Juntei três brincadeiras bem legais usando materiais simples para trabalhar conceitos de alfabetização para crianças da Ed. Infantil e com formação de palavras para o Ens. Fundamental. Brincadeiras que podem ser realizadas em casa como complemento da aprendizagem ou na escola.
Brincadeiras com letras e formação de palavras:
1) Argolas alfabéticas:
Objetivos Gerais BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 – EI03CG02) e EF (EI02EF09 – EI03EF09) e EO (EI02EO03 – EI03EO03)
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02) e Português (EF01LP07, EF01LP09, EF01LP15 – EF02LP02 ao EF02LP05, EF02LP10, EF02LP11 – EF03LP01 ao EF03LP03 – EF04LP01, EF04LP02)
Desenvolve:
– Motricidade ampla (arremesso, noção de distância e força)
– Coordenação viso-motora
– Noções alfabéticas (letra inicial, sílabas)
– Percepção de sinônimos, plural, diminutivo…
Materiais:
– Argolas feitas com fios ou arames.
– Cones ou peças de encaixe formando torres
– Fita crepe
– Caneta
Como brincar:
Organize os cones distantes uns dos outros, pode-se colá-los sobre uma superfície de papelão. Ou faça as torres com peças de encaixe. Em cada torre/cone cole um pedaço de fita crepe e escreva uma letra ou palavra (de acordo com o nível da sua turma).
A brincadeira consiste na criança atirar a argola tentando acertar algum cone. Quando acertar deve dizer uma palavra, de acordo com a combinação prévia: como falar uma palavra que inicie com aquela letra, ou falar o diminutivo, o plural, uma palavra com mesmo número de sílaba… Faça o desafio de acordo com o conteúdo que deseja ensinar para seus alunos.
Essa brincadeira pode ser usada várias vezes para trabalhar conteúdos de português ou mesmo de outras matérias como colocar perguntas sobre qualquer conteúdo nas torres os quais as crianças devem responder ao acertar as argolas.
2) Torres de Palavras
Objetivos Gerais BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI02CG03 – EI03CG03) e EF (EI02EF09 – EI03EF09) e ET (EI02ET05 – EI03ET04)
Ens. Fundamental:
Português (EF01LP05, EF01LP10 – EF02LP03, EF02LP04 – EF03LP01 ao EF03LP03 – EF04LP01, EF04LP02 – EF05LP01)
Desenvolve:
– Capacidade de empilhar blocos (equilíbrio, noção de tamanho/altura, raciocínio lógico)
– Capacidade de formar palavras
Materiais:
– Caixas de leite
– Papel pardo ou colorido
– Cola e tesoura
– Ou peças de encaixe
– Canetinha
Como brincar:
Forre as caixas com papel pardo ou colorido para formar os blocos, ou pegue peças de jogos de encaixe.
1) Em cada peça/caixa escreva a letra. A brincadeira é as crianças encaixarem as letras formando o alfabeto. Aproveite para fazer a contagem de quantas peças foram usadas.
2) Escreva várias letras nas peças ou caixas deixando que as letras se repitam e desafie a criança a montar palavras com essas letras de acordo com o nível de alfabetização desta. Para os pequenos pode-se apenas ir perguntando qual palavra iniciar com aquela letra enquanto vão montando as torres. Para os maiores, ainda, use as peças para montar frases, em cada peça escreva partes possíveis da frase (pronome, adjetivo, verbo…) e a criança deve escolher quais peças irá usar para montar uma torre de frase que esteja correta.
3) Letra no escuro
Objetivos Gerais BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI02CG05 – EI03CG05) e EF (EI02EF09 – EI03EF09)
Ens. Fundamental: Português (EF01LP05, EF01LP10 – EF02LP03, EF02LP04 – EF03LP01 ao EF03LP03 – EF04LP01, EF04LP02 – EF05LP01)
Desenvolve:
– Combate o medo ao escuro
– Noção de luminosidade (claro/escuro)
– Coordenação viso-motora
– Reconhecimento do nome de letras
– Percepção de letra inicial
– Formação de palavras
– Percepção das dificuldades ortográficas
Materiais:
– Papel
– Fita crepe ou durex
– Canetinha grossa
– Lanterna com boa luminosidade e fácil de segurar
Como brincar:
Recorte o papel em quadrados médios, escreva em cada quadrado as letras desejadas. Cole com o durex os papéis na parede ou no teto de um ambiente que fique na penumbra no momento da atividade. Para quem fizer em casa pode ser colocado os papéis no teto sobre a cama da criança, na escola use a sala de vídeo ou soninho que costumam ter cortinas.
1) Deite com as crianças ou fique perto da parede e com a lanterna vá iluminando as letras para as crianças dizerem os nomes desses. Depois diga o nome de uma letra ou número e deixe a criança encontrar com a lanterna.
2) Para os maiores diga uma palavra e a criança deve apontar com a lanterna a letra que inicia, ou qual a dificuldade ortográfica como apontar o X ou o CH. Use para trabalhar os grupos de palavras adequados ao nível de ensino das suas crianças.
Mais ideias lúdicas com letra inicial:
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti
Excelentes atividades, parabéns vou colocar em prática já. Obrigada. 😀👍
Obrigada pelo carinho. Fico feliz que ajudou.