Lemos livrinhos infantis e fazemos contação de histórias de diversas formas na Ed. Infantil, mas ás vezes esquecemos que podemos usar as histórias clássicas ou as novas para desenvolver outras atividades e aprimorar outras habilidades. Desse modo trago algumas ideias legais (que fazem parte do e-book Gênero Textuais) de como podemos usar esse recurso em nossa sala de aula desde o berçário até a pré-escola.
Ideias para trabalhar historinhas infantis:
1) Recontar Histórias:
Objetivos BNCC: EI01EF04, EI01EF05, EI02EF03, EI02EF06, EI02EF08, EI03EF05, EI03EF08
O ato de recontar histórias além de desenvolver a oralidade, memória e noção temporal também ajuda na autoestima da criança, que ao conseguir recontar uma história já conhecida se sente orgulhosa.
Podemos incentivar desde os bebês nessa prática ao contarmos uma história já conhecida e estimular que eles lembrem gestos e sons participando desse modo da recontagem ao seu modo.
Para as crianças maiores o ato de recontar é também o de relembrar. Assim podemos trabalhar com o simples fato de pedir para crianças contarem histórias já conhecidas para seus colegas, ou em vídeos para serem compartilhados com pais e outras crianças.
Esse reconto pode ser apenas oral ou acompanhado de algum recurso usado anteriormente pelo adulto, ou mesmo criados pelas crianças como fantoches, dedoches, entre outros. Outra forma é as crianças contarem a história através de desenhos ou escrita espontânea.
Aos maiores podemos propor que recontem a história fazendo pequenas modificações. Por exemplo, como seria a história de o lobo fosse bonzinho? Desse modo estimulando a criatividade e raciocínio das crianças ao pensarem novas possibilidades para uma história já conhecida.
Aqui além de recontar uma mesma história podemos trazer para nossos alunos releituras ou histórias atualizadas com uma nova escrita que pode ser mais moderna ou mesmo em poesia, e ver se eles reconhecem como sendo a mesma história. Deixe que apontem as diferenças e semelhanças e até qual história gostaram mais.
Uma atividade legal é confeccionar com seus alunos bonecos (de meia, TNT ou feltro) no qual eles irão decorar como se fosse uma miniatura deles. Usarão o boneco para recontar as histórias como se fosse um boneco de ventríloquo, ou seja, o “boneco” que conta a história sentado no colo da criança. Isso ajuda crianças mais tímidas a se expressarem.
2) Fábrica de história:
Objetivos da BNCC: EI02EF01, EI02EF06, EI03EF01, EI03EF06
Chamamos de fábrica de histórias recursos lúdicos que ajudem as crianças a iniciarem ou darem continuidade à criação de histórias. Usando materiais simples e diversificados podemos desenvolver a criatividade, oralidade, memória, percepção de sequência temporal e outros conhecimentos.
Para montar a fábrica de histórias pode-se criar cestos com bonecos e brinquedos diversos (como bichinhos, panelinhas, carinhos). Ou com materiais de uso cotidiano como pentes, colheres, tecidos.. Outra forma é usando fichas com diferentes imagens que podem ser apenas os personagens ou mesmo uma cena inteira (como um parquinho cheio de crianças). O professor pode oferecer outros suportes com imagens coladas ou desenhadas como um conjunto de pedrinhas lisas, fichas dentro de uma lata, ou coladas em um círculo (como um relógio com ponteiro) no qual a criança irá girar para descobrir qual a imagem a ser usada. Também pode-se ter caixas/latas com dedoches ou pequenos fantoches variados.
Uma forma de trabalhar com a criação de histórias coletivas é cada criança ir pegando um objeto para completar a história. Ou seja, o professor pega um dos objetos e inicia uma história, a próxima criança deve pegar um objeto e incluí-lo na história de algum modo. E assim vai se conduzindo a história (que pode ficar meio maluca e divertida) com o auxílio do professor.
Ou apenas entregue os recursos e deixe seus alunos criarem histórias pegando aqueles objetos/figuras que desejarem conforme inventam a história. Também pode-se entregar dois ou três objetos/imagens e pedir que criem uma historinha que contenha aqueles objetos.
Uma ideia para estimular seus alunos a criarem histórias é trazer sentenças absurdas para eles pensarem e tentarem criarem uma história diante desta. Por exemplo, perguntas como: O quê você faria se acordasse e tivesse virado um cachorro? O coelho da Páscoa perdeu os chocolates?
3) Títulos das histórias:
Objetivos BNCC: EI02EF03, EI02EF04, EI03EF07, EI03EF08, EI03EF09
Aproveite para desenvolver um trabalho mais detalhado em cima dos títulos das histórias apresentadas à seus alunos. Monte o título com desenhos que represente o nome da história e deixe as crianças tentarem descobrir qual é o nome da história que será lida para eles.
Podemos fazer o contrário, após ler uma história para sua turma proponha que “escrevam” o título. Eles podem fazer isso com desenhos ou mesmo fazendo uma escrita espontânea.
Outra ideia é montar o título com desenhos que sua turma reconheça, mas cubra alguns dos desenhos, para eles tentarem adivinhar qual é aquela história apenas com algumas pistas. Depois mostre o título completo para as crianças confirmarem se acertaram.
Também se pode montar com as crianças os títulos das histórias lidas com objetos. Após ouvirem uma história, proponha que busquem objetos que possam ajudar a montar o título: como uma boneca e um cachorrinho de pelúcia para representar: Chapeuzinho vermelho e o lobo mau. Essa ideia pode ser uma proposta para ser realizada em casa, na qual os pais enviarão uma foto ao grupo virtual da turma.
4) Palavras ou imagens:
Objetivos da BNCC: EI01EF03, EI01EF04, EI02EF03, EI02EF04, EI02EF05, EI02EF06, EI03EF05, EI03EF07, EI03EF08
Organize várias imagens que tenham relação com histórias infantis já conhecidas para se desenvolver várias ideias pedagógicas. Uma das ideias é montar uma caixa de histórias, colocando as imagens, assim quando a criança retira uma imagem ela deve contar aos colegas a história que aquela imagem representa. Dessa forma estimula a criança a recontar as histórias do modo que recordam, além de ser interessante para diminuir a vergonha de falar.
Para os bebês antes de iniciar uma história pode-se mostrar a imagem referente a essa história e fazer questionamentos como: Qual será a história que tem o lobo? Vamos ouvir a história? E fazer gestos referentes a história como assoprar ou fazer a voz grossa do lobo para inserir os bebês no faz de conta.
Essa caixa de histórias pode ser usada para a escolha da história a serem contadas em momentos específicos da rotina. Deixe a criança pegar uma imagem, e dessa forma, o professor conta aquela história para a turma, mesmo que as crianças já a conheçam. Para as crianças a repetição de histórias os ajuda a irem percebendo a sequência narrativa (início, meio e fim).
Uma brincadeira legal, para fazer quando estamos aguardando algo com nossas crianças, é mostrar uma imagem ou dizer uma palavra e a criança que souber deve contar uma história já conhecida representada por aquela palavra ou imagem.
Separe várias imagens que representem uma mesma história (como: lobo, casinha, porquinhos…) mostre todas para as crianças e peça que separem as imagens conforme a história que representam. Por exemplo, colocar as imagens da Branca de Neve em um montinho e as dos Três porquinhos em outro montinho. Trabalhando noção de classificação e percepção do que pertence ou não. (EI02ET05 – EI03ET05)
Essas imagens podem também servir para que as crianças separem os personagens de uma determinada história, desenhando aqueles que não estão nas imagens.
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Abraços, Shana Conzatti