Brincadeiras divertidas que usando vários objetos desenvolvemos vocabulário, percepção de semelhanças e diferenças, percepções táteis e interação com adultos e outras crianças que podemos fazer em casa com a família ou na escola.
Brincadeiras divertidas:
1) O quê é?
Objetivos Gerais BNCC:
Ed. Infantil: CG (EI02CG5 – EI03CG05) e EF (EI02EF01 – EI03EF01) e ET (EI02ET01, EI02ET05 – EI03ET01, EI03ET05)
Ens. Fundamental:
Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02)
Desenvolve:
– Vocabulário
– Percepção tátil
– Percepção de característica de objetos (plástico, duro, gelado…)
– Noção de formas e cores
– Motricidade Fina (segurar)
Materiais:
– Caixa grande
– Tesoura
– Objetos variados (brinquedos, objetos de cozinha, materiais escolares…)
Como brincar:
Em uma caixa recorte dois círculos do tamanho suficiente para a criança passar as duas mãos. Separe vários objetos e entregue um por vez para a criança tentar descobrir que é o objeto apenas com as mãos. Aproveite esse momento para fazer perguntas sobre aquele objeto: se é duro ou mole? Qual a forma? Qual o material?
2) O quê sumiu?
Objetivos Gerais BNCC:
Ed. Infantil: ET (EI02ET01, EI02ET05 – EI03ET01, EI03ET05) e EO (EI02EO03 – EI03EO03)
Ens. Fundamental:
Ed. Física (EF12EF01, EF12EF03 – EF35EF01, EF35EF02)
Desenvolve:
– Memória
– Concentração
– Atenção visual
– Percepção de característica de objetos (plástico, duro, gelado…)
– Noção de formas e cores
Materiais:
– Objetos variados (brinquedos, objetos de cozinha, materiais escolares…)
– Tecido escuro
Como brincar:
Espalhe sobre a mesa alguns objetos. Para os pequenos três a cinco objetos, para os maiores pode ser até dez objetos. Comente sobre os objetos: cores, formas, materiais e usos. Depois peça para a criança observar cada material e os memorizar.
Cubra os objetos com o tecido e ao puxar o decido traga junto um dos objetos da mesa. A criança deve observar novamente a mesa e dizer qual objeto foi retirado da mesa.
Pode-se fazer essa brincadeira como desafio em equipes, no qual, várias crianças devem prestar atenção e depois dizer qual objeto está faltando. Ganhando pontos a equipe que acertar.
Para os maiores em momentos posteriores retire dois objetos por vez da mesa e veja se as crianças conseguem lembrar qual foi.
Mais algumas ideias de jogos para sala de aula:
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti