retorno as aulas presenciais

Neste momento de incertezas e angustias com o provável reinício das aulas presenciais trago algumas ideias pedagógicas para uma volta com o máximo de tranquilidade possível nos diferentes níveis de ensino. Já que infelizmente não é apenas uma escolha dos profissionais da educação e muitas vezes nos sobra tentar fazer o melhor com as situações que nos são impostas.

Em primeiro, se faz extremamente importante a escola se organizar para cumprir as normas de saúde vigentes em cada decreto municipal ou estadual. Oferecendo as condições de espaçamento, equipamentos de higiene e proteção para seus funcionários, professores e alunos. No entanto, quando esse grupo de crianças entrar em sala de aula o quê o professor conseguirá propor, sem sair completamente da proposta da BNCC? Tentarei dar algumas dicas que possam ajudar na hora de organizar o planejamento presencial ou híbrido.

Dicas pedagógicas ao retorno das aulas presenciais:

Independente qual seja a faixa etária algumas estratégias são semelhantes à todas as idades (menos os bebês) como:

  • Assim que as crianças iniciarem deixe bem claro a nova rotina e regras, sendo importante a confecção das regras de modo coletivo explicando o motivo destas. Coloque as regras e a nova rotina em um cartaz bastante vivível em sala para ajudar a relembrar. Podemos propor um esquema de estrelas para incentivar ainda mais. Veja como usar de modo adequado esse quadro de incentivo, AQUI.
  • Nesse início será necessário uma readaptação das crianças, então prefira propor atividades lúdicas e, principalmente em projetos sobre emoções e que permitam as crianças falarem sobre seus medos e suas experiências nesses meses todos. Acolha a criança, tudo será novo para ela e você.
  • Estabeleça uma rotina de higiene rígida e organizada (cole-a na parede para relembrar), como lavar as mãos ao chegar e passar gel, quando trocarem de ambientes, antes e após o lanche. Para melhor organizar vá chamando uma criança por vez para fazer a higiene, deixando as outras sentadas em suas mesas realizando alguma atividade como brincadeiras cantadas ou de adivinhas com a outra professora ou supervisionada por um ajudante.
  • Monte caixas com material individual para cada criança (ou pelo menos cada criança daquele dia, no qual será higienizado ao fim do turno). Esta caixa ajudará que as crianças não troquem ou misturem objetos. Coloque materiais básicos como lápis, giz de cera, cola, tesoura, algumas massinhas de modelas, um punhado de peças de jogos de montar, alguns brinquedos e jogos, livros de histórias. Separe os brinquedos da sala conforme o número de alunos em cada dia, para permitir o lúdico.
  • Permita que as crianças tragam seus brinquedos de casa, para momentos de brincadeiras livres (combine com os pais sobre a higiene destes, se vão e voltam na mochila ou fica na escola na caixa individual da criança).
  • Faça marcas no chão com fita crepe ou durex colorido ao redor das mesas para relembrar as crianças a manterem o distanciamento. Sei como isso será difícil, então estabeleça como uma brincadeira ou desafio, quem consegue ficar mais tempo em seu “quadrado” ganha uma estrelinha no caderno.
  • Se permita propor atividades em grupo, no entanto, utilize jogos e brincadeiras que as crianças interajam sem precisarem se aproximar. Infelizmente, nesse momento, teremos que readaptar nossa prática, mas não vamos tornar esse retorno algo tedioso de apenas folhas e cópias no quadro. Algumas ideias de atividades lúdicas nesse momento, AQUI.
  • As crianças estão há muito tempo em um outro ritmo de aprendizagem, então é provável que a rotina tenha que ser mais flexível, com mais pausas e calma do que antes.
  • Provavelmente, as aulas serão presenciais e também remotas, já que alguns alunos estarão em casa. Sendo assim, aproveite os momentos presenciais para brincadeiras de interação e tirar dúvidas de conteúdos de modo mais individualizado.
  • Mantenha as crianças “ocupadas” evitando que circulem pela sala. Combine que quando terminarem as atividades e esperam os colegas terminarem podem brincar com sua caixa individual ou realizar a leitura de algum livrinho da caixa (se tiver biblioteca na escola, separe uns três livros infantis para cada caixa para uma semana de aula).
  • O momento de recreio terá que ser feito por escalas, um momento para cada turma. Façam marcas no chão para cada criança e permita que levem brinquedos para o recreio (carinhos, bonecas, jogos, celulares…) para brincarem livremente, mas sem correria.

Ou seja, as duas principais dicas para tentar manter o distanciamento e o respeito às novas normas será organizar o máximo de materiais individuais e estratégias de incentivo à colaboração das crianças. Envolva a criança nas decisões e regras, explicando a importância destas, para uma maior adesão destas.

Algumas ideias para bebês e crianças bem pequenas:

apoio para bebe no berçarioEssa é a faixa etária mais difícil de manter as normas de distanciamento e higiene. Sempre que possível, façam escalas de modo que tenham o mínimo de crianças em um mesmo ambiente. Uma professora leva duas crianças para o solário, enquanto outra está na sala ou no refeitório…

Apesar de não ser o mais adequado pedagogicamente, organize espaços individuais para os bebês brincar. Os que não engatinham os mantenham em colchonetes ou tapetes individuais, ou monte pequenos espaços usando pneus ou calças decoradas para apoia-os. Já os maiores será preciso espaços bem marcados, como um tapete em cada cantinho que será destinado à uma criança. E mesmo assim, será um desafio que fiquem naquele espaço. Encha cada cantinho com brinquedos, que serão usados durante o turno apenas pela aquela criança. Sendo necessário serem higienizados depois. Quando as crianças irem em direção a outra chame a atenção da criança lhe mostrando um brinquedo do seu cantinho, a distraindo e a convocando-a para uma nova atividade. É mais fácil mudar o foco de interesse dos bebês do que lhes dizer que “não podem tocar o coleguinha”.

Proponha atividades de exploração e interação com objetos em seus cantinhos, infelizmente nesse momento, a interação com o outro será prejudicada. Mas poderá haver interação em momento de música (cantando e fazendo gestos). Tenha atenção para não faltar a afetividade do professor com a criança, seja no tom de voz e no contato com proteção.

Torço para que consigamos fazer o melhor possível, sei como os professores são esforçados. Compartilhem nos comentários que outras estratégias está dando certo em sua sala. Vamos ajudar nossos colegas nesse momento. E não tenham medo de conversar com seus supervisores/diretores, sempre que perceberem que não está funcionando para encontrarem novas estratégias ou apenas terem que voltar ao não presencial. Saúde em primeiro lugar sempre!

Abraços, Shana Conzatti

     Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI

Deixe um comentário: