Algumas ideias de brincadeiras cooperativas para desenvolver espírito de equipe e coleguismo desde as crianças pequenas.
Brincadeiras Cooperativas:
1) Passe o círculo
Objetivos Gerais BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 – EI03CG02) e EO (EI02EO03 – EI03EO03)
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02)
Desenvolve:
– Cooperação
– Motricidade ampla (força muscular, movimento cabeça)
– Força fono-articulatória
– Paciência e concentração
Materiais:
– Canudo que dobre ou colher
– Argola pequena de arame ou plástico
Como brincar:
Entregue um canudo por criança e as coloque em círculo, sentadas ou em pé. Coloque a argola em um dos canudos. O objetivo é a criança conseguir passar a argola do seu canudo para o canudo do colega sem usar as mãos e sem deixar a argola cair, estimulando o trabalho em equipe e concentração.
2) Passe o bambolê
Objetivos Gerais BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 – EI03CG02) e EO (EI02EO03 – EI03EO03)
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02)
Desenvolve:
– Cooperação
– Motricidade ampla (movimento do corpo, força muscular)
– Paciência
– Concentração
Materiais:
– Bambolê
Como brincar:
Coloque o bambolê no braço de uma criança e então peça que as crianças se deem as mãos e formem uma roda. O objetivo da brincadeira é conseguirem fazer o bambolê passar por todas as crianças sem que soltem as mãos. Estimulando o trabalho em equipe e paciência.
3) Caminho espelhado
Objetivos Gerais BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 – EI03CG02) e EO (EI02EO03 – EI03EO03)
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02)
Desenvolve:
– Cooperação
– Motricidade ampla (equilíbrio, movimentos do corpo, antecipação de movimento)
– Concentração e atenção
– Confiança no outro
– Noção de direita e esquerda
Materiais:
– Fita crepe ou durex colorido
– Cordas ou madeiras
Como brincar:
No chão usando o durex, corda ou madeiras monte um circuito espelhado como a imagem. Copiando as mesmas linhas nos dois lados do circuito aproximando e separando as linhas que podem ser retas ou sinuosas.
Duas crianças por vez de mãos dadas, uma de frente para a outra, devem percorrer o circuito andando sobre as linhas marcadas no chão sem caírem ou se afastarem.
Quando as crianças saírem das linhas peça que retornem ao início para refazerem o circuito até conseguirem chegar ao final.
Para os maiores dificulte o circuito acrescentando obstáculos como bancos ou cordas altas que devem passar por cima sem soltarem as mãos dos colegas. Fique por perto para evitar quedas.
Mais algumas ideias lúdicas:
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Abraços, Shana Conzatti