fantoches de meias

Fazer fantoches de meias é uma maneira bem legal para usar meias velhas e inventar personagens para contar histórias. Uma atividade adequada para a Ed. Infantil, Ens. Fundamental e também para pais fazerem com seus filhos durante as férias.

Fantoches de meias:

Material:

– Meia (preferência infantil e clara)
– Botões, ou lantejoula, ou olhinhos.
– Tempera e pincel.
– Papel colorido, ou papelão, ou pedaços de caixa de leite.
– Cola quente ou cola para tecido.

Confecção:

Prepare a meia para ser pintada colocando uma tira larga de papel dentro da meia para dar forma e evitar que a tinta cole uma parte na outra. Deixe uma parte da ponta da meia para dentro, para poder fazer a forma da boca do fantoche e facilitar a criança a colocar a mão posteriormente. Permita que as crianças pintem a meia com auxilio de pincel ou com as pontas dos dedos, para crianças menores. Ofereça opções de botões, lantejoulas ou olhinhos para a criança escolher e personalizar seu fantoche. Os cole com auxilio da cola-quente ou cola de tecido, para botões podem ser costurados. Finalize cortando e colando orelhas com o formato desejado.

Meias escuras podem ser usadas caso não haja o desejo de pintar. E meias compridas podem se tornar cobras a serem decoradas com lantejoulas ou outros tecidos. Língua ou dentes podem ser colocados no fantoche. Basta fazê-los com papel e colá-los na dobradura feita para a boca.

Objetivos da BNCC:

Ens. Fundamental: Disciplina Artes (EF15AR04, EF15AR20) e Português (Ef15LP05)

Ed. Infantil: TS (EI01TS02, EI02TS02 e EI03TS02) e EF (EI02EF06 e EI03EF06)

Após a confecção dos fantoches pode-se propor que as crianças brinquem de teatrinhos de fantoches de modo livre com as crianças menores, ou então, peça para os maiores se organizarem em pequenos grupos para criarem histórias que serão apresentadas aos outros.

Gostou desta ideia?

Abraços, Shana Conzatti

Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI

Deixe um comentário: