Ludicidade é um dos pilares da Educação Infantil e deveria também estar presente nas Séries Iniciais, pensando sobre isso decidi trazer uma lista de brincadeiras fáceis e divertidas para acrescentarmos em nossa rotina.
Neste post mostrarei brincadeiras musicadas, ou seja, aquelas que usamos como auxílio de um rádio e músicas diversas. Deixarei para outro momento aquelas brincadeiras em que nós professoras cantamos as músicas.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Ed. Física (EF12EF01 e EF35EF01)
Ed. Infantil: CG (EI02CG02, EI02CG03 e EI03CG02), TS (EI02TS01, EI02TS03 e EI03TS01, EI03TS03) e EO (EI02Eo3 e EI03Eo3)
Brincadeiras Musicadas
1. Estátua:
Objetivos: atenção auditiva, controle corporal, limites, equilíbrio, noção espacial, ritmo.
Material: rádio, cd com músicas infantis ou outras.
Idade: a partir dos 2 anos
Como brincar: As crianças dançam em quanto a música toca. Quando você parar a música, as crianças devem ficar em posição de estátua (não podem se mexer, rir ou falar). Para as crianças pequenas faça apenas essa parte e logo volte a tocar a música. Repetindo quantas vezes as crianças quiserem. Para crianças maiores aumente a dificuldade, aquelas que se mexerem ou rirem vão saindo da brincadeira até que sobre apenas uma estátua.
2. Dança da cadeira:
objetivos: atenção, controle do corpo, orientação espacial, controle da frustração, agilidade, respeito aos colegas e regras.
Material: Cadeiras suficientes para as crianças posicionadas em fila dupla (encoste as costas das cadeiras umas nas outras), rádio, CD de música.
Idade: a partir dos 4 anos
Como brincar: Arrume as cadeiras, deixe uma a menos do que o número de crianças. Ponha a música, quando você parar a música as crianças devem sentarem-se nas cadeiras. Aquela criança que sobra sai da brincadeira. Tire mais uma cadeira e repita a brincadeira até sobrar só uma criança. Reforce as regras de não empurrar os colegas.
Variação para Séries Iniciais: Vá tirando as cadeiras, mas as crianças não saem. Assim o objetivo da brincadeira é que todas as crianças consigam lugar (elas têm que se organizar para que isso aconteça, se tornando uma brincadeira cooperativa).
3. Dança no jornal
Objetivos: coordenação, equilíbrio, noção de força, regras, ritmo, atenção auditiva e visual.
Material: Uma folha de jornal para cada criança, rádio e CD.
Idade: a partir dos 5 anos
Como brinca: Quando começa a música a criança deve dançar sobre a folha de jornal. O objetivo é fazer isso sem rasgá-lo. Quando a música para quem rasgou o jornal saí, ficando no final quem conseguiu não rasgar. Para as crianças maiores, aumente a dificuldade, dando comandos para que testem movimentos novos, como dançar pulando, dançar com um pé só…
4. Trocando de casinha
Objetivos: noção espacial, atenção auditiva e visual, respeito as regras, coordenação, noção de dentro e fora.
Material: Bambolê para cada criança, rádio e CD
Idade: a partir dos 3 anos
Como brinca: Distribua os bambolês pelo chão, quanto mais longe um do outro melhor. Oriente as crianças a dançarem fora do bambolê, quando a música acabar elas devem correr para dentro de um bambolê. Só pode uma criança por bambolê. Deixe sempre um bambolê a menos do que o número de crianças. A criança que ficou sem bambolê deve sair da brincadeira. Assim repita até que sobre só uma criança. Reforce as regras de não empurrar.
Variação para Séries Iniciais: Vá tirando os bambolês e as crianças devem formar duplas, depois trios, depois quartatetos. Trabalhando assim conceitos matemáticos e cooperação.
5. Dança da laranja
Objetivos: cooperação, equilíbrio, ritmo, coordenação motora, noção espacial, atenção.
Material: Laranjas para cada dupla (pode ser bolinhas de plástico ou balões pequenos), rádio e CD.
Idade: a partir dos 4 anos.
Como brinca: Distribua as crianças em dupla. Cada dupla terá uma laranja que devem dançar com esta encostada em suas testas sem deixar cair. Vá mudando o ritmo da música enquanto as crianças dançam. Quem vai deixando cair as laranjas vai saindo da brincadeira. Para os maiores aumente a dificuldade dizendo para dançarem abaixados ou colocar a laranja em suas costas.
6. Acompanhe o ritmo
Objetivos: ritmo, noção de intensidade de som, atenção, cooperação, motricidade.
Material: Instrumentos musicais (pode ser objetos que produzam sons ao batermos uns no outros, ou apenas faça com palmas e batidas de pés), rádio e CD.
Idade: a partir dos 4 anos.
Como brinca: Coloque diferentes ritmos de músicas e desafie as crianças a tocarem os instrumentos ou baterem palmas conforme esse ritmo. Com os maiores, você pode deixar que eles descubram o ritmo fazendo sozinhos, com os menores bata palmas para mostrar o ritmo. Além de mudar o ritmo da música mude também seu volume.
Gostaram das brincadeiras? Divida nos comentários suas ideias.
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Abraços, Shana Conzatti