10 competências gerais

A BNCC (Base Nacional Curricular) baseia-se em 10 competências gerais. Isso significa que toda a educação (Infantil, Fundamental e Médio) devem trabalhar sempre com as competências em foco. Cada atividade planejada deve levar em consideração essas 10 competências, nas quais é esperado que um aluno ao sair no final do período de escolarização tenha adquirido essas competências.

As competências tem relação com o que se espera que aquele aluno se torne como cidadão. Deste modo as competências gerais são amplas e possibilitam uma infinidade de alternativas de como iremos incluí-las no cotidiano escolar.

Quais são e como trabalhar as 10 competências gerais?

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Conceito Básico: Ser capaz de utilizar o conhecimento adquirido em seu cotidiano.

Como trabalhar:

  • Relacionar os conteúdos escolares à questões do cotidiano.
  • Incentivar discussões e pesquisas para resolução de questões sociais e escolares.
  • Proporcionar situações em que o aluno deve argumentar/explicar sobre os mais diversos assuntos.
  • Aproveitar as situações cotidianas de sala de aula para desenvolver o sentido de justiça e inclusão.
  • Propor situações de escolhas (votação ou combinações) sobre aspectos da rotina escolar.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Conceito Básico: Desenvolver o pensamento científico, crítico e criativo.

Como trabalhar:

  • Incentivar trabalhos de pesquisa de assuntos variados.
  • Propor situações de discussão sobre pontos diferentes, após confirmando as resposta em uma fonte segura (artigo científico, enciclopédia, dicionário, livros, wikipédia…)
  • Permitir que os alunos façam questionamentos e vão em busca de suas respostas.
  • Desenvolver problemas lógicos.
  • Produções textuais de opinião sobre diversos assuntos.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Conceito Básico: Repertório Cultural

Como trabalhar:

  • Atividades sobre diversidade e respeito à diferentes culturas.
  • Apresentações e festividades regionais.
  • Música, dança e modos de vida de outras culturas.
  • Pesquisas sobre os povos integrantes da comunidade.
  • Conhecer histórias familiares (sobre ancestralidades).
  • Contos e lendas do folclores Brasileiro, Indígeno, Quilombola….

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Conceito Básico: Comunicar-se em diferentes situações e modos.

Como trabalhar:

  • Situações que envolvam as diferentes linguagens.
  • Defender seu ponto de vista ou explicar algo oralmente, pela escrita, desenho, gráficos…
  • Propor brincadeiras de faz de conta e/ou produção teatral.
  • Desenvolver trabalhos sobre a expressão dos sentimentos.
  • Conhecer os diferentes gêneros textuais.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Conteúdo Básico: Mídias Digitais

Como trabalhar:

  • Propor atividades de pesquisa e escrita através da internet ou programas de computador.
  • Trazer discussões ou conteúdos para dentro da sala de aula com ajuda de vídeos, textos, músicas, jogos, apps presentes no mundo digital.
  • Utilizar as mídias digitais como auxiliar da educação.
  • Propor discussões sobre os usos das mídias e redes sociais.
  • Criar grupos de discussão virtual com a turma ou escola sobre assuntos específicos.
  • Propor atividades em que os alunos devem expressar-se através da tecnologia (tirar fotos, criar sites, criar memes, gravar vídeos…)

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Conceito Básico: Cidadania e Vida.

Como trabalhar:

  • Desenvolver situações em que o aluno precise pensar sobre o quê é cidadania.
  • Atividades e reflexão sobre profissões e como o trabalho influencia os modos de vida.
  • Produções textuais e discussões sobre valores e projetos de vida.
  • Atividades sobre respeito mútuo, gentileza, autonomia.
  • Desenvolver a consciência crítica sobre assuntos diversos.
  • Trabalhar direitos e deveres, responsabilidades.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Conceito Básico: Respeito ao próximo e meio-ambiente

Como trabalhar:

  • Atividades de cuidado com o meio-ambiente (reciclagem, combate á poluição, desperdício da água, respeito aos animais…).
  • Propor discussões, textos, teatros sobre a desigualdade social, propondo soluções.
  • Atividades sobre os marcos dos direitos humanos (discussões e pesquisas).
  • Desenvolver no cotidiano práticas que valorizem a ética e o respeito ao próximo.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Conceito Básico: Conhecer-se e autocuidado.

Como trabalhar:

  • Desenvolver atividades sobre higiene e cuidados pessoais.
  • Proporcionar atividades de autoconhecimento (gráficos de preferências, redações sobre si, história do nome, projetos sobre identidade…)
  • Atividades de bem-estar físico e emocional.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Conceitos Básicos: Empatia e cooperação

Como Trabalhar:

  • Atividades cotidianas de aprendizado de lidar com a frustração (saber esperar sua vez, dialogar diante de conflitos, compartilhar materiais…)
  • Atividades cotidianas de cuidado com o ambiente (não estragar materiais coletivos, ajudar a organizar….)
  • Desenvolver o respeito às diferenças.
  • Atividades e brincadeiras que visem a cooperação entre as pessoas.
  • Desenvolver atividades cotidianas em que os alunos precisem se por no lugar do outro para conseguir resolver problemas.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Conceito Básico: Autonomia responsável.

Como trabalhar:

  • Atividades cotidianas que incentivem as escolhas e autonomia.
  • Discussão sobre responsabilidade (cada um é responsável por seus atos).
  • Estabelecer regras no cotidiano visando que as ações tem reações.
  • Fazer um apanhado das outras competências visando a necessidade de sermos éticos, democráticos, inclusivos…. ao tomarmos decisões.

Trouxe algumas ideias de como trabalhar as competências, colocando-as naturalmente no cotidiano escolar, em projetos ou atividades. Mas existe muitas outras possibilidades de trabalho. Que tal deixar nos comentários mais algumas ideias de trabalho para ajudar outros professores?

 

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Abraços, Shana Conzatti

 

4 Comentários

  1. As explicações sobre as 10 competências foram ótimas.

  2. Adorei o conteúdo, prático e de fácil entendimento…

  3. Sou professora alfabetizadora e gostaria de receber atividades que variada e meu trabalho

    1. Author

      Oi, fique atenta ao nosso site que sempre trazemos novidade. E você pode também inscrever seu e-mail nos formulário no fim dos post para se avisada quando algo novo for postado. Abraços.

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