desatar os nós. Ganha o grupo que conseguir desatar primeiro todos os nós.
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Abraços, Shana Conzatti