atividade para diferenciar letras de outros símbolos

Essa sequência didática de alfabetização visa mostrar para nossos alunos a função social da escrita, quando eles percebem que há símbolos que são letras e outros que não. E  para o quê usamos as letras.

 

1. É letra ou não? (EF01LP04)

 

OBJETIVOS:

  • Perceber quando usamos letras
  • Diferenciar letras de outros sinais

 

COMO FAZER:

Material:

  • Fichas com imagens de letras e outros sinais
  • Letras e números móveis

 

Desenvolvimento:

1) Coloque as imagens com as letras e as com os outros sinais ao centro da roda e questione que sinais são estes? Onde eles já viram? Algumas são placas de trânsito? Outras são desenhos? E para que serve as outras (números e letras)? Depois que eles trazerem suas hipóteses proponha que separem os números das letras, ajudando-os quando surgir dúvidas. Se houver um alfabeto ou números na sala oriente que analisem esses cartazes para fazerem a separação.

Com os dois grupos (números e letras) questione para o quê usamos os números, em que lugares eles já os viram? Vá anotando no quadro as falas das crianças. Após faça o mesmo com as letras. Aproveite para acrescentar mais funções das letras e números caso sinta a necessidade, mostrando a importância de ambos em nossa vida prática.

2) Faça com seus alunos atividades, nas quais eles devem recortar e colar as imagens que contenham letras e números no local correto. Essa folha pode também ser colada no caderno como forma de os relembrarem em que situações usamos letras ou números.

3) Espalhe as letras e números móveis pela sala e desafie sua turma pegarem todas as letras e colocarem em uma caixa e todos os números em outra. Pode-se dividir a turma em dois grupos, ganhando o grupo que finalizar primeiro o seu montinho misturado.

4) Como tarefa de casa seus alunos podem procurar lugares/objetos em que encontrem letras e tirar fotos, enviando para o grupo da turma. Ou que representem esses lugares com desenhos (embalagens de comida, propagandas na rua, nome de lojas, nome de ônibus, jornal, livros…)

obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha. 

Ideia extra:

Uma ideia legal para incentivar as crianças a reconhecerem a letra do seu nome:

 

 

apostilas de ensino fundamental 1° ano

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: