Pensando em trazer mais ludicidade para a aprendizagem, organizei algumas brincadeiras de alfabetização e motricidade. Espero que estas ajudem vocês em suas práticas diárias.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Português (EF01LP01 ao EF01LP08 e EF02LP01 ao EF02LP06)
Ed. Infantil: EF (EI02EFo9 e EI03EF09) e CG (EI02CG03 e EI03CG02)
obs.: Os objetivos listados da BNCC são gerais do assunto do projeto, mas em cada atividade muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.
Brincadeiras de alfabetização e motricidade:
1. Pule na vogal:
Objetivos: trabalhar vogal inicial e final, atenção auditiva, atenção visual, agilidade, rapidez, lidar com frustração.
Material: vogais riscadas no chão ou em um papel colado no chão.
Idade: assim que se começar a trabalhar as vogais.
Como brincar: distribua as vogais no chão uma longe da outra. Chame uma criança por vez ou um grupo de crianças e diga uma palavra. As crianças devem correr e pular na frente da vogal que aquela palavra inicia. Você pode trocar para a vogal final. Para trabalhar a atenção visual, você pode mostrar figuras ao invés de falar a palavra.
2. Corrida das letras:
Objetivo: letras iniciais e finais, atenção auditiva, rapidez, agilidade, noção espacial, saber esperar.
Material: giz ou bambolê.
Idade: assim que iniciar o trabalho com a escrita do nome próprio.
Como brincar: coloque as crianças em círculo, marque os lugares com giz ou bambolê. Uma criança fica no centro do círculo. Ela deve falar a primeira letra do nome de um colega. Quem tem essa letra deve correr ao redor do círculo, e a que estava no meio deve tentar pegá-la (se forem mais de uma criança, elas correram também). Se a criança conseguir voltar ao seu lugar sem que o outro a tenha pego, ela está salva. Caso contrário é ela que ficará ao meio e dirá a próxima letra. Essa brincadeira pode ser feita com a professora nomeando as crianças com vogais, e assim a criança do meio deve dizer uma vogal para tentar pegar alguma das crianças que são aquela vogal.
3. Corrida do alfabeto:
Objetivos: fixação do alfabeto, atenção auditiva, memorização, agilidade, trabalho em equipe, atenção visual.
Material: dois conjuntos de cartões contendo as letras do alfabeto.
Idade: assim que for ensinado o alfabeto com sua sequência.
Como brincar: divida a turma em dois. Espalhe os cartões no chão com a face das letras para cima. A professora fala uma letra, e alguém da equipe deve pegar essa letra correr até o lugar combinado e colocar a letra e voltar para sua equipe. O jogo continua. O objetivo é ir colocando as letras do alfabeto na ordem certa. Para turmas mais avançadas na alfabetização, ao invés de dizer a letra, pode-se dizer palavras para a criança descobrir qual a letra inicial que devem pegar. Essa brincadeira pode ser feita com cartões com sílabas, a professora fala uma palavra e a equipe deve correr com as sílabas certas e montar a palavra.
4. Mais palavras:
Objetivos: vocabulário, desenvolver agilidade mental, coordenação fina, rapidez, concentração.
Material: quatro e giz.
Idade: crianças que já leiam.
Como brincar: divida a turma em dois. Coloque uma palavra no quadro, por exemplo: cão. Uma criança de cada equipe deve correr ao quadro e escrever novas palavas que contenham CÃO, como: cãozinho, macacão… Quando uma criança termina de escrever, outra da equipe deve correr e escrever outra palavra. Ao sinal da professora o tempo acaba. E é contado as palavras, quem tiver mais palavras corretas ganha o ponto. E assim pode-se repetir a brincadeira quantas vezes quiser. Para uma equipe não copiar as palavras uma da outra, você pode pensar em por uma divisória com tecido pendurado ou papel pardo.
5. A maior lista:
Objetivos: raciocínio rápido, vocabulários, caracterização de palavras, agilidade, motricidade fina, rapidez, organização de grupo cooperação.
Material: folha e lápis
Idade: crianças que já leem ao menos palavras simples.
Como brincar: divida a turma em trios ou em dois grupos. Entregue uma folha e lápis para cada grupo. Desafie os grupos a escreverem listas, quem conseguir o maior número de palavras sobre um assunto pré-definido ganha o ponto. Pode-se pedir que escrevam o máximo de palavras com três letras, que iniciem com determinada letra, de nomes de animais, de palavras terminadas em tal letra, de oxítonas….
Gostaram das brincadeiras? Comentem as variações e como foi brincar com sua turma.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Ideias lúdicas extras de alfabetização:
Abraços, Shana Conzatti