Essa sequência didática de alfabetização visa mostrar para nossos alunos a função social da escrita, quando eles percebem que há símbolos que são letras e outros que não. E para o quê usamos as letras.
1. É letra ou não? (EF01LP04)
OBJETIVOS:
- Perceber quando usamos letras
- Diferenciar letras de outros sinais
COMO FAZER:
Material:
- Fichas com imagens de letras e outros sinais
- Letras e números móveis
Desenvolvimento:
1) Coloque as imagens com as letras e as com os outros sinais ao centro da roda e questione que sinais são estes? Onde eles já viram? Algumas são placas de trânsito? Outras são desenhos? E para que serve as outras (números e letras)? Depois que eles trazerem suas hipóteses proponha que separem os números das letras, ajudando-os quando surgir dúvidas. Se houver um alfabeto ou números na sala oriente que analisem esses cartazes para fazerem a separação.
Com os dois grupos (números e letras) questione para o quê usamos os números, em que lugares eles já os viram? Vá anotando no quadro as falas das crianças. Após faça o mesmo com as letras. Aproveite para acrescentar mais funções das letras e números caso sinta a necessidade, mostrando a importância de ambos em nossa vida prática.
2) Faça com seus alunos atividades, nas quais eles devem recortar e colar as imagens que contenham letras e números no local correto. Essa folha pode também ser colada no caderno como forma de os relembrarem em que situações usamos letras ou números.
3) Espalhe as letras e números móveis pela sala e desafie sua turma pegarem todas as letras e colocarem em uma caixa e todos os números em outra. Pode-se dividir a turma em dois grupos, ganhando o grupo que finalizar primeiro o seu montinho misturado.
4) Como tarefa de casa seus alunos podem procurar lugares/objetos em que encontrem letras e tirar fotos, enviando para o grupo da turma. Ou que representem esses lugares com desenhos (embalagens de comida, propagandas na rua, nome de lojas, nome de ônibus, jornal, livros…)
obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.
Ideia extra:
Uma ideia legal para incentivar as crianças a reconhecerem a letra do seu nome:
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti