Na educação, principalmente na área da educação infantil, a metodologia com projetos tem grande destaque. Mas você sabe o que é e como fazer um projeto pedagógico? Organizei um texto bem prático para te ajudar.
O que é um projeto pedagógico:
No projeto pedagógico há um tema, um assunto de destaque. O que chamamos do problema a ser resolvido. Este tem início, meio e fim. Durante o ano haverá vários projetos, um precisa ser necessariamente ser ligado ao projeto anterior. Ainda se pode ter dois ou três projetos seguindo simultaneamente, pois alguns projetos são para o ano todo.
Os temas dos projetos podem ser escolhidos pelas crianças (através de uma votação ou da observação do professor de algo que interessa a turma) ou serem escolhido pelo professor com intenção de sanar alguma necessidade da turma (como alimentação saudável).
Após se definir o tema, professor e alunos devem levantar as questões a serem trabalhadas e se engajarem em pesquisar sobre o tema.
Ex.: Projeto Dinossauros. (tema)
Dúvidas das crianças: O que são dinossauros? O que eles comiam? Eles tem penas? (assuntos a serem trabalhados e desenvolvidos)
A partir disso o professor criará estratégias para desenvolver o projeto e ao final será feito uma nova conversa para descobrir o que as crianças aprenderam com o projeto.
Como fazer um projeto pedagógico:
- Título do projeto: pode ser simples referente ao tema ou um nome mais elaborado como a pergunta central do projeto (O que são dinossauros?);
- Dados de identificação: escola, turma, número de alunos;
- Período (duração provável): pode ser alguns dias até meses;
- Justificativa: o que me levou a pensar que aquela turma precisa deste projeto;
- Objetivos: qual o resultado que se quer ter com o projeto nas crianças. Os objetivos podem partir das perguntas feitas pelas crianças (Descobrir o que os dinossauros comem) e/ou organizados pela professora (Identificar os tipos de frutas);
- Metodologia / Desenvolvimento: como acontecerá o projeto, listar as atividades a serem feitas: artes-plásticas (modelagem, pintura), linguagem corporal (teatro, psicomotricidade), musical, literatura, matemática, lúdicas (rodas cantadas, brincadeiras coletivas), linguagem escrita (textos coletivos, carta enigmática);
- Recursos: o que o professor se usará para desenvolver o projeto (filmes, passeios, materiais reciclados, pesquisa na internet…)
- Avaliação e fechamento: atividade de fechamento na qual a turma irá demonstrar o que aprendeu com aquele projeto (apresentação de um teatro, cartazes, um texto, uma exposição…) e como as crianças serão avaliadas (o que se espera de resultado). A avaliação no projeto pode ser a realização de uma atividade ou oral (conferir o que foi aprendido, sempre voltando aos objetivos.) E ver se a criança atingiu os objetivos propostos pelo projeto.
Como registrar um projeto:
O registro das aprendizagem do projeto pode ser feito através de um Portfólio com atividades
desenvolvidas, fotos e relatos de como as crianças agiram, suas perguntas e suas descobertas.
Ficou com dúvida? O texto te ajudou? Deixe seu comentário, ficaremos felizes em ajudar.
Na BNCC pode-se fazer projetos?
Sim, toda a ideia de integração de assuntos e o focar-se no interesse da criança casa perfeitamente com a metodologia de projetos e sequências didáticas. Por isso use, e abuse dessa ferramenta em suas aulas.
Explicação dos passos para montar um projeto pedagógico:
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti