Ideias de atividade pedagógica usando espelho para desenvolver a educação emocional, na qual a criança expressando emoções vai compreendendo-as e nomeando. Além de trabalhar a produção de escrita de palavras, textos e histórias. Atividade alinhada à BNCC a partir dos 2 anos até o 5° ano do ensino fundamental.
Expressando emoções:
Ed. Infantil: EF (EI01EF06, EI02EF01, EI03EF01)
Fundamental I: Português (EF15LP05, EF15LP12, EF15LP13)
MATERIAL: Espelho, folha de desenho, Canetinha e lápis, Tesoura, Saco escuro
COMO FAZER:
Momento 1: Pergunte para as crianças quais as emoções que lembram, anote aquelas que disserem. Diga para escolherem seis dessas emoções. Deixe que dividam a folha de desenho em seis quadrados e que desenhem uma emoção em cada quadrado. Para esse desenho é importante terem espelhos para analisarem como os rostos ficam em cada emoção.
Momento 2: Peça para as crianças cortarem os quadrados e escreverem os nomes das emoções. Junte todos os desenhos e coloque dentro de um saco. Uma criança por vez pega um desenho de dentro do saco sem mostrar para os colegas e ela deve imitar a emoção para os colegas adivinharem. Quem adivinhar é que vem pegar a próxima ficha.
Momento 3: Sorteie de três a seis desenhos cole com durex no quadro, se repetir as emoções uma depois da outra pegue outro desenho. Desafie teus alunos a criarem uma história seguindo a sequência das emoções colocadas no quadro.
VARIAÇÃO POR SÉRIE:
Para as crianças de Ed. Infantil faça todos os momento de modo oral, e vá ajudando-os a completar os desenhos.
1° e 2° ano: No momento 1 pode-se pedir para dividirem a folha em quatro. Faça o momento 2 como proposto. No momento 3 sorteie as emoções e faça a história de modo coletivo, na qual as crianças vão falando e criando como desejarem. Se precisar vá marcando para as crianças a narrativa com: então, no fim… Depois deixe as crianças copiarem a história criada.
3°, 4° e 5° ano: Faça todos os momentos como propostos. Conforme a série da turma aproveite o momento 3 para cobrar questões gramaticais e ortográficas referentes a cada série como parágrafos, pontuação, concordância (acrescente o código específico ao objetivo que você deseja desenvolver com seus alunos).
OBS.: Os desenhos depois de usados nos momentos propostos as crianças podem recolher os que fizerem para colarem em uma folha grande de desenho e completarem com os corpos e outros elementos (em um momento da disciplina de Artes). Ou colarem no caderno e escreverem o nome da emoção.
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Abraços, Shana Conzatti