Trago para vocês algumas ideias de brincadeiras de adivinhas que podem ser feitas na sala de aula. São ótimas brincadeiras para aqueles momentos de final de aula quando esperamos o sinal tocar ou entre atividades.
Chamo de brincadeiras de adivinhas aquelas em que as crianças devem descobrir a resposta correta entre várias possibilidades.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01 e EF35EF01)
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03, EI02CG05 e EI03CG02, EI03CG05) e EO (EI02Eo3 e EI03Eo3)
Brincadeiras de adivinhas
1. Qual o desenho?
Objetivos: atenção, coordenação motora, percepção visual, desenvoltura, comunicação.
Material: quadro, giz e papéis com nomes de objetos.
Idade: a partir de 5 anos.
Como brincar: Escreva em papéis os nomes de objetos, ou animais, ou frutas. Você pode escolher uma categoria que esteja trabalhando. Uma criança por vez vem ao quatro e pega um papel. Essa criança deve representar a palavra com desenho e os colegas devem adivinhar o que é. Quem acerta será o próximo a ir ao quadro. Para crianças que não leem, você pode falar a palavra no ouvido.
2. Qual é a palavra?
Objetivos: memória, raciocínio, classificação, comunicação, controle de ansiedade, parte e todo.
Material: fichas de nomes de animais/frutas/objetos (podem ser a mesmas do jogo anterior). Ou fichas com figuras para aqueles que não leem.
Idade: a partir dos 4 anos, para categorias simples.
Como brincar: Uma criança pega uma ficha sem mostrar aos outros. Os colegas fazendo perguntas sobre as características desse objeto, as quais a criança irá responder com sim ou não, vão tentar adivinhar qual é a figura ou a palavra.
3. Cadê o objeto?
Objetivos: Desenvolver noção espacial, localização, atenção, percepção auditiva.
Material: um objeto pequeno.
Idade: a partir dos 3 anos.
Como Brincar: As crianças viram de costas para a professora, essa esconde o objeto previamente combinado. Após as crianças devem procurar pela sala o objeto. A professora ajudará dizendo está perto ou longe. Para crianças a partir de 5 anos, pode-se pedir para uma criança sair sala. O objeto será escondido por outro colega que irá orientar o colega que voltou para a sala para ajudá-lo a encontrar. Assim trocando as crianças.
4. Qual é a música?
Objetivos: memória, ritmo, atenção, vocabulário, desenvoltura.
Material: fichas com palavras ou figuras
Idade: a partir dos 4 anos.
Como brincar: A professora mostra uma palavra ou figura, ou fala uma palavra. As crianças devem cantar uma música que tenha essa palavra ou figura. Use palavras de acordo com o repertório musical de sua turma. Quando uma criança descobrir a música, esta pode cantá-la sozinha ou convidar os outros colegas para cantarem junto.
5. O que mudou?
Objetivos: atenção, memória, percepção visual, observação do todo e de detalhes.
Material: nada
Idade: a partir dos 4 anos
Como brincar: Coloque as crianças em círculo. Diga para uma criança observar todos os colegas e a tire da sala. Dois colegas trocam de lugar. Quando a criança voltar deve adivinhar quem trocou de lugar. Esse jogo também pode ser feito em duplas, um da dupla deve observar seu colega com atenção e então virar de costas para este. O colega muda algo em sua aparência (dobra a camisa, muda o cabelo…) e o outro deve descobrir o que mudou. Também pode-se mudar objetos de lugar para as crianças descobrirem o que mudou na sala de aula.
6. Qual a resposta?
Objetivos: atenção, desenvoltura, fixação de conteúdo.
Material: caixinha e fichas com perguntas sobre um assuntos trabalhado (que vogal falta em Cas_, qual o resultado de 2+2, Qual o maior rio do Brasil….). Use perguntas de acordo com os conhecimentos de sua turma.
Idade: a partir dos 6 anos.
Como brincar: Coloque as crianças em roda. As crianças devem ir passando a caixinha até ouvirem o sinal da professora (pode ser uma palma, ou quando a música parar, ou quando terminar um músicas que eles estejam cantando). Quem tiver com a caixinha na mão quando der o sinal, deve pegar uma pergunta da caixinha e responder. Se acertar recebe parabéns, se errar outro colega que souber pode responder.
Mais ideias de brincadeiras AQUI.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti