Montei algumas fichas das fases da vida para trabalhar com as crianças o ciclo de nascimento, crescimento e envelhecimento de pessoas e animais. Além de serem ótimas para desenvolver a sequência de fatos e outras ideias.
Fichas das fases da vida:
Objetivos gerais: Perceber sequências de acontecimentos (antes/depois), identificar as fases da vida, observar mudanças de cada fase, desenvolvimento oral e da escrita.
Objetivos BNCC:
- Ed. Inantil: EF (EI01EF04, EI01EF07 – EI02EF05, EI02EF06 – EI03EF06) ET (EI02ET03 – EI03ET03)
- Fundamental I: LP (EF15LP05 – EF15LP09) MA (EF01MA09) CI (EF01CI04 – EF02CI04 – EF03CI05)
Fichas para baixar:
(clique na imagem para aumentar então salve em se computador/celular)
Ideias de atividades:
Ed. infantil: Para trabalhar com os bebês mostre as fichas nomeando os animais e pessoas. Então espalhe pelo chão um grupo de fichas por vez para os pequenos irem trazendo as fichas que você pedir: “Onde está o bebê? O papai? O Vovô?”
Já para as crianças a partir de 3 anos entregue as fichas de cada grupo para eles tentarem organizar na sequência crescente (do mais novo para o mais velho) ou ao contrário. Vá perguntando: “depois que o bebê cresce vira criança ou adolescente?” Pode-se pedir para a criança colar em uma folha a sequência correta. Aproveite para incentivar a fala e desafiando a a criança a contar uma história usando as fichas como fantoches ao colá-las em um palito.
Fundamental: Alem de trabalhar o nome das fases da vida e pedir para as crianças colocarem em ordem, peça que escrevam um pequeno texto inventando uma história usando as fichas. Ou que façam listas de coisas que podemos ou não fazer em cada fase da vida. Por exemplo, os bebês podem brincar com chocalho, mas não podem subir uma escada sozinho….
Em grupo (ou vídeo) peça para as crianças contarem o quê conseguem fazer (na fase de vida em que estão) e comparem com coisas que ainda não podem fazer e coisas que não podiam fazer quando bebê e agora podem. Aproveite as fichas para trabalhar o aumentativo e diminutivo pedindo para as crianças escreverem ou falarem conforme a ficha que pegam.
Mostre a ficha do cachorro e a da galinha e questione como esses animais nascem: se da barriga da mãe ou de ovo? Aproveitando para observar as diferenças dos ciclos de vida dos mamíferos e aves. Continue o assunto trazendo os ciclos da borboleta e do sapo que são bem diferentes, fichas AQUI.
Espero que tenham gostado das fichas.
Abraços, Shana Conzatti
Confira nossos planos de aulas, jogos pedagógicos e e-books com atividades desde o berçário até o 5° ano do Ensino Fundamental alinhados à BNCC, AQUI. |