Ao trabalhar as partes das plantas em um projeto de ciência, surgiu na sala o questionamento do que as plantas precisavam para crescerem fortes. E assim, decidimos fazer a experiência claro e escuro para ver na prática o que diziam os livros.
Objetivos da BNCC:
Ens. Fundamental: Disciplina Ciências (EF01CI06 e EF02CI05 e EF04CI05 )
Ed. Infantil: ET (EI02ET02, EI02ET03 e EI03ET02, EI03ET03)
Objetivos da experiência claro e escuro:
— Demonstrar a importância do sol para as plantas;
— Percepção visual;
— Comparação.
Materiais:
— Duas flores ou qualquer planta em vasinhos, tente escolher plantas semelhantes em tamanho; Pode ser feito com sementes de feijão que já começaram a germinar.
— Uma caixa de papelão que caiba o vaso.
Descrição da experiência:
Mostrar as flores e questionar as crianças sobre o que as plantas necessitam para viver. Comentar sobre a importância da água e do sol. Coloque um dos vasos dentro de uma caixa escura e pergunte o que eles acham que vai acontecer. Lembre-se de molhar as duas plantas com frequência.
Depois de uma semana abra a caixa e observe com as crianças se há diferença entre a planta que estava no sol e a de dentro da caixa, se for necessário deixe mais algum tempo. Converse sobre as diferenças: se uma está maior, mais bonitas…
Ao final do experimento convide as crianças a mostrarem com desenho as diferenças vistas.
Variação da Experiência:
- Em vez de deixar a caixa toda escura pode-se fazer uma pequena abertura na lateral da caixa para observar se a planta crescerá em direção ao sol.
- A mesma experiência pode ser realizada para constatar a importância da água, deixando uma planta com e outra sem água.
Gostaram?
Abraços, Shana Conzatti
Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI. |