jogos classificação

Separar objeto de acordo com suas características é um importante aprendizado que faz a criança compreender a formação de conjuntos e combinações, além de trabalhar concentração e atenção. Trago  duas brincadeiras de classificação usando materiais do dia a dia que podem ser facilmente feito em casa ou qualquer sala de aula.

Brincadeiras de Classificação:

1) Classificação com talheres

Objetivos Gerais BNCC:

Ed. Infantil: CG (EI02CG05 – EI03CG05) e ET (EI02ET07, EI02ET05 – EI03ET07, EI03ET05)

Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02) e Matemática (EF01MA01, EF01MA08, EF01MA09 – EF02MA06 – EF03MA05 – EF04MA03 – EF05MA07)

Desenvolve:

– Motricidade fina (pegar)

– Noção de classificação

– Noção de conjuntos de objetos

– Percepção de quantidade

– Noção de adição e subtração

– Resolução de problemas matemáticos

– Noção de dobro, metade, triplo

– Montagem de sequências lógicas

Materiais:

– 4 potes

– Talheres descartáveis ou da cozinha (facas, colheres, garfos)

Como brincar:

1) Coloque todos os talheres em um pote. E peça para as crianças os separarem nos outros potes de acordo com o tipo: um pote para garfos, outro para facas e outro para colheres. Ajude as crianças a fazerem a classificação dos objetos separando-os de modo correto. Depois realize a contagem de quantos objetos tem em cada pode. E realize a soma de dois ou três grupos.

2) Para os maiores faça problemas matemáticos do tipo: se tivesse metade das facas e o dobro dos garfos quantos talheres teriam? Três amigos vieram para jantar, quantos talheres precisamos colocar na mesa usando colheres, facas e garfos?

3) Use os talheres para montar sequências lógicas. Por exemplo, coloque na mesa dois garfos e uma faca e peça pra a criança continuar a sequência ao colocar mais dois garfos e uma faca e assim por diante. Vá dificultando as sequências para as crianças completarem. Deixe também elas inventarem sequências para outras crianças ou adultos completarem.

2) Classificando Meias:

Objetivos Gerais BNCC:

Ed. Infantil: CG (EI02CG04 – EI03CG02) e ET (EI02ET05, EI02ET07 – EI03ET05, EI03ET07)

Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02) e Matemática (EF01MA02, EF01MA03, EF01MA09 – EF02MA03, EF02MA07 – EF03MA07)

Desenvolve:

– Noção de classificação de objetos (cores e tamanhos)

– Noção de pares

– Noção de contagem

– Atenção

– Rapidez e agilidade

– Autonomia de vestir-se

– Perceber semelhanças e diferenças

Materiais:

– vários pares de meias (de crianças e adultos)

Como brincar:

1) Separe os pares das meias. Coloque a frente da criança várias meias sem pares. Fique com as outras meias do par e vá mostrando uma meia por vez. A criança que encontrar primeiro o outro par ganha o ponto. Depois realize a contagem de quantas meias cada criança pegou e depois de quantos pares.

2) Espalhe as meias pelo chão e desafie a criança a montar grupos, classificando as meias como grandes ou pequenas, coloridas ou de uma cor só. Faça a contagem de quantas meias tem em cada grupo.

3) Espalhe as meias pelo chão. Escolha duas crianças que devem ir vestindo os pares de meias. Ganha quem vestir mais pares no tempo indicado. Depois faça a contagem de quantos pares cada criança consegui colocar nos pés.

 

Mais algumas ideias com pareamento e lateralidade:

 

atividades com números

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: