Experiências com água: Boia ou afunda?

Vamos fazer essa experiência com água para descobrir se um objeto boia ou afunda, e trabalhar diversos conceitos de ciência e matemática. Assim desafiamos nossas crianças a criar hipóteses sobre o mundo ao nosso redor.

Objetivos da BNCC:

Ens. Fundamental: Disciplina Ciências (EF01CI01 e EF02CI01)

Ed. Infantil: ET (EI02ET02, EI02ET04, EI02ET05 e  EI03ET01, EI03ET05)

Está é uma atividade simples de ser feita, desde o maternal até as séries iniciais.  Na qual trabalharemos conceitos:

  • leve/pesado,
  • Mais denso/Menos denso,
  • diferença de densidade de água/ar/pedra…
  • Além de levantar hipóteses sobre quais outros materiais poderiam boiar ou afundar e por quê.
  • Percepções das leis da natureza.

1° Passo:

Reúna objetos que possam ser colocados dentro da água. Também pode ser pedido para que cada aluno traga algo de casa para ser usado durante a experiência. Preencha um pote grande com água, de preferência um pote transparente.

 2° Passo:
Leve o grupo de crianças para um lugar adequado (que não cause transtorno caso respingue água). Um por um coloca um objeto na água, enquanto a professora pergunta ao grupo se o objeto vai boiar ou afundar.
Conforme as crianças se deparam com os resultados elas vão criando hipóteses do porque algumas coisas boiam e outras afundam.
Ouça-as e faça apontamentos para estimular: Se enchermos a garrafa com água ela continuará a boiar? E se colocarmos pedras? Questione seus alunos sobre diferentes situações.

 

boia ou afunda
(atividade feita com pré-escola II por Shana Conzatti)

3° Passo:

Construa com seus alunos um cartaz. Deixe que eles expliquem as hipóteses criadas com a experiência e registre. Ainda no cartaz os pequenos podem desenhar o que afunda ou boia, enquanto os maiores podem fazer uma lista escrita.
 boia ou afunda

4° Passo:

Para o registro da atividade peça que seus alunos representem no caderno suas aprendizagens. Os pequenos podem fazer desenhos e os maiores podem escrever um texto contando as etapas da experiência e quais as hipóteses que foram levantadas.
 boia ou afunda

5° Passo:

Conforme a idade de sua turma, esse passo pode ser ignorado. Para crianças maiores é interessante pedir para elas pesquisarem na internet ou livros escolares por que alguns materiais boiam ou afundam. Sendo um passo para ser concretizado no próximo dia, onde cada criança irá mostrar sua pesquisa. Assim poderá ser feito outro texto coletivo ou no caderno sobre o que foi aprendido. Questionando se o que encontraram era diferente ou semelhante as hipóteses levantadas no dia anterior.
Espero que tenham gostado!

obs.: Veja nossos planos completos em nossa lojinha.

plano de aula sobre o meio ambiente

GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos

BOTÃO EU QUERO

 

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário: