A cópia e escrita no início do ensino fundamental é um aprendizado que deve ser sistematizado pelo aluno para que aos poucos seja capaz de realizar a cópia do quadro de modo rápido e adequado. Trago algumas atividades e dicas para ajudarmos o aluno nesse processo.
Cópia de textos: EF12LP03 e EF02LP07
OBJETIVOS:
- Trabalhar a habilidade viso-motora de cópia de texto
- Desenvolver agilidade na cópia de textos
- Perceber a estrutura textual conseguindo reproduzi-la
- Ser capaz de ler e escrever diferentes tipos de letras
COMO FAZER:
Material:
- Fichas com textos curtos em letra bastão e letra cursiva
- Palitos dos parágrafos
Desenvolvimento:
1) Diariamente escreva no quadro a data por extenso e pequenas frases de enunciados para que seus alunos copiem do quadro tentando manter a estrutura correta. E ir melhorando a agilidade deles na cópia.
Faça o mesmo com pequenos textos que resumam conteúdos de outras disciplinas ou textos coletivamente produzidos.
Cada criança pode ter um palito com a marcação do parágrafo para ter noção adequada do espaço que deve colocar em cada novo parágrafo (aqui ainda não há a preocupação de a criança compreender exatamente o quê é um parágrafo, mas sim que ao copiar o texto consiga deixar um espaço igual em todos). Ao invés do palito podemos dizer para a criança medir com a régua ou com o dedinho.
2) Traga cartões com textos curtos em letra bastão e outros com letras cursivas (podem ser os mesmos usados para a caixa de leitura). Cada criança pega um cartão e copia o texto após lê-lo. Em momentos diferentes as crianças podem ir pegando outros cartões para copiar, até que elas tenham adquirido a habilidade e comessem a fazer a cópia rapidamente e corretamente e não for mais preciso esse tipo de atividade.
3) Para as crianças fazerem as cópias do texto pode-se usar o caderno de caligrafia, assim eles conseguem também ajustar suas letras cursivas colocando abaixo da linha ou para cima de modo correto. E trabalhamos a escrita da letra cursiva sem ser de um modo maçante.
Aproveite esse caderno de caligrafia para realizar também atividades de interpretação de texto, no qual após copiar o texto, respondam as perguntas sobre o texto. A letra cursiva no caderno de caligrafia deve ser legível e se encaixar de modo correto nas linhas, mas sem exigir perfeição de letra, pois isso faz as crianças perderem toda a vontade pela atividade e o aprendizado. E no fundo a importância da grafia da letra é que seja entendida por qualquer pessoa que a ler e não que seja belamente redonda.
obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Dica extra:
Abraços, Shana Conzatti