Duas ideias alinhadas à BNCC para trabalhar com seus alunos vários conceitos brincando com formas geométricas através da motricidade e de atividades artísticas.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Disciplina Artes (EF15AR04)
Ed. Infantil: Campos de experiências ET (EI02ET05 e EI03ET05) e TS (EI02TS02 e EI03TS02)
Brincando com formas geométricas:
1) Formas Geométricas e sensações:
Preparação: Desenhe as formas geométricas grandes no papel pardo. Organize o ambiente posicionando as tintas próximas aos papéis pardos. Retire os sapatos das crianças.
Desenvolvimento:
Momento 1: Mostre as formas para as crianças e converse sobre suas características. Questione se já sabem os nomes das formas. Explique-as como será a atividade e estabeleça regras de organização, como só andar com o pé com tinta sobre o papel pardo, de esperarem em algum lugar para terem os pés limpos e sobre quantas crianças irão por ver, e que não podem correr…
Momento 2: Permita que duas ou três crianças por vez pisem na tinta e vão fazendo o caminho contornando a forma geométrica, depois eles podem ir para outro papel para desenharem como quiserem com os pés.
Momento 3: Observem como ficou a pintura depois que todas as crianças participaram da atividade. Converse sobre como ficou as cores, quais misturas aconteceram. Se tem pés maiores ou menores, se é possível identificar de quem é o pé. (Plano de Aula para trabalhar os 5 sentidos, AQUI)
2) Criando imagens:
Momento 1: Entregue uma ou duas folhas com as formas impressas em folhas coloridas para seus alunos e deixe que eles cortem as formas.
Momento 2: Pode-se juntar as formas recortadas em grupos de 4 crianças. Desafie-as a criarem desenhos utilizando quantas formas desejarem. E que montem na folha de desenho a “paisagem” que desejarem. Usando a canetinha para completar os detalhes que acharem necessários.
Momento 3: No caderno peça para as crianças tentarem reproduzir as paisagens criadas, desenhando os quadrados, círculos… nas posições corretas para formarem a figura novamente. Deixe que as crianças se organizem como desejarem, se querem usar réguas, ou as linhas do caderno como apoio ou apenas fazerem algo aproximado.
Momento 4: No caderno cada criança observando sua criação ou a imagem reproduzida no caderno irá responder às perguntas escritas no quadro. Ajude as crianças com exemplos para que elas compreendam o quê realmente cada pergunta pede.
Curtiram as ideias?
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Duas atividades artísticas legais para trabalhar as formas geométricas:
Abraços, Shana Conzatti