Sequência didática com atividades sobre a comemoração junina trabalhando vários conceitos artísticos, matemáticos e de alfabetização.
Atividades Juninas:
1) Introdução ao tema:
Converse com seus alunos por quê comemoramos as festas Juninas mostrando as questões culturais do local em que vivem. Quais são os símbolos, comidas, vestimentas, músicas e brincadeiras típicas da época. (várias ideias AQUI).
2)Bandeiras Juninas:
Objetivos gerais: Motricidade fina, noção de cores e quantidades.
Objetivos BNCC:
- Berçário: EI01CG05 e EI01ET01
- Maternal: EI02CG05 e EI02ET04
- Pré-escola: EI03CG05 e EI03ET01
Entregue bandeirinhas coladas na folha. Separe pedaços de papel crepom de várias cores para as crianças decorarem as bandeirinhas fazendo bolinhas com o crepom como desejarem combinar as cores. Para os bebês e crianças bem pequenas, ao invés de bolinhas peça que rasguem pedacinhos do crepom e colem. Essas bandeirinhas podem ser usadas para decorar a sala ou mesmo como a capa de um cartão/convite para festa junina.
3) Caipirinha de palitos:
Objetivos gerais: Esquema facial, desenvolvimento da motricidade fina e desenho.
Objetivos BNCC:
- Maternal: EI02CG05 e EI02TS02
- Pré-escola: EI03CG05 e EI03TS02
- 1° e 2° ano: EF01LP02 – EF02LP01
Passe cola no papel para que as crianças colem os palitos uns aos lados do outro. Depois eles podem desenhar em um papel colorido um chapéu de caipira para colar na atividade, ou traga o chapéu já desenhado apenas para eles cortarem. Ajude-os a relembrar o esquema facial e deixe que desenhem o rosto da caipirinha sobre os palitos, testando as dificuldades de fazer isso. Cole tiras de crepom para ser o cabelo. Se desejar, a criança pode completar a caipirinha desenhando seu corpo abaixo.
Para criança em alfabetização peça que escrevam abaixo seus nomes, representando os caipirinhas. Ou uma frase sobre a festa Junina.
4) Cai cai balão:
Objetivos gerais: Motricidade fina, formas geométricas e experimentação artística.
Objetivos BNCC:
- Berçário: EI01CG05 e EI01TS02
- Maternal: EI02CG05 e EI02TS02
- Pré-escola: EI03CG05 e EI03TS02
Traga música do cai cai balão ou conte uma história sobre o balão junino. Mostre para eles uma imagem de como é o balão Junino que é diferente do balão de aniversário.
Entregue uma folha para eles pintarem com a esponja e a tinta azul. Após cole os palitos formando o balão, para os maiores oriente para eles colarem. Questione qual as formas geométricas que formaram com os palitos.
Ao final eles podem colorir os palitos com canetinha e prender fitinhas para decorar.
5) Jogo matemático das bandeirinhas:
Objetivos gerais: Desenvolvimento do desenho, esquema corporal, números e quantidades.
Objetivos BNCC:
- Maternal: EI02TS2 – EI02ET07, EI02ET08
- Pré-escola: EI03TS02 – EI03ET07
- 1° e 2° ano: EF01MA02 – EF02MA05
Coloque ao centro da roda várias bandeirinhas recortadas (as crianças podem recortar a partir de imagens impressas). Cada criança joga o dado e pega a quantidade de bandeirinhas indicada pelo dado. Conforme a quantidade pega, a criança pode jogar novamente. Ao final conte com seus alunos quantas bandeirinhas cada uma pegou. Se fizer mais de uma jogada, faça uma soma oral entre as duas jogadas para eles saberem qual o total de bandeirinhas que pegaram.
Deixe que colem as bandeirinhas sobre a linha feita em uma folha. Eles podem escrever nas bandeirinhas os números seguindo a sequência. Depois desenham eles dançando na festa Junina ou a cena junina que desejarem.
6) Cena Junina:
Objetivos gerais: Motricidade fina (desenho e recorte), esquema corporal e facial, expressão artística.
Objetivos BNCC:
- Maternal: EI02CG05 e EI02ET04
- Pré-escola: EI03CG05 e EI03ET01
- 1° e 2° ano: EF15AR26 – EF15AR04
Em uma folha coloque tinta vermelha e tinta amarela, deixe que dobrem a folha para ver como fica a mistura e a forma da fogueira. Depois eles colam palitos em baixo. Após seco recortem ao redor e colem em outra folha. Ao lado cole partes das roupas dos caipirinhas e deixe as crianças completarem o desenho mantendo as proporções corporais. Para as crianças em alfabetização podem escrever o nome dos objetos em cena ou uma frase sobre o quê gostam da festa junina.
obs.: Veja nossos planos de São João completos em nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti