jogos de atenção

Brincar é algo essencial na infância, e é com a interação com o outro que as crianças desenvolvem em suas brincadeiras aprendizados importantes. Separei algumas brincadeiras de atenção envolvendo motricidade para divertir e ensinar na sala de aula ou em casa.

Brincadeiras de atenção e motricidade:

1) Telefone sem-fio tátil

Objetivos Gerais BNCC:

Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 – EI03CG02) e EO (EI02EO03 – EI03EO03) e ET (EI02ET07 – EI03ET07) e EF (EI02EF09 – EI03EF09)

Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02) e Matemática (EF01MA02) e Português (EF01LP10)

Desenvolve:

– Atenção e concentração

– Percepção tátil

– Capacidade de repetição motora

– Escrita de letras e números

– Motricidade ampla (movimentos variados)

Materiais:

– Nada

Como brincar:

1) Coloque as crianças em fila uma atrás da outra. A brincadeira é passar para frente os gestos com objetivo que a primeira criança da fila consiga reproduzir o movimento inventado lá no fim da fila. Ou seja, a última criança da fila inventa um movimento (como levantar as mãos e sacudir), mostra esse movimento para a próxima criança da fila, que deve reproduzir o movimento para a próxima criança e assim por diante até chegar à primeira criança da fila como se fosse o telefone sem fio.

2) Para os maiores use a brincadeira também para passar letras e números. A última criança escreve com o dedo nas costas da próxima criança uma letra ou número. E essa criança passa a diante nas costas do próximo colega a letra ou número. Até chegar a primeira criança que deve dizer em voz alta qual foi o número ou letra escrito em suas costas e assim conferir se o quê chegou foi o quê foi enviado.

2) Seja Rápido

Objetivos Gerais BNCC:

Ed. Infantil: CG (EI02CG03 – EI03CG02) e EO (EI02EO03 – EI03EO03)

Ens. Fundamental:

Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02)

Desenvolve:

– Atenção e concentração

– Atenção auditiva

– Motricidade ampla (mover braços, puxar, agilidade e rapidez)

Materiais:

– Bolinhas ou peças de encaixe

Como brincar:

Organize as crianças em duplas sentadas uma de frente para outra, ao meio coloque uma bolinha ou peça de encaixe.

A brincadeira é o adulto ir fazendo gestos que as crianças devem imitar (colocar a mão na cabeça, bater palmas, sacudir os braços…) até que ao invés do gesto o adulto grita “pegar” e assim as crianças devem pegar a bolinha que está no centro. Como há só uma bolinha a criança mais rápida e atenta pegará a bolinha. E assim marca ponto.

Repita a brincadeira enquanto houver interesse das crianças. Para os maiores eles podem ir anotando os pontos de cada rodada para então ao final somarem e descobrirem quem conseguiu pegar mais bolinhas/peças.

3) Imite o movimento

Objetivos Gerais BNCC:

Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 – EI03CG02) e EO (EI02EO03 – EI03EO03)

Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02)

Desenvolve:

– Motricidade Ampla (movimento do corpo)

– Capacidade de imitar movimentos

– Noção espacial

– Atenção e concentração

– Percepção de sequências

Materiais:

– Giz de quadro ou fita crepe

Como brincar:

1) Desenho com o giz ou monte com fita crepe no chão quadrados como na imagem, fazendo dois conjuntos um de frente para o outro. A brincadeira é imitar de modo correto a sequência do movimento do outro. Ou seja, um pula para frente e depois para trás, o outro deve fazer o mesmo. E assim vai se dificultando as sequências e trocando quem faz e quem imita.

2) Também pode-se brincar com duas crianças sentadas uma na frente da outra. Peça para as crianças estenderem as mãos sobre as mesas. E assim uma criança faz uma sequência de gestos (abrir ou fechar as mãos, bater a mão na mesa, mostrar apenas um ou dois dedos) e a outra criança deve repetir de modo correto a sequência.

 

Mais algumas brincadeiras legais para sala de aula:

 

jogos e brincadeiras

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: