Como organizar provas

Como organizar provas adequadas para as avaliações de aprendizagem?

Mensal, bimestral, trimestral ou semestral cada vez que precisamos criar as provas que iremos entregar aos nossos alunos para avaliar suas aprendizagens é como lidar com um monstro de sete cabeças. Ficamos cheios de dúvidas de como organizar provas adequadas e ás vezes tentamos recorrer à modelos prontos da internet.

Trago para vocês um texto de reflexão sobre a importância de fazermos nossas próprias provas para nossas turmas e também dicas para facilitar essa construção, e tornar as provas mais significativas.

Como organizar provas adequadas e de modo fácil:

  • Reveja seu planejamento diário e semanal, separe quais os conteúdos que serão contemplados na avaliação. Coloque-os em tópicos e anote quantas questões você irá fazer para cada tópico de conteúdo. (por exemplo: separar sílabas – 2 questões, sinônimos, 1 questão). Para facilitar, durante o planejamento, você pode já ir marcando os conteúdos que usará nas provas posteriormente.
  • De acordo com o conteúdo escolhido reveja os exercícios que você passou para seus alunos sobre esse determinado conteúdo. Separe aqueles que melhor a turma compreendeu e se envolveu.
  • Monte as questões da prova usando como base esses exercícios já conhecidos dos seus alunos. Por exemplo, mude as palavras a serem separadas, ou os números dos problemas matemáticos.
  • Faça os enunciados das questões curtos, objetivos e claros. Procure usar palavras comuns a sua turma, aquelas que você costuma usar em sala de aula com eles.
  • Alterne na prova as questões mais densas (que exijam mais concentração e raciocínio) com questões mais “divertidas” (por exemplo, questões com tirinhas de histórias ou que a criança precise representar uma conta com desenhos…).
  • Procure fazer a prova mais enxuta possível, evite várias questões sobre o mesmo assunto. Seja objetivo em qual conhecimento você quer ver se seus alunos compreenderam ou não.

Dicas Extras:

  • Nem todo o conteúdo precisa ser avaliado através de uma prova específica. Você pode ir juntando atividades realizadas durante o ano como avaliação. Quando se faz um ditado ou um trabalho individual, esses não deixam de ser uma avaliação.
  • Acostume seus alunos a responderem os exercícios de sala de aula, primeiramente sozinhos e sem consulta, assim eles já vão testando seus conhecimentos e estarão mais tranquilos quando forem fazer as provas. Depois, corrija coletivamente ou deixe que eles confiram se as respostas dos exercícios estão certos ou não.
  • Ao fazer uma prova, reflita qual o tipo de conhecimentos deseja testar em seus alunos. Para cada objetivo existe um tipo diferente de prova, podem ser provas apenas de marcar a resposta certa ou provas que as crianças precisem escrever com suas próprias palavras.

Por que não pegar modelos prontos de provas?

Primeiramente, apesar de termos parâmetros de bases nacionais a seguir para cada ano escolar, as escolas têm realidades completamente diferentes. Quando um professor entrega aos seus alunos um modelo pronto de prova para aquele nível de ensino, ele corre o risco dos conteúdos ali apresentados não estarem de acordo com o que seus alunos aprenderam. Assim é injusto exigir algo que não foi ensinado.

Modelos prontos têm linguagens adequadas para aquelas crianças para as quais foram feitas as provas. Aumentando a quantidade de erros daqueles não familiarizados com essas, e assim seus alunos podem cometer erros apesar de saberem o conteúdo por não terem compreendido os enunciados ou como a prova está organizada.

Além de, ao se usar modelos prontos, se perder a oportunidade de realmente usar a avaliação para repensar sobre as práticas em sala de aula e rever quais conteúdos devem ser reforçados de modo personalizado para sua turma.

Espero que essas dicas de como organizar provas tenham te orientado na hora de fazer as avaliações para sua turma. E como agir diante dos erros cometidos pelos alunos? Vejam essa reflexão sobre o erro.

Para complementar o assunto, trago dois vídeos muito shows de Juka Souza que ensina de modo rápido como fazer uma planilha de controle de notas e como calcular de modo automático as notas e facilitar nossa vida de professor.

 

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Abraços, Shana Conzatti

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