Como a BNCC compreende a inclusão/diversidade?

A BNCC não trás em suas páginas um tópico específico sobre a inclusão, mas espalha em toda a base dicas de como está compreende a questão da inclusão/diversidade.
No próprio texto da base, encontramos que esta tem como objetivo “a construção de uma sociedade justa, democrática  e inclusiva”. Ou seja a inclusão faz parte de sua constituição, devendo ser trabalhada constantemente para podermos alcançar uma sociedade justa e democrática.
A inclusão deve ser ensinada de modo integral desde o Berçário. Quando ensinamos sobre o respeito ao diferente, estamos fazendo da inclusão algo natural ao indivíduo.
Nas 10 competências básicas para a educação, se prestarmos atenção, perceberemos que nas questões 8 e 9 está incorporada a ideia de inclusão e respeito.
8. Autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e dos outros com capacidade de lidar com elas e com a pressão do grupo.
9.  Exercício da empatia, diálogo, resolução de conflitos e cooperação, fazendo-se respeitar e promover respeito ao outro.
Ao reconhecermos as emoções dos outros, compreendemos o diferente e o aceitamos como pertencente ao nosso grupo. Assim como a exercício da empatia e cooperação.
Assim, a BNCC  propõem um desafio para a educação, ao colocar a inclusão como algo integrante da educação. Algo que devia ser natural ao cidadão, que é o  respeitar o próximo em suas limitações e características.
Como essa inclusão se dará de modo real dentro da sala de aula, vai depender de muitos outros fatores estruturais. Esperemos para ver como irá se desenrolar a questão.
O quê acham? A inclusão terá sucesso na BNCC?

 

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Abraços, Shana Conzatti

 

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