Quem trabalha em escola ou tem contato com crianças sabe que acidentes podem acontecer a qualquer momentos, principalmente engasgos e sufocamento por comida ou mesmo objetos (como brinquedos). Sendo de extrema importância que todos os adultos e até os adolescentes saibam ao menos o básico do que fazer em situações assim, para evitar o pior.
Em 2018 foi aprovada a Lei Lucas (13722/18) que obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Essa lei foi pensada a partir no caso infelizmente triste de uma criança veio a óbito ao se engasgar com um lanche em um passeio da escola e não ter ninguém que soubesse fazer a manobra de Heimlich por perto. Sendo assim, trago para vocês algumas informações básicas para que possamos evitar que acidentes se tornem tragédias.
Como salvar uma criança ou bebê engasgados?
Primeiro de tudo mantenha a calma. E se houver alguém junto com você, peça para essa pessoa já chamar a EMERGÊNCIA, para caso as coisas se compliquem, esta já esteja a caminho.
Após aplique a manobra de Heimlich (como indicado nas imagens):
Aspectos importantes ao fazer a manobra de Heimlich:
- A mão fechada deve encaixar exatamente naquele espaço central abaixo das costelas (ou seja, no local do estômago).
- Pressione a mão para dentro e com um movimento para cima (em direção ao peito da criança ou bebê) para que o ar seja forçado para fora da garganta empurrando assim o objeto que está sufocando.
- Para bebês modere a força usando os dedos, e faça primeiro a manobra de bater nas costas com o movimento das costelas em direção a cabeça.
- Apoie a cabeça do bebê, para não haver danos na coluna. E tenha atenção para deixar a boca do bebê livre.
- Se não sentir-se seguro ao segurar o bebê, sente-se e apoie o bebê em seus joelhos, levemente inclinados para baixo. SEMPRE tenha o cuidado para não derrubá-lo.
- Evite assoprar a boca do bebê ou da criança para que o objeto não vá ainda mais para o junto.
- Se possível, garanta que alguém já esteja buscando ajuda de um profissional.
- Se você repetir duas vezes fazer a manobra e não tiver resultado corra para o local mais próximo com a criança (como posto de polícia, bombeiro, posto de saúde, hospital).
Não é sempre que podemos evitar acidentes, mas ao estarmos preparados para esses momentos temos MAIS CHANCES de sucesso. Segue abaixo a dica de um curso completo de primeiros socorro com preço acessível que penso que todos os professores, pais e pessoas que lidam com crianças deveriam ter. Saiba mais do curso, AQUI.
Desejo que tudo dê certo, e que você possa salvar qualquer criança ou bebê que estejam em suas mãos. Previna-se com informações, assim quando algo acontecer você já tem o conhecimento e pode agir mais rápido. Tenha os vídeos sobre primeiro socorros salvos e sempre ao seu alcance, e os reveja de tempos em tempos assim você vai tornando o conhecimento mais automático e fácil de lembrá-lo quando for necessário.
Não deixem de fazer o curso indicado ou outro de sua preferência, para ter maior tranquilidade em sua profissão ou com seus filhos. Confira mais dicas para evitar acidentes e intoxicação com crianças (posts que pode ser enviados para os pais ficarem atentos).
Abraços, Shana Conzatti.