Organizei para vocês duas ideias lúdicas para trabalhar com as crianças da Ed. Infantil e também do 1° ano do ensino fundamental os cuidados com os dentes, ou seja a higiene bucal. Além dessas ideias confira os planos de aula completo para duas semanas sobre Higiene Bucal em nosso site Planos de Aulas e Projetos.
Sequências didáticas para os cuidados com os dentes:
Sempre existiu escovas de dentes?
Objetivos da BNCC:
- Ed. Infantil: EI03ET06, EI03EO06
- Fundamental: EF01HI01, EF01HI06
MATERIAL:
- Texto sobre a origem da Escova de dentes (Sugestão, Aqui)
- Cartolina ou papel pardo
- Canetinha
- Caderno e lápis
- Escovas de dentes das crianças ou imagens de escovas
COMO FAZER:
Momento 1: Peça para as crianças observarem as escovas, como cada uma é diferente. Então questione se as pessoas sempre escovaram os dentes dessa forma. Mostre o texto da origem da escova de dentes e as imagens. Deixe que conversem sobre o assunto e tragam questionamentos.
Momento 2: Como tarefa de casa solicite para as crianças conversarem com a família, principalmente avós, para descobrirem se no tempo deles as escovas eram da mesma foram. No interior algumas pessoas usavam sabugo de milho ou mascavam algumas plantas para fazer a higiene bucal. Se na sua turma tiverem várias culturas talvez venham respostas bem diferentes.
Momento 3: Deixe as crianças contarem sobre suas descobertas referentes a higiene bucal antiga, se há alguma curiosidade ou se todos já usavam escovas. Então entregue uma folha de desenho para a criança representar o quê descobriu nessa atividade.
Vamos afastar a cárie?
Objetivos da BNCC:
- Ed. Infantil: EI02CG04, EI02TS02, EI02ET07 – EI03CG04, EI03TS02, EI03ET07
- Fundamental: EF01CI03 – EF15AR23, EF15AR04
MATERIAL:
- Folha branca de desenho
- Folha rosa cortada em forma oval
- Espelho
- Feijões brancos
- Cola e tesoura
- Canetinhas e lápis de cor
- Escova de dentes velha
COMO FAZER:
Momento 1: Leve as crianças para o espelho para que elas olhem como seu rosto fica quando estão com a boca bem aberta como se fossem ao dentista. Aproveite para perguntar quem já foi ao dentista e que queira contar suas experiências. Então entregue a folha branca com a forma oval rosa colada no meio e os desafie a desenharem seus rostos. Explique que a folha rosa é como se fosse a boca deles bem abertas. Relembre todas as partes do rosto se vão desenhar orelhas e como são seus cabelos, olhos e nariz. Depois que desenharem o rosto entregue alguns feijões para eles colarem na boca fazendo os dentes. Deixe que colem como desejarem.
Momento 2: Quando os feijões já tiverem secos manche alguns dos “dentes” com canetinha (não pode ser aquelas permanentes). Diga que os dentes estão sujos e entregue escovas de dentes para eles esfregarem nos feijões e limparem os dentes. Aproveite para falar sobre os movimentos certos que devemos fazer ao escovar. Deixe que brinquem de “sujar” e limpar os dentes quantas vezes quiserem.
Momento 3: Proponha que sujem uma última vez quantos feijões quiserem, então respondam com base nos seus desenhos: Quantos dentes estão sujos e quantos estão limpos e depois o total de dentes que foi colado. Ajude-os a montar a conta na folha e a fazerem a contagem.
Gostaram? Mais ideias de atividades sobre saúde, AQUI.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti