Nos anos de pré-alfabetização e alfabetização encontramos crianças em diferentes níveis de aquisição da linguagem escrita, por isso torna-se importante realizar um diagnóstico das fases da escrita que cada criança de encontra. Este serve para nos orientar em quais tipos de atividades devemos nos concentrar para melhor o desempenho de nossos alunos.
Fases da escrita:
As fases da escrita no processo de alfabetização foram desenvolvidas por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, a partir da pesquisa realizada pelas autoras que resultou no livro “Psicogênese da Língua Escrita”, por volta dos anos 1980. Na qual partindo do pressuposto da teoria piagetiana – de que todo conhecimento possui uma origem – queriam compreender como as crianças se apropriam da cultura escrita.
Para baixar o texto com as fases da escrita, dicas de atividades e a ficha diagnóstica é só clicar, AQUI.
Atividades adequadas para cada fase da escrita:
Pré-silábico:
Objetivo principal: Ajudar a criança a perceber que a escrita tem relação direta com os sons e letras.
- Proporcionar um ambiente rico de materiais de leitura e escrita, aos quais a criança poça folhear, contar e ouvir histórias e lidar com os diferentes tipos textuais.
- Iniciar o trabalho com o nome da criança, para ela ir percebendo que o nome é formado de letras específicas. (Plano de aula específico para trabalhar com o Nome Próprio, AQUI.)
- Promover atividades vinculando objeto/ figura com a palavra escrita.
- Trabalhar com crachás de nomes, alfabetos e palavras conhecidas para a criança ir percebendo a existência das letras e suas funções. (Plano de aula específico para trabalhar o alfabeto, AQUI.)
- Trabalhar letras iniciais e finais, e contagem do número de letras.
- Trabalhar com rimas para explorar os aspectos sonoros de repetição.
- Trabalhar com atividades de distinção entre letras e números, texto e desenho.
- Estimular a escrita espontânea da criança com brincadeiras, autoditados e imitação da escrita (fazer de conta que escreve).
Silábico:
Objetivo principal: Ajudar a criança a perceber que coisas diferentes devem ser escritas de modo diferente e como é constituída a escrita convencional.
- Trabalhar com a análise sonora sobre as iniciais dos nomes próprios e palavras significativas.
- Construa situações orais coletivas de construção de escritas, na qual as crianças são convocadas a pensarem nas letras que devem usar.
- Faça brincadeiras de contar as sílabas sonoras com palmas ou músicas.
- Faça a classificação das palavras com o mesmo número de sílabas e que iniciam com a mesma letra.
- Faça atividades de completar as palavras com alfabeto móvel ou com a escrita das letras.
- Proponha atividades com gravuras e letras iniciais ou gravuras e palavras.
- Trabalhe com rimas: sons iniciais e sons finais.
- Use o alfabeto móvel todos os dias.
- Use como recurso listas de palavras significativas, montando um dicionário ilustrado com sua turma.
- Proponha análise das frases: conte o número de palavras na frase e dos espaços entre as palavras, o número de letras nas palavras; numero de silabas nas palavras, sílabas inicial e final.
Silábico-Alfabético
Objetivo principal: Compreender que existe uma escrita convencional, um modo de escrever cada palavra para que as outras pessoas possam compreender. Ajudar a criança a compreender a função social da escrita e suas regras básicas.
- Trabalhar diariamente com palavras, sílabas, frases e textos.
- Montar palavras com o alfabeto móvel, organizando-as por sílabas.
- Fazer atividades lúdicas como cartas enigmáticas, adivinhações de palavras por meio de pistas, descobrir a sílaba que falta da palavra.
- Produção de textos coletivos e individuais.
- Propor momentos de reescrita de histórias conhecidas e leituras globais destes.
- Trabalhar a diferenciação entre sílabas, palavras e frases nos textos.
- Perceber as diversas palavras em uma frase: jogos de montar frases com fichas de palavras e separar as palavras de uma frase.
- Produzir histórias em quadrinhos (Plano de aula de alfabetização com Histórias em quadrinhos, AQUI).
Alfabético
Objetivo principal: Ajudar a criança e perceber as regras ortográficas e semânticas da escrita de acordo com seu nível escolar, para escrever cada vez de modo mais correto.
- Trabalhar com produção de textos coletivos e individuais de diferentes gêneros.
- Reescrita de contos, histórias e situações vivenciadas.
- Desenvolver atividades que proponham o pensar sobre as regras do português como fazer reescritas e autocorreções de seus textos.
- Manter e montar um dicionário ilustrado em sala para as crianças tirarem suas dúvidas de escritas.
- Jogos e brincadeiras que reforcem algumas regras ortográficas específicas.
Dica extra para auxiliar na alfabetização:
Abraços, Shana Conzatti
Planos de aulas e e-books com atividades e dicas de alfabetização alinhados à BNCC, AQUI.