dicas para lidar com as crianças que mente, livros infantis sobre mentira, como lidar com a mentira infantil, criança mente?

Como agir quando a criança mente?

Muitas pessoas pensam que as crianças são incapazes de mentir, mas a verdade é que CRIANÇA MENTE. Contudo nem sempre a mentira contada é com a mesma intenção que o adulto, e por isso trago aqui algumas situações comuns em que as crianças podem omitir, retorcer ou inventar acontecimentos gerando assim a mentira.

Independente do motivo da mentira infantil, os pais devem ficar atentos para lidar com essas situação antes que virem um hábito e o adulto acaba por perder o controle e a confiança em seus filhos.

 

Por que as crianças mentem?

Antes do 5 anos de idade é comum a criança misturar a realidade com a imaginação, e por vezes acabe por lembrar como real algo imaginado ou mesmo ocorrido com outras criança. E desse modo mentem sem intenção. É a partir dos 5 ou 6 anos, que elas têm uma compreensão mais real e podem mentir sabendo estarem erradas para fugir de um castigo ou de uma responsabilidade.

Mentiras podem acorrer em situação como:

  • A criança quebrou/pegou algo que sabe que não devia e mente para fugir da desaprovação do adulto.
  • O mesmo vale para quando ela faz algo que sabe que não é permitido, podendo mentir que foi outra criança/animal ou mesmo um “amigo imaginários”.
  • Quando a criança deseja algo que não lhe foi ofertado, ela pode pedir para o outro adulto “mentindo” que aquele que negou disse que ela podia fazer ou pegar.
  • Algumas crianças metem por ciúmes ou raiva. Por exemplo, quando os pais dão mais atenção para outra criança. Podem mentir sobre coisas que a outra criança não fez, ou mesmo que eles tenha feito para ter a atenção dos pais. Ou mesmo quando são repreendidos pelos adultos, em alguns casos podem dizer a terceiros que apanharam ou receberam algum castigo na esperança do terceiro adulto “enfrentar” aquele que a criança ficou magoada.
  • Há crianças que ao ficarem impressionadas com acontecimentos vistos, podem interpretar como tendo acontecido consigo. E desse modo “mentem” que algo se passou com elas, mesmo quando não.

Contudo as crianças mentem em sua maioria das vezes por não compreenderem quais as reais consequências destas terem para si e para os outros. Por isso o mais importante é saber o que fazer diante da mentira, para que seu filho cresça com responsabilidade e sendo uma boa pessoa.

 

O quê fazer quando as crianças mentem?

Veja o post completo no nosso site sobre dicas do desenvolvimento infantil  e saúde emocional. Além de dicas de livros infantil para trabalhar esse tema com seus filhos ou seus alunos.

(LEIA O RESTANTE AQUI )

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: