Sequência didática com a história cachinhos dourados e os três ursos trabalhando tamanhos, quantidades, cores e motricidade com a BNCC.
Tamanhos e os três ursos:
Objetivos Gerais: Perceber diferentes tamanhos (analisar centímetros e fazer a medição), Colocar na ordem crescente e decrescente, Classificar objetos por tamanho, Pintura e recorte, Trabalhar o esquema corporal no desenho, Trabalhar contagem e tabuada do 3, Fazer estimativa da quantidade de objetos por observação.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI01ET01, EI01ET05, EI01TS02 – EI02ET01, EI02ET05, EI02TS02, EI02ET07 – EI03ET01, EI03ET05, EI03TS02, EI03ET07
- Fundamental: EF01MA09, EF01MA15, EF01CI02, EF01MA02, EF01MA03 – EF02MA16, EF02MA07, EF02MA02
COMO FAZER:
Momento 1: Misture vários objetos e brinquedos (pode ser peças de jogos também). Após as crianças observarem esses objetos questione como podem separá-los por tamanho. Em três montes como os ursos (grande, médio e pequeno). Organize três espaços no chão para que possam ir separando os objetos nos montinhos. Conforme eles vão colocando vai surgir dúvidas se um objeto é grande ou médio, pequeno ou médio. Deixe que conversem e organizem como acharem melhor. Após pode-se reavaliar os montes e ver se há objetos que eles achem que devem ser trocados de conjuntos.
Com os montinhos prontos questione qual eles acham que há mais objetos, qual ficou com menos. Se desejarem podem fazer a contagem dos objetos para ter a confirmação.
Momento 2: Entregue a folha com os objetos da história para serem pintados e recortados. Peça que colem em outra folha em ordem crescente de tamanho. Após que desenhe os ursos donos de cada objeto. Relembre com as crianças como é o esquema corporal no momento do desenho, e fazendo as ressalvas de quais as diferenças que desenhar ursos possui.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
0 aos 2 anos: Faça o momento 1 como proposto, deixando mais lúdico e ajudando as crianças a encontrarem qual o montinho que devem colocar os objetos. Se preferir faça apenas o monte dos objetos pequenos e dos grandes, e selecione objetos com bastante diferença de tamanho.
3 anos aos 6 anos: Faça os dois momentos como propostos. Se for necessário entregue os objetos da folha já recortados para eles pintarem e colarem na ordem certa.
1° e 2° anos: Faça os dois momentos como propostos. No momento 1 aproveite para trabalhar a estimativa de objetos (eles olham os montinhos e tentam adivinhar quantos objetos há, e escrevem o número. Quem chegar á quantidade mais próxima vence). Crie também com as crianças critérios mais detalhados de qual objeto deve ir em qual montinho, estipulando que objetos até tantos centímetros são pequenos, de tanto a tanto centímetro são médios, e os a acima de tanto são os grandes. Deixe que as crianças meçam os objetos com régua para saberem em qual montinho devem coloca-los. E no momento 2 aproveite para trabalhar a tabuada do três ajudando as crianças a perceberem que 3 pratos + 3 cadeiras + 3 camas + 3 ursos é igual a 3×4. E traga outros desafios, como e se tivesse também 3 talheres, 3 copos….
Jogo de trilha dos três ursos:
Objetivos Gerais: Trabalhar números, sequência numérica e quantidade, Explorar diferentes texturas, Desenvolver a motricidade ampla (pular, engatinhar, equilibrar), Desenvolvimento gráfico: registrando experiências através de desenho, Trabalhar a tabuada ou somas/subtrações.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI01ET01, EI01CG02, EI02ET01 – EI02ET07, EI02CG03, EI02TS02 – EI03ET07, EI03CG02, EI03TS02
- Fundamental: EF12EF01 – EF01MA02, EF01MA06 – EF02MA01, EF02MA05
COMO FAZER:
Momento 1: Em uma tira de papel pardo construa um jogo de trilha separando em espaços com números. Ao final da trilha peça para uma das crianças desenhar a casinha dos ursos. Deixe seus alunos pintarem os quadrados.
Então jogue com duplas ou trios, em que uma criança por vez deve jogar o dado e pular a quantidade de quadrados caídos no dado. As crianças vão jogando até uma delas chegar na casa dos ursos e ser a vencedora. Dificulte dizendo que quando uma criança passa por outra elas tem que conseguir se manter no mesmo quadrado sem caírem, trabalhando também o equilíbrio. Ajude seus alunos a fazerem a contagem de quantos quadrados devem pular.
Momento 2: Ao final do jogo entregue uma folha de desenho, ou que façam no caderno, para eles reproduzirem a brincadeira através do desenho. Registrando como achar melhor.
Momento 3: Ao montar o jogo de trilha ao invés de pedir que as crianças pintem os quadrados, os preencha com diferentes materiais, e deixe seus alunos passarem pelo “caminho” com destino a casa dos urso experimentando as texturas com os pés descalços ou engatinhado.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
0 aos 2 anos: Faça o momento 3, conforme a criança passa por determinada textura ajude-a a nomear se é macio, áspero… e que material é aquele (algodão, folhas….). Os bebês pequenos podem ser ajudados a caminhar sobre o caminho. Ao final sobre a casinha desenhada coloque os ursinhos de pelúcia ou de toalha para incentivar as crianças passarem pelo caminho para irem busca-los.
3 anos aos 6 anos: Faça os momentos 1 e 2 como propostos.
1° e 2° anos: Faça os momento 1 e 2 como propostos. Ao criar o jogo de trilha ao invés de colocar a sequência numérica pode-se escrever uma conta de soma ou subtração, ou uma tabuada e quando a criança cai naquele quadrado ela dela dizer o resultado da conta para poder fazer a próxima jogada.
Ursos das cores com círculos:
Objetivos Gerais: Diferenciar cores e tamanhos, Identificar a forma geométrica círculo, Trabalhar paciência, atenção e regras na interação com os colegas, Desenho a partir de colagem, Relembrar o esquema corporal.
Objetivos BNCC:
- Ed. Infantil: EI01ET01, EI01EO03, EI01TS02 – EI02ET01, EI02EO06, EI02TS02 – EI03ET01, EI03EO03,
EI03TS02 - Fundamental: EF01MA15, EF01CI02, EF01MA14 – EF02MA06, EF02MA03, EF02MA15 – EF12EF01
COMO FAZER:
Momento 1: Misture os círculos e peça para seus alunos pegarem dois círculos de mesmo tamanho e cor, formando três pares. Ajude-os a formarem os pares, se necessário. Fale com eles sobre as características da forma e pergunte que outras coisas na sala possuem a mesma forma circular. Após solicite que montem os círculos na folha de modo que forme os três ursos, seguindo a regra de usarem o mesmo tamanho e a mesma cor ao fazer cada urso. Eles completam os ursos com canetinha, relembre com as crianças o esquema corporal e facial.
Momento 2: Divida as cartas com a imagem dos ursos e peça para seus alunos pintarem cada par com uma cor. Então junte as cartas e monte um jogo de memória. Pode-se colá-las em outro papel e recortar para que não dê para adivinhar qual a cor da carta enquanto estiver virada. Se sua turma for grande, monte grupos menores para jogarem, e para isso cada criança pode pintar mais um par para haver pares suficientes para ser jogado (o ideal é de 10 pares).
Ao finalizar o jogo ajude as crianças a realizarem a contagem das cartas que pegaram, e depois que contem em forma de pares. Trabalhe com eles essa noção de par (temos 1 par de sapatos, 1 para de meia….).
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
0 aos 2 anos: No momento 1 mostre para os bebês a forma círculo e monte três ursos grandes com os círculos como um cartaz. Deixe que os bebês pintem de modo coletivo, então o professor completa com o desenho do rosto e dos membros. No momento 2 traga as cartas já pintadas, deixe todas viradas com a imagem para cima no circulo e vá brincando com os bebês deles pegarem as cores que o professor diz, já ajudando a encontrarem as cores. Quando um bebê pegar uma carta aleatória, nomeie a cor para ele.
3 anos aos 6 anos: Faça os dois momentos como propostos, ajudando na colagem dos círculos no momento 1 e na contagem dos pares no momento 2.
1° e 2° anos: Faça os dois momentos como propostos. No momento 2 use as cartas após o jogo para trabalhar a noção par e ímpar. Coloque uma quantidade de cartas na mesa e questione se é um número par ou ímpar. Oriente seus alunos a fazerem a contagem total e depois irem formando pares, quando sobra uma carta sem par é por que o número é ímpar. E extrapole esse conceito para números maiores, em que seus alunos devem fazer bolinhas na quantidade dita e depois formar os pares para descobrir qual é par e qual é ímpar. Se eles chegarem a alguma conclusão, ajude-os a perceber que os números pares e ímpares são sempre os mesmos.
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Abraços, Shana Conzatti