Brincar é algo essencial na infância, e é com a interação com o outro que as crianças desenvolvem em suas brincadeiras aprendizados importantes. Separei algumas brincadeiras de atenção envolvendo motricidade para divertir e ensinar na sala de aula ou em casa.
Brincadeiras de atenção e motricidade:
1) Telefone sem-fio tátil
Objetivos Gerais BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 – EI03CG02) e EO (EI02EO03 – EI03EO03) e ET (EI02ET07 – EI03ET07) e EF (EI02EF09 – EI03EF09)
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02) e Matemática (EF01MA02) e Português (EF01LP10)
Desenvolve:
– Atenção e concentração
– Percepção tátil
– Capacidade de repetição motora
– Escrita de letras e números
– Motricidade ampla (movimentos variados)
Materiais:
– Nada
Como brincar:
1) Coloque as crianças em fila uma atrás da outra. A brincadeira é passar para frente os gestos com objetivo que a primeira criança da fila consiga reproduzir o movimento inventado lá no fim da fila. Ou seja, a última criança da fila inventa um movimento (como levantar as mãos e sacudir), mostra esse movimento para a próxima criança da fila, que deve reproduzir o movimento para a próxima criança e assim por diante até chegar à primeira criança da fila como se fosse o telefone sem fio.
2) Para os maiores use a brincadeira também para passar letras e números. A última criança escreve com o dedo nas costas da próxima criança uma letra ou número. E essa criança passa a diante nas costas do próximo colega a letra ou número. Até chegar a primeira criança que deve dizer em voz alta qual foi o número ou letra escrito em suas costas e assim conferir se o quê chegou foi o quê foi enviado.
2) Seja Rápido
Objetivos Gerais BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI02CG03 – EI03CG02) e EO (EI02EO03 – EI03EO03)
Ens. Fundamental:
Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02)
Desenvolve:
– Atenção e concentração
– Atenção auditiva
– Motricidade ampla (mover braços, puxar, agilidade e rapidez)
Materiais:
– Bolinhas ou peças de encaixe
Como brincar:
Organize as crianças em duplas sentadas uma de frente para outra, ao meio coloque uma bolinha ou peça de encaixe.
A brincadeira é o adulto ir fazendo gestos que as crianças devem imitar (colocar a mão na cabeça, bater palmas, sacudir os braços…) até que ao invés do gesto o adulto grita “pegar” e assim as crianças devem pegar a bolinha que está no centro. Como há só uma bolinha a criança mais rápida e atenta pegará a bolinha. E assim marca ponto.
Repita a brincadeira enquanto houver interesse das crianças. Para os maiores eles podem ir anotando os pontos de cada rodada para então ao final somarem e descobrirem quem conseguiu pegar mais bolinhas/peças.
3) Imite o movimento
Objetivos Gerais BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 – EI03CG02) e EO (EI02EO03 – EI03EO03)
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02)
Desenvolve:
– Motricidade Ampla (movimento do corpo)
– Capacidade de imitar movimentos
– Noção espacial
– Atenção e concentração
– Percepção de sequências
Materiais:
– Giz de quadro ou fita crepe
Como brincar:
1) Desenho com o giz ou monte com fita crepe no chão quadrados como na imagem, fazendo dois conjuntos um de frente para o outro. A brincadeira é imitar de modo correto a sequência do movimento do outro. Ou seja, um pula para frente e depois para trás, o outro deve fazer o mesmo. E assim vai se dificultando as sequências e trocando quem faz e quem imita.
2) Também pode-se brincar com duas crianças sentadas uma na frente da outra. Peça para as crianças estenderem as mãos sobre as mesas. E assim uma criança faz uma sequência de gestos (abrir ou fechar as mãos, bater a mão na mesa, mostrar apenas um ou dois dedos) e a outra criança deve repetir de modo correto a sequência.
Mais algumas brincadeiras legais para sala de aula:
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti