Atividade para Educação Infantil de reconhecimentos das expressões faciais usando fichas das emoções que monte para vocês. Salves as fichas e imprima ou mostre em vídeos para seus alunos, ou veja nosso plano de aula completo com 30 fichas diferentes e mais 10 ideias de atividades, CLIQUE AQUI.
Fichas das Emoções para baixar:
Atividade com as fichas das emoções:
Ed. Infantil: TS (EI01TS05, EI02TS05, EI03TS05) EO (EI01EO05, EI02EO02, EI03EO04)
MATERIAL:
- Fichas das emoções
- Prendedores
- Espelho
COMO FAZER:
Momento 1: Sente com as crianças e abra a roda de conversa perguntando se sabem o quê é emoção. Dê exemplos nomeando algumas emoções para estimular que as crianças falem. Deixe que conversem livremente sobre o tema, aproveite para ir ouvindo como as crianças estão se sentindo nesse momento, nas histórias alegres ou tristes que contem. Sendo um momento de acolhimento para todos. Para finalizar essa etapa pode-se colocar uma música ou vídeo infantil que ajude as crianças nos conceitos.
Momento 2: Entregue os prendedores e as fichas das emoções para as crianças colocarem o prendedor no Emoji que representa aquela emoção. Depois que cada criança finalizou sua ficha peça que mostrem para os colegas e digam o nome daquela emoção.
Momento 3: Deixe as crianças se observarem no espelho e tentem livremente imitar as emoções das cartelas em suas mãos, depois vá trocando as cartelas para elas poderem testar novas expressões e também observarem os colegas fazendo o mesmo. Ou vá mostrando algumas fichas para que todos ao mesmo tempo tentem imitar aquela emoção, nomeando-as.
VARIAÇÃO POR NÍVEL:
1°: Bebê até 1 ano e meio faça o momento 1 trazendo diretamente uma música ou história sobre os sentimentos. Se alguma criança se expressar acolha essa tentativa de comunicação. No momento 2 recorte as fichas de modo a deixar apenas as expressões faciais sem os Emojis. Plastifique as fichas. Vá mostrando as ficha com voz lúdica e comentando sobre as imagens: Oh, o nenê está triste. A menina está feliz… Depois os bebês podem pegar as fichas e brincarem com elas, observando e tentando imitar. No momento 3 mostre a imagem e faça aquela expressão de modo exagerado e a nomeie para que as crianças tentem de modo espontâneo imitá-la.
2°: Para as crianças de 1 ano e meio até 6 faça todos os momentos como propostos, apenas leve em consideração a capacidade de oralidade de sua turma para organizar a atividade de modo adequado. Assim para os menores será preciso que o professor faça mais perguntas diretas e, ás vezes, afirmações para ajudar as crianças a compreenderem as imagens. Para os maiores a conversa costuma correr de modo mais livre. Se no momento 2 a turma tiver dificuldade em abrir os prendedores use outra forma de marcação como colocar bolinhas de papel ou mesmo fazer uma marca com canetinha se a ficha estiver plastificada.
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Abraços, Shana Conzatti