O bullying virtual atinge muitas crianças e adolescentes, e raramente é algo que fica explicito na escola. Mas torna-se se essencial que o professor traga esse assunto em sala de aula para ajudar seus alunos a combaterem e evitarem esse tipo de violência. Estando em acordo com a concepção da BNCC de desenvolver respeito ao próximo, cidadania e amadurecimento emocional.
Essa didática tem como base o e-book infanto-juvenil “Clube da árvore solitária” disponível na Amazon e na nossa loja virtual. A história é uma ventura que visa incentivar o gosto pela leitura de nossos alunos, enquanto refletem sobre questões de combate do bullying e outros aspectos, contentando 10 outras ideias de atividades para do ensino fundamental ao médio.
Combatendo o bullying virtual na escola:
Objetivos: Identificar o quê é bullying virtual, conhecer meios de proteção e enfrentamento, perceber que palavras e ações machucam, criar uma rede de apoio.
Objetivos principais BNCC:
Fundamental I: EF15LP09, EF35LP17, EF35LP19, EF35LP20, EF35LP15
Fundamental II: EF69LP24, EF67LP20, EF67LP22, EF69LP30, EF69LP32, EF69LP01, EF69LP09,
Médio: EM13LP27, EM13LP30, EM13LP43, EM13CHS503, EM13CHS504
Desenvolvimento:
Momento 1: Peça que pesquisem sobre o quê é bullyibg virtual, procurem por fontes de instituições e ONGs. E quais leis já têm sobre o assunto (se são brasileiras ou internacionais…)
Momento 2: Deixe seus alunos exporem em sala o quê aprenderam sobre suas pesquisas. Se tiver algum caso real (algum que saiu na mídia) para ajudar na discussão traga.
Momento 3: A partir da pesquisa e a conscientização de como esse comportamento é errado. Aproveite para trabalhar a diferença de liberdade de expressão de discurso de ódio. Divida sua turma em trios e solicite que cada trio crie um banner (com imagem e frases de efeito) para ser colocado em alguma rede social da escola com o objetivo de alertar sobre o bullying virtual.
Os banners podem ser com conceitos explicativos sobre o tema, formas de combater, veículos de denúncias, sobre as leis… Deixe que sejam criativos. Converse com eles trazendo algum material sobre como imagens podem comunicar algo, estratégias de cores, textos e contrastes usadas na publicidade. Pode-se mostrar campanhas oficiais com temas parecidos para eles se inspirarem.
Complemente essa discussão sobre o combate do bullying virtual e outros modos de conflitos com nossos posts sobre o tema.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti