Algumas ideias, alinhadas a BNCC, para trabalhar com as crianças a função social do número, ou seja, para quê serve o número. E ajudar nossos alunos a perceberem que podemos usar em nosso cotidiano para contar, identificar, mostrar peso, tamanhos, entre tantas outras coisas. Esse conceito inicial é importante para que posteriormente a criança compreenda que há unidades de medidas para cada uso do número conforme seu contexto.
Para quê serve o número?: EF01MA01
Obs: É interessante fazer essa atividade após ter realizado, com seus alunos, a aula de português com o código EF01LP04. Dessa forma as crianças já tem a compreensão da diferença do número e da letra, percebendo quando usamos um o outro.
OBJETIVOS:
- Identificar as funções sociais do número
- Reconhecer os números e seus usos no cotidiano
COMO FAZER:
Material:
- Fichas: usos dos números
Desenvolvimento:
1) Questione seu alunos qual a importância da existência dos números? Em que situações eles recordam da necessidade de utilizarmos os números? Vá anotando no quadro os exemplos trazidos pelas crianças.
Após mostre as fichas com as funções dos números, e vá questionando no que aquele número nos ajuda ou representa no cotidiano. Por exemplo: Os números na balança nos dizem o quê? Qual a importância do CEP? Ou dos números de identidade/CPF/cartão do banco? Por que usamos códigos de barra nos produtos?
Deixe que conversem sobre e troquem informações enquanto refletem e percebem quanto os números estão presentes constantemente em nosso cotidiano.
2) Cole as fichas no quadro e diga para seus alunos perceberem se alguns números de modo geral possuem a mesma função. Instigue-os com questionamentos como: Alguns usamos para contar? Outros, como o número dos documentos, quais seus objetivos? E os números em uma lista de afazeres?
Vá levando a discussão para que percebam que podemos usar os números para contar, como identificação, como forma de nos ajudar na localização, para marcar uma característica (peso, altura, distância, comprimento)…
Para eles perceberem quais números são para qual função oriente que pintem as fichas com cores diferentes, agrupando conforme a função semelhante.
Se desejar faça um texto coletivo pequeno para que copiem no caderno sobre as funções mais básicas dos números em nosso cotidiano.
Dica extra de jogos matemáticos para envolver as crianças no processo de aprendizagem:
obs.: Essa atividade faz parte da apostila bimestral do 1° ano de nossa lojinha.
GOSTOU? Veja o material completo na nossa lojinha: Planos de Aula e Projetos |
Abraços, Shana Conzatti